Infodemia e desinformação no contexto da pandemia da Covid-19: reflexões à luz da noção de competência em informação | Ponto de Acesso, v. 16, n. 2, 2022 | 2022 - Brapci
Ponto de Acesso, v. 16, n. 2, 2022

Infodemia e desinformação no contexto da pandemia da Covid-19: reflexões à luz da noção de competência em informação

Infodemic and disinformation in the context of the Covid-19 pandemic: reflections in the light of the notion of information literacy

Resumo: Este artigo busca refletir sobre a situação informacional da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, pautada em revisão de literatura, bibliográfica e documental. Abordamos a questão da infodemia (excesso de informações, algumas precisas e outras não), a desinformação (uma informação falsa ou imprecisa cuja intenção deliberada é enganar) e a desinfodemia (surge como uma desinformação em meio à pandemia, a partir da deslegitimação da produção do conhecimento) e, à luz das questões interdisciplinares da Ciência da Informação, identificar qual o papel da CI dentro desse contexto de crise informacional que afeta o mundo todo. Apontamos a competência em informação e a competência crítica como parte de novos horizontes de pesquisa da Ciência da Informação para o enfrentamento das questões informacionais da pandemia da COVID-19.
Palavras-chave: Infodemic Ciência da informação Pandemia da covid-19 Desinformação Competência em informação Infodemia Ciência da infomação Competencia en información Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Abstract: This article seeks to reflect on the informational situation of the COVID-19 pandemic. This is an exploratory research, based on a literature, bibliographic and documental review. We address the issue of infodemics (excess of information, some accurate and others not), disinformation (false or inaccurate information whose deliberate intention is to deceive) and disinfodemics (appears as disinformation in the midst of the pandemic, from the delegitimization of production knowledge) and, in the light of the interdisciplinary issues of Information Science, identify the role of IC within this context of informational crisis that affects the whole world. We point to information competence and critical competence as part of new research horizons in Information Science to face the informational issues of the COVID-19 pandemic.
Keywords: Information science Covid-19 pandemic Disinformation Information literacy Infodemia Infodemic Society
Mots clés:


MAZZETO, A. C. E.; SOUZA, E. G. Infodemia e desinformação no contexto da pandemia da covid-19: reflexões à luz da noção de competência em informação. Ponto de Acesso, v. 16, n. 2, 2022.
MAZZETO ACEM; SOUZA EGS. Infodemia e desinformação no contexto da pandemia da covid-19: reflexões à luz da noção de competência em informação. Ponto de acesso. 2022;16(2).
MAZZETO, A. C. E., & SOUZA, E. G. (2022). Infodemia e desinformação no contexto da pandemia da covid-19: reflexões à luz da noção de competência em informação. Ponto de acesso; 16(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2022-12-02: 210520
hasAuthorAna Carla Epitácio Mazzeto: (200537)
hasAuthorElisabete Gonçalves Souza: (116316)
hasFileStorage_repository/00/21/05/40/work_00210540#00000.pdf: (212757)
hasPageEnd23: 1101
hasPageStart2: 958
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectInfodemic: 157192
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectPandemia da covid-19: 200539
hasSubjectDesinformação: 199406
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectInfodemia: 245648
hasSubjectCiência da infomação: 174
hasSubjectCompetencia en información: 1342
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
wasPublicationInDate2022-12-02: (261697)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseHTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0: (232768)
isPartOfSourcePonto de acesso: 733
hasIssueOfISSUE:JNL:00055-2022-16-2: 210518
hasAbstractEste artigo busca refletir sobre a situação informacional da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, pautada em revisão de literatura, bibliográfica e documental. Abordamos a questão da infodemia (excesso de informações, algumas precisas e outras não), a desinformação (uma informação falsa ou imprecisa cuja intenção deliberada é enganar) e a desinfodemia (surge como uma desinformação em meio à pandemia, a partir da deslegitimação da produção do conhecimento) e, à luz das questões interdisciplinares da Ciência da Informação, identificar qual o papel da CI dentro desse contexto de crise informacional que afeta o mundo todo. Apontamos a competência em informação e a competência crítica como parte de novos horizontes de pesquisa da Ciência da Informação para o enfrentamento das questões informacionais da pandemia da COVID-19.: 0
hasIDoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/49151
hasRegisterIdhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/49151: 0
hasRegisterId10.9771/rpa.v16i2.49151: 0
hasSourcePontodeAcesso; v. 16 n. 2 (2022); 2-23: 0
hasSource1981-6766: 0
hasTitleInfodemia e desinformação no contexto da pandemia da Covid-19: reflexões à luz da noção de competência em informação: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/49151
hasUrlhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/49151/27937
prefLabelOai:ojs.periodicos.ufba.br:article/49151#00055: 0
hasDOI10.9771/rpa.v16i2.49151
Classe: Article