Hegemony and engagement in the context of mediatization and platformization
[Liinc em Revista; Vol. 18 No. 2 (2022): The Role of Algorithms and Digital Platforms on Sociopolitical Contexts; e6066]
Hegemonia e engajamento em contexto de midiatização e plataformização

Hegemony and engagement in the context of mediatization and platformization

Resumo: A relação entre hegemonia e engajamento se engendra em diferentes níveis, tanto na teoria como na práxis. São conceitos que não se reduzem ao comunicacional, mas que possuem nesta esfera um nível fundamental para suas concretizações. O objetivo deste artigo é compreender as relações entre os conceitos de engajamento e hegemonia em contexto de midiatização e plataformização. Como objetivos específicos, buscamos demonstrar as formas como a comunicação estrutura e é estruturada pela hegemonia, os desafios para a hegemonia popular, as implicações dos processos de midiatização e de plataformização aos processos hegemônicos e às lutas contra-hegemônicas. Metodologicamente, adotamos com centralidade a teoria crítica e utilizamos o método dialético. A forma ensaio caracteriza nosso método de escrita

Palavras-chave: Hegemonia Popular. Engajamento. Midiatização. Plataformização.



Abstract: The relationship between hegemony and engagement is engendered at different levels, both in theory and in praxis. These are concepts that cannot be reduced to communication, but which have a fundamental level in this sphere for their realization. The objective of this article is to understand the relationships between the concepts of engagement and hegemony in the context of mediatization and platformization. As specific objectives, we seek to demonstrate the ways in which communication structures and is structured by hegemony, the challenges for popular hegemony, the implications of mediatization and platformization processes for hegemonic processes and counter-hegemonic struggles. Methodologically, we centrally adopted critical theory and used the dialectical method. The essay form characterizes our writing method

Keywords: Hegemony. Popular Hegemony. Engagement. Mediatization. Platformzation.



Como citar
BASTOS, P. N. Hegemonia e engajamento em contexto de midiatização e plataformização. , . DOI: 10.18617/liinc.v18i2.6066 Acesso em: 07 dez. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorHegemonia e engajamento em contexto de midiatização e plataformização
BASTOS, Pablo Nabarrete
Liinc em revista, , . () (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/6066 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v18i2.6066 (pt-BR) 3
TitleHegemonia e engajamento em contexto de midiatização e plataformização (pt-BR) 3
TitleHegemony and engagement in the context of mediatization and platformization (en) 3
PublishedLiinc em revista, v. 18, 2022. (pt-BR) 2
AuthorBASTOS, Pablo Nabarrete (pt-BR) 1
Access Linkhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/6066/5721 (pt-BR) 3
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2022-11-30 (pt-BR) 1
hasAbstractA relação entre hegemonia e engajamento se engendra em diferentes níveis, tanto na teoria como na práxis. São conceitos que não se reduzem ao comunicacional, mas que possuem nesta esfera um nível fundamental para suas concretizações. O objetivo deste artigo é compreender as relações entre os conceitos de engajamento e hegemonia em contexto de midiatização e plataformização. Como objetivos específicos, buscamos demonstrar as formas como a comunicação estrutura e é estruturada pela hegemonia, os desafios para a hegemonia popular, as implicações dos processos de midiatização e de plataformização aos processos hegemônicos e às lutas contra-hegemônicas. Metodologicamente, adotamos com centralidade a teoria crítica e utilizamos o método dialético. A forma ensaio caracteriza nosso método de escrita (pt-BR) 3
hasAbstractThe relationship between hegemony and engagement is engendered at different levels, both in theory and in praxis. These are concepts that cannot be reduced to communication, but which have a fundamental level in this sphere for their realization. The objective of this article is to understand the relationships between the concepts of engagement and hegemony in the context of mediatization and platformization. As specific objectives, we seek to demonstrate the ways in which communication structures and is structured by hegemony, the challenges for popular hegemony, the implications of mediatization and platformization processes for hegemonic processes and counter-hegemonic struggles. Methodologically, we centrally adopted critical theory and used the dialectical method. The essay form characterizes our writing method (en) 3
hasFileStorage_repository/708/2023/01/oai_ojs_revista_ibict_br_article_6066#00051.pdf () 1
hasIdHegemonia e engajamento em contexto de midiatização e plataformização
BASTOS, Pablo Nabarrete
Liinc em revista, , . () () 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 18 No. 2 (2022): The Role of Algorithms and Digital Platforms on Sociopolitical Contexts; e6066 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; v. 18 n. 2 (2022): O papel dos algoritmos e das plataformas digitais em contextos sociopolíticos; e6066 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 18 Núm. 2 (2022): El papel de los algoritmos y las plataformas digitales en contextos sociopolíticos; e6066 (es-ES) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaHegemonia Popular (pt-BR) 1
ThemaEngajamento (pt-BR) 1
ThemaMidiatização (pt-BR) 1
ThemaPlataformização (pt-BR) 1
ThemaHegemonía (es-ES) 1
ThemaHegemony (en) 1
ThemaPopular Hegemony (en) 1
ThemaEngagement (en) 1
ThemaMediatization (en) 1
ThemaPlatformzation (en) 1