Os reflexos pandêmicos no ensino ofertado pela rede pública de maceió/al: políticas públicas e dignidade sob as perspectivas de Habermas | Logeion: filosofia da informação, v. 9, n. , 2022 | 2022 - Brapci
Logeion: filosofia da informação, v. 9, n. , 2022

Os reflexos pandêmicos no ensino ofertado pela rede pública de maceió/al: políticas públicas e dignidade sob as perspectivas de Habermas

The pandemic reflections on the education offered by the public network of maceió/al: public policies and dignity from the perspectives of Habermas

Resumo: A escola revela-se como instituição de emancipação, descentralizada e mais democrática, apta a efetivar os direitos fundamentais violados, em especial, o de acesso à educação, direito fundamental.a suspensão das aulas da rede pública de educação foi uma das inúmeras consequencias da pandemia do covid 19 para crianças e jovens em idade escolar. após dois anos de isolamento social, ainda é possível constatar que algumas unidades de ensino do município de maceió/alagoas sequer iniciaram o ano letivo, noutras, observa-se que o retorno às aulas embora tenha iniciado, ainda ocorre de maneira lenta.nesse sentido, para habermas a esfera pública deve servir como um fórum importante para onde discussões e debates de questões sociais relevantes devem ser trazidas à luz por indivíduos e coletividades, inclusive por aqueles que eventualmente sintam-se excluídos. o presente artigo tem por finalidade a abordagem da educação formal num contexto pós-pandemia e contribui para as reflexões acerca dos desafios enfrentados pelos educadores ao lidar com as atuais exigências que versam sobre a recomposição e a aceleração do ensino-aprendizagem, tendo que nivelar o ensino para todos os alunos, sem muitas vezes, a devida orientação para lidar com as necessidades tão diversas e individuais que esse público atravessa e no qual não se tem um diagnóstico para uma condiação especial, como por exemplo, o autismo ou se o atraso apresentado pelo estudante no decorrer do seu processo de escolarização caracteriza-se de fato pelo cenário pandemico vivenciado.
Palavras-chave: Habermas Haberma Escola Direito Covid Direitos
Abstract: The school reveals itself as an institution of emancipation, decentralized and more democratic, able to implement the violated fundamental rights, in particular, access to education, a fundamental right. Covid 19 pandemic for school age children and youth. After two years of social isolation, it is still possible to see that some teaching units in the municipality of Maceió/Alagoas have not even started the school year, in others, it is observed that the return to school, although it has started, still occurs slowly. , for Habermas, the public sphere should serve as an important forum where discussions and debates on relevant social issues should be brought to light by individuals and collectivities, including those who eventually feel excluded. The purpose of this article is to approach formal education in a post-pandemic context and contribute to reflections on the challenges faced by educators in dealing with the current requirements that deal with the recomposition and acceleration of teaching-learning, having to level the teaching for all students, often without proper guidance to deal with the very diverse and individual needs that this public goes through and in which there is no diagnosis for a special condition, such as autism or if the delay presented by the student in the course of their schooling process is in fact characterized by the pandemic scenario experienced.
Keywords: School Covid Rights Habermas News
Palabras clave: Haberma
Mots clés:


MENEZES, A. A.; et al.. Os reflexos pandêmicos no ensino ofertado pela rede pública de maceió/al: políticas públicas e dignidade sob as perspectivas de habermas. Logeion: filosofia da informação, v. 9, n., 2022.
MENEZES AAM; et al.. Os reflexos pandêmicos no ensino ofertado pela rede pública de maceió/al: políticas públicas e dignidade sob as perspectivas de habermas. Logeion: filosofia da informação. 2022;9().
MENEZES, A. A., SILVA, A. T. P., CARDOSO, M. V. L. N., & MENEZES, A. A. (2022). Os reflexos pandêmicos no ensino ofertado pela rede pública de maceió/al: políticas públicas e dignidade sob as perspectivas de habermas. Logeion: filosofia da informação; 9().
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