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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2022-12-15: 210663 |
hasAuthor | Adrielly Benigno de Moura: (211062) |
hasAuthor | Francisco Ribeiro dos Santos Júnior: (211063) |
hasAuthor | Edna Gusmão de Góes Brennand: (4273) |
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hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Violência escolar: 211060 |
hasSubject | Racionalidade comunicativa: 211061 |
hasSubject | Unesco: 260948 |
wasPublicationInDate | 2022-12-15: (232810) |
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isPartOfSource | Logeion: filosofia da informação: 709 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00052-2022-9-: 202333 |
hasAbstract | Compreender a violência na sociedade contemporânea requer o mapeamento dos fatores geradores de atos violentos bem como sua prevenção por meio de políticas públicas e de processos educacionais. Este artigo traz algumas reflexões sobre a racionalidade comunicativa e a violência escolar no contexto da crescente exclusão social e a crise de horizontes utópicos para a construção da educação e da formação de sujeitos de direitos. A abordagem metodológica está ancorada na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), do documento ‘Violência escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial’, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). São analisadas as pretensões de validade das informações e dos dados considerados relevantes por meio da elaboração de dois eixos principais para analisar a violência escolar apresentada no relatório: a) definições e amparos legais; b) impactos e principais desafios sobre a violência escolar e o bullying. Nessa perspectiva, recorreremos à Racionalidade Comunicativa, ponto central da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, para refletir sobre os achados e saber quais as bases consideradas relevantes para se construir uma educação para a paz alicerçada no diálogo e no entendimento.: 0 |
hasID | oai:ojs.revista.ibict.br:article/6179 |
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hasRegisterId | 10.21728/logeion.2022v9nesp.p292-307: 0 |
hasSource | Logeion: Filosofia da Informação; Vol. 9 (2022): Edição Especial - Anais do XVIII Colóquio Habermas e IX Colóquio de Filosofia da Informação; 292-307: 0 |
hasSource | Logeion: Filosofia da Informação; v. 9 (2022): Edição Especial - Anais do XVIII Colóquio Habermas e IX Colóquio de Filosofia da Informação; 292-307: 0 |
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hasTitle | Violência escolar e racionalidade comunicativa: reflexões sobre a busca de uma educação pela paz: 0 |
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prefLabel | Oai:ojs.revista.ibict.br:article/6179#00052: 0 |
hasDOI | 10.21728/logeion.2022v9nesp.p292-307 |