Violência escolar e racionalidade comunicativa: reflexões sobre a busca de uma educação pela paz | Logeion: filosofia da informação, v. 9, n. , 2022 | 2022 - Brapci
Logeion: filosofia da informação, v. 9, n. , 2022

Violência escolar e racionalidade comunicativa: reflexões sobre a busca de uma educação pela paz

School violence and communicative rationality: reflections on the search for an education for peace

Resumo: Compreender a violência na sociedade contemporânea requer o mapeamento dos fatores geradores de atos violentos bem como sua prevenção por meio de políticas públicas e de processos educacionais. Este artigo traz algumas reflexões sobre a racionalidade comunicativa e a violência escolar no contexto da crescente exclusão social e a crise de horizontes utópicos para a construção da educação e da formação de sujeitos de direitos. A abordagem metodológica está ancorada na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), do documento ‘Violência escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial’, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). São analisadas as pretensões de validade das informações e dos dados considerados relevantes por meio da elaboração de dois eixos principais para analisar a violência escolar apresentada no relatório: a) definições e amparos legais; b) impactos e principais desafios sobre a violência escolar e o bullying. Nessa perspectiva, recorreremos à Racionalidade Comunicativa, ponto central da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, para refletir sobre os achados e saber quais as bases consideradas relevantes para se construir uma educação para a paz alicerçada no diálogo e no entendimento.
Palavras-chave: Violência escolar Racionalidade comunicativa Unesco
Abstract: Understanding violence in contemporary society requires mapping the factors that generate violent acts, as well as their prevention through public policies and educational processes. This article presents some reflections on communicative rationality and school violence in the context of growing social exclusion and the crisis of utopian horizons for the construction of education and the formation of subjects with rights. The methodological approach is anchored in the perspective of content analysis by Laurence Bardin (2016), of the document ´School violence and bullying: report on the world situation´, published by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). The pretensions of validity of the information and data considered relevant are analyzed through the elaboration of two main axes to analyze the school violence presented in the report: a) definitions and legal protections; b) impacts and main challenges on school violence and bullying. From this perspective, we will resort to Communicative Rationality, the central point of Jürgen Habermas´s Theory of Communicative Action, to reflect on the findings and find out what bases are considered relevant to build an education for peace based on dialogue and understanding.
Keywords: School violence Communicative rationality Unesco
Palabras clave:
Mots clés:


MOURA, A. B.; SANTOS JUNIOR, F. R.; BRENNAND, E. G. G. Violência escolar e racionalidade comunicativa: reflexões sobre a busca de uma educação pela paz. Logeion: filosofia da informação, v. 9, n., 2022.
MOURA ABM; SANTOS JUNIOR FRS; BRENNAND EGGB. Violência escolar e racionalidade comunicativa: reflexões sobre a busca de uma educação pela paz. Logeion: filosofia da informação. 2022;9().
MOURA, A. B., SANTOS JUNIOR, F. R., & BRENNAND, E. G. G. (2022). Violência escolar e racionalidade comunicativa: reflexões sobre a busca de uma educação pela paz. Logeion: filosofia da informação; 9().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2022-12-15: 210663
hasAuthorAdrielly Benigno de Moura: (211062)
hasAuthorFrancisco Ribeiro dos Santos Júnior: (211063)
hasAuthorEdna Gusmão de Góes Brennand: (4273)
hasFileStorage_repository/00/21/10/57/work_00211057#00000.pdf: (212646)
hasPageEnd307: 9520
hasPageStart292: 3473
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectViolência escolar: 211060
hasSubjectRacionalidade comunicativa: 211061
hasSubjectUnesco: 260948
wasPublicationInDate2022-12-15: (232810)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC-SA/4.0: (245839)
isPartOfSourceLogeion: filosofia da informação: 709
hasIssueOfISSUE:JNL:00052-2022-9-: 202333
hasAbstractCompreender a violência na sociedade contemporânea requer o mapeamento dos fatores geradores de atos violentos bem como sua prevenção por meio de políticas públicas e de processos educacionais. Este artigo traz algumas reflexões sobre a racionalidade comunicativa e a violência escolar no contexto da crescente exclusão social e a crise de horizontes utópicos para a construção da educação e da formação de sujeitos de direitos. A abordagem metodológica está ancorada na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), do documento ‘Violência escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial’, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). São analisadas as pretensões de validade das informações e dos dados considerados relevantes por meio da elaboração de dois eixos principais para analisar a violência escolar apresentada no relatório: a) definições e amparos legais; b) impactos e principais desafios sobre a violência escolar e o bullying. Nessa perspectiva, recorreremos à Racionalidade Comunicativa, ponto central da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, para refletir sobre os achados e saber quais as bases consideradas relevantes para se construir uma educação para a paz alicerçada no diálogo e no entendimento.: 0
hasIDoai:ojs.revista.ibict.br:article/6179
hasRegisterIdhttps://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6179: 0
hasRegisterId10.21728/logeion.2022v9nesp.p292-307: 0
hasSourceLogeion: Filosofia da Informação; Vol. 9 (2022): Edição Especial - Anais do XVIII Colóquio Habermas e IX Colóquio de Filosofia da Informação; 292-307: 0
hasSourceLogeion: Filosofia da Informação; v. 9 (2022): Edição Especial - Anais do XVIII Colóquio Habermas e IX Colóquio de Filosofia da Informação; 292-307: 0
hasSource2358-7806: 0
hasTitleViolência escolar e racionalidade comunicativa: reflexões sobre a busca de uma educação pela paz: 0
hasUrlhttps://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6179
hasUrlhttps://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6179/5753
hasUrlhttps://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6179/5782
prefLabelOai:ojs.revista.ibict.br:article/6179#00052: 0
hasDOI10.21728/logeion.2022v9nesp.p292-307
Classe: Article