Legibilidade de revistas eletrônicas de divulgação científica | Ciência da Informação, v. 32, n. 3, 2003 | 2003 - Brapci
Ciência da Informação, v. 32, n. 3, 2003

Legibilidade de revistas eletrônicas de divulgação científica

Resumo: Examina a utilização que fazem revistas de divulgação científica das tecnologias hipermídia. Em uma série de dois estudos, analisamos a argumentação e as condições de legibilidade de um conjunto de textos e hipertextos de seis revistas internacionais e avaliamos a compreensão de um hipertexto de divulgação científica através de um estudo experimental de leitura. Os resultados mostram que as revistas não levam em conta recomendações da pesquisa em ergonomia da hipermídia e que os hipertextos podem induzir mudanças de argumentação. Nosso estudo experimental mostrou efeitos significativos de redução da compreensão e de aumento da percepção carga cognitiva na condição de leitura do hipertexto. Concluimos que o a legibilidade das revistas eletrônicas de divulgação científica é, no estado atual da arte, insatisfatória, mas pode ser melhorada, caso as revistas sigam critérios oriundos da pesquisa experimental sobre o tema. Os resultados desta pesquisa podem orientar conceptores de revistas de divulgação científica em suas decisões sobre a elaboração de versões online.
Palavras-chave: Comunicação Ciência da informação Revista de divulgação científica Tecnologia hipermídia Hipertexto
Mots clés:


MACEDO-ROUET, M. Legibilidade de revistas eletrônicas de divulgação científica. Ciência da Informação, v. 32, n. 3, 2003.
MACEDO-ROUET MM. Legibilidade de revistas eletrônicas de divulgação científica. Ciência da informação. 2003;32(3).
MACEDO-ROUET, M. (2003). Legibilidade de revistas eletrônicas de divulgação científica. Ciência da informação; 32(3).
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hasAbstractExamina a utilização que fazem revistas de divulgação científica das tecnologias hipermídia. Em uma série de dois estudos, analisamos a argumentação e as condições de legibilidade de um conjunto de textos e hipertextos de seis revistas internacionais e avaliamos a compreensão de um hipertexto de divulgação científica através de um estudo experimental de leitura. Os resultados mostram que as revistas não levam em conta recomendações da pesquisa em ergonomia da hipermídia e que os hipertextos podem induzir mudanças de argumentação. Nosso estudo experimental mostrou efeitos significativos de redução da compreensão e de aumento da percepção carga cognitiva na condição de leitura do hipertexto. Concluimos que o a legibilidade das revistas eletrônicas de divulgação científica é, no estado atual da arte, insatisfatória, mas pode ser melhorada, caso as revistas sigam critérios oriundos da pesquisa experimental sobre o tema. Os resultados desta pesquisa podem orientar conceptores de revistas de divulgação científica em suas decisões sobre a elaboração de versões online.: 0
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Classe: Article