A competência em informação para o ensino universitário | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, n. 2, 2021 | 2021 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, n. 2, 2021

A competência em informação para o ensino universitário

Resumo: Ao propor o desenvolvimento de sujeitos com pensamentos críticos e transformadores da sociedade, pode-se inter-relacionar atuações do campo da educação e da competência em informação. Porém, existe um paradigma dentro das universidades em sentido contrário a esta finalidade, que apresenta um processo de ensino que visa apenas a reprodução do conhecimento. Neste contexto, a problemática da pesquisa é compreender como as bases epistemológicas das pesquisas em competência em informação apresentam as inter-relações entre Ciência da Informação e Ciência da Educação. Para tanto, esta pesquisa objetiva analisar os levantamentos bibliográficos de pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil, sobre competência em informação no ensino universitário. Como procedimentos metodológicos foram adotados o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo por meio de categorias estabelecidas a posteriori. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se o papel protagonista da competência em informação, no ensino universitário, para uma formação reflexiva e ativa, importante para uma mudança cultural e para uma formação centrada no discente.
Palavras-chave: Competência em informação Formação universitária Ciência da informação Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Mots clés:


ALMEIDA, A. L.; DAMIAN, I. P. M. A competência em informação para o ensino universitário. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, n. 2, 2021.
ALMEIDA ALA; DAMIAN IPMD. A competência em informação para o ensino universitário. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2021;17(2).
ALMEIDA, A. L., & DAMIAN, I. P. M. (2021). A competência em informação para o ensino universitário. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 17(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2021-07-27: 162351
hasAuthorArielle Lopes de Almeida: (33801)
hasAuthorIeda Pelogia Martins Damian: (2985)
hasFileStorage_repository/00/21/65/77/work_00216577#00000.pdf: (223607)
hasPageEnd21: 2452
hasPageStart1: 696
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectFormação universitária: 286717
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
wasPublicationInDate2021-07-27: (237447)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC/4.0: (245907)
isPartOfSourceRevista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060
hasIssueOfISSUE:JNL:00001-2021-17-2: 216560
hasAbstractAo propor o desenvolvimento de sujeitos com pensamentos críticos e transformadores da sociedade, pode-se inter-relacionar atuações do campo da educação e da competência em informação. Porém, existe um paradigma dentro das universidades em sentido contrário a esta finalidade, que apresenta um processo de ensino que visa apenas a reprodução do conhecimento. Neste contexto, a problemática da pesquisa é compreender como as bases epistemológicas das pesquisas em competência em informação apresentam as inter-relações entre Ciência da Informação e Ciência da Educação. Para tanto, esta pesquisa objetiva analisar os levantamentos bibliográficos de pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil, sobre competência em informação no ensino universitário. Como procedimentos metodológicos foram adotados o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo por meio de categorias estabelecidas a posteriori. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se o papel protagonista da competência em informação, no ensino universitário, para uma formação reflexiva e ativa, importante para uma mudança cultural e para uma formação centrada no discente.: 0
hasIDoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1622
hasRegisterIdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622: 0
hasSource1980-6949
hasSource0100-0691
hasTitleA competência em informação para o ensino universitário: 0
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622/1268
prefLabelOai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1622#00001: 0
Classe: Article