Protagonismo no ensino de competência em informação no amazonas | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, n. 2, 2021 | 2021 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, n. 2, 2021

Protagonismo no ensino de competência em informação no amazonas

Resumo: Relata como sucedeu o protagonismo local na criação, desenvolvimento e percurso da disciplina Competência em Informação Instrumental no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Revela como os discentes se envolveram e se engajaram com os conteúdos e recursos informacionais e ferramentas digitais que auxiliaram o processo de ensino e aprendizagem direcionados à temática: Competência em Informação, focada no modo instrumental e técnico para acesso, avaliação e uso da informação, bem como, da interação com os recursos informacionais automatizados disponibilizados pela biblioteca universitária. Além disto, demonstra os procedimentos metodológicos adotados na disciplina e, posteriormente, da metodologia adotada na pesquisa de opinião com os discentes sobre a oferta e desenvolvimento da disciplina e dos aspectos envolvidos como conteúdos abordados, formato e autoavaliação dos alunos. Nos resultados, apresenta a apuração das percepções dos discentes sobre a disciplina oriundas da pesquisa de opinião, da qual foi requisitada pelos professores aos alunos para que respondessem atentando para o “duplo olhar” sobre tudo o que foi apresentado na disciplina. Esse “duplo olhar” se referiu à uma análise dos alunos para que pudessem discernir suas percepções entre o “olhar do profissional” e o “olhar do usuário” aos conhecimentos e informações disponibilizadas na disciplina.
Palavras-chave: Competência em informação Competência em informação instrumental Protagonismo local Ensino superior Ferramenta para ensino Ferramentas para ensino Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Mots clés:


BORGES, V. J.; SIQUEIRA, T. G. S. Protagonismo no ensino de competência em informação no amazonas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, n. 2, 2021.
BORGES VJB; SIQUEIRA TGSS. Protagonismo no ensino de competência em informação no amazonas. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2021;17(2).
BORGES, V. J., & SIQUEIRA, T. G. S. (2021). Protagonismo no ensino de competência em informação no amazonas. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 17(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
hasAuthorVanusa Jardim Borges: (162514)
hasAuthorThiago Giordano de Souza Siqueira: (15318)
dateOfAvailability2021-07-27: 162351
hasFileStorage_repository/0/2023/05/oai_ojs_rbbd_febab_org_br_article_1624#00001.pdf: (223605)
hasPageEnd17: 2001
hasPageStart1: 696
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectCompetência em informação instrumental: 162511
hasSubjectProtagonismo local: 162512
hasSubjectEnsino superior: 248246
hasSubjectFerramenta para ensino: 162513
hasSubjectFerramentas para ensino: 266707
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
wasPublicationInDate2021-07-27: (237447)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC/4.0: (245907)
isPartOfSourceRevista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060
hasIssueOfISSUE:JNL:1:2021-17-2: (352642)
hasIDoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1624
hasRegisterIdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624: 0
hasSource1980-6949
hasSource0100-0691
hasTitleProtagonismo no ensino de competência em informação no amazonas: 0
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624/1300
prefLabelOai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1624#00001: 0
hasAbstractRelata como sucedeu o protagonismo local na criação, desenvolvimento e percurso da disciplina Competência em Informação Instrumental no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Revela como os discentes se envolveram e se engajaram com os conteúdos e recursos informacionais e ferramentas digitais que auxiliaram o processo de ensino e aprendizagem direcionados à temática: Competência em Informação, focada no modo instrumental e técnico para acesso, avaliação e uso da informação, bem como, da interação com os recursos informacionais automatizados disponibilizados pela biblioteca universitária. Além disto, demonstra os procedimentos metodológicos adotados na disciplina e, posteriormente, da metodologia adotada na pesquisa de opinião com os discentes sobre a oferta e desenvolvimento da disciplina e dos aspectos envolvidos como conteúdos abordados, formato e autoavaliação dos alunos. Nos resultados, apresenta a apuração das percepções dos discentes sobre a disciplina oriundas da pesquisa de opinião, da qual foi requisitada pelos professores aos alunos para que respondessem atentando para o “duplo olhar” sobre tudo o que foi apresentado na disciplina. Esse “duplo olhar” se referiu à uma análise dos alunos para que pudessem discernir suas percepções entre o “olhar do profissional” e o “olhar do usuário” aos conhecimentos e informações disponibilizadas na disciplina.: 0
Classe: Article