Archival literacy: estreitando as relações entre da competência em informação com a arquivologia | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, n. 2, 2021 | 2021 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, n. 2, 2021

Archival literacy: estreitando as relações entre da competência em informação com a arquivologia

Resumo: A expressão Archival Literacy pode ser literalmente traduzida como Competência Arquivística, termo que ainda não esta consolidado no cenário arquivístico brasileiro e que tem sido considerada uma vertente da Information Literacy. Este artigo, objetivou mapear a produção acadêmico-científico em torno da temática Archival Literacy no cenário internacional visando compreender o seu estado da arte. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de uma Revisão Bibliográfica Sistemática, seguindo o modelo RBS Roadmap, aplicada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Library & Information Science Abstracts, na Web of Science e na Biblioteca do Conhecimento Online no período de outubro de 2020 a março de 2021. A partir da análise dos dados obtidos na Revisão Bibliográfica Sistemática foi possível observar a existência de novas áreas de conhecimentos que compõem e estreitam a relação entre a Competência em Informação e a Arquivologia (Domain Knowledge, Artifactual Literacy e Archival Intelligence), o que representa um campo fértil para o desenvolvimento de novas pesquisas e que necessita maior dedicação dos arquivistas pesquisadores para o preenchimento destas lacunas inexploradas no contexto brasileiro.
Palavras-chave: Competência em informação Competência arquivística Arquivologia Revisão bibliográfica sistemática Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia Archival literacy
Mots clés:


SANTOS, F. C. A.; FURTADO, R. L. Archival literacy: estreitando as relações entre da competência em informação com a arquivologia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, n. 2, 2021.
SANTOS FCAS; FURTADO RLF. Archival literacy: estreitando as relações entre da competência em informação com a arquivologia. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2021;17(2).
SANTOS, F. C. A., & FURTADO, R. L. (2021). Archival literacy: estreitando as relações entre da competência em informação com a arquivologia. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 17(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
hasAuthorFelipe César Almeida dos Santos: (140449)
hasAuthorRenata Lira Furtado: (10417)
dateOfAvailability2021-07-27: 162351
hasFileStorage_repository/0/2023/05/oai_ojs_rbbd_febab_org_br_article_1647#00001.pdf: (223587)
hasPageEnd18: 1507
hasPageStart1: 696
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectCompetência arquivística: 129677
hasSubjectArquivologia: 233973
hasSubjectRevisão bibliográfica sistemática: 317916
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
hasSubjectArchival literacy: 354045
wasPublicationInDate2021-07-27: (237447)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC/4.0: (245907)
isPartOfSourceRevista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060
hasIssueOfISSUE:JNL:1:2021-17-2: (352642)
hasAbstractA expressão Archival Literacy pode ser literalmente traduzida como Competência Arquivística, termo que ainda não esta consolidado no cenário arquivístico brasileiro e que tem sido considerada uma vertente da Information Literacy. Este artigo, objetivou mapear a produção acadêmico-científico em torno da temática Archival Literacy no cenário internacional visando compreender o seu estado da arte. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de uma Revisão Bibliográfica Sistemática, seguindo o modelo RBS Roadmap, aplicada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Library & Information Science Abstracts, na Web of Science e na Biblioteca do Conhecimento Online no período de outubro de 2020 a março de 2021. A partir da análise dos dados obtidos na Revisão Bibliográfica Sistemática foi possível observar a existência de novas áreas de conhecimentos que compõem e estreitam a relação entre a Competência em Informação e a Arquivologia (Domain Knowledge, Artifactual Literacy e Archival Intelligence), o que representa um campo fértil para o desenvolvimento de novas pesquisas e que necessita maior dedicação dos arquivistas pesquisadores para o preenchimento destas lacunas inexploradas no contexto brasileiro.: 0
hasIDoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1647
hasRegisterIdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1647: 0
hasSource1980-6949
hasSource0100-0691
hasTitleArchival literacy: estreitando as relações entre da competência em informação com a arquivologia: 0
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1647
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1647/1273
prefLabelOai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1647#00001: 0
Classe: Article