Indicadores estratégicos em ciência e tecnologia: refletindo a sua prática como dispositivo de inclusão/exclusão | Transinformação, v. 15, n. esp, 2003 | 2003 - Brapci
Transinformação, v. 15, n. esp, 2003

Indicadores estratégicos em ciência e tecnologia: refletindo a sua prática como dispositivo de inclusão/exclusão

Science and technology strategic indicators: reflecting their practice as a means of inclusion/exclusion

Resumo: A ciência, enquanto atividade, é uma construção social complexa que requer ousadia e altos investimentos. Não é neutra, nem extemporânea; grassa na concentração do seu labor, o que, em conseqüência, favorece o monopólio econômico dos seus resultados. Elitiza-se, materializa-se no efeito São Mateus: a quem tem, mais lhe será dado. Portanto, boas intenções e contradições requerem reflexões, questionamentos, discussões, crítica e massa crítica. Tal é a área de concentração da “Ciência das Ciências”, contemplada neste trabalho.
Palavras-chave: Bibliometria Produção científica Cientometria Ciência da ciência Ciência das ciências
Abstract: Science, as an activity, is a complex social construction, requiring boldness and high investments. It is neither neutral, nor extemporaneous; it expands itself in the concentration of labor put on it; consequently, it favors the economical monopoly of its results. It becomes elitist and materializes itself in what may becalled the Saint Mathews effect: To those who have, more will be given. Good intentions and contradictions require reflection, questioning, discussion, criticism and critical mass. Such is the area of concentration of the “Sciences’ science”, the subject of this paper.
Keywords: Scientific production The science of sciences Bibliometric Scientometric
Mots clés:


SANTOS, R. N. M. Indicadores estratégicos em ciência e tecnologia: refletindo a sua prática como dispositivo de inclusão/exclusão. Transinformação, v. 15, n. esp, 2003.
SANTOS RNMS. Indicadores estratégicos em ciência e tecnologia: refletindo a sua prática como dispositivo de inclusão/exclusão. Transinformação. 2003;15(esp).
SANTOS, R. N. M. (2003). Indicadores estratégicos em ciência e tecnologia: refletindo a sua prática como dispositivo de inclusão/exclusão. Transinformação; 15(esp).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
hasAuthorRaimundo Nonato Macedo dos Santos: (6876)
hasSubjectBibliometria: 69579
hasSubjectProdução científica: 261508
hasSubjectCientometria: 199141
hasSubjectCiência da ciência: 270344
hasSubjectCiência das ciências: 115608
dateOfAvailability2022-07-21: 198949
hasFileStorage_repository/00/21/75/45/work_00217545#00000.pdf: (221828)
hasPageEnd12: 2054
hasPageStart1: 696
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2022-07-21: (274469)
wasPublicationInDate2003-11-25: (309227)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
hasIssueOfISSUE:JNL:27:2003-15-0: (232170)
isPartOfSourceTransinformação: 442
hasAbstractA ciência, enquanto atividade, é uma construção social complexa que requer ousadia e altos investimentos. Não é neutra, nem extemporânea; grassa na concentração do seu labor, o que, em conseqüência, favorece o monopólio econômico dos seus resultados. Elitiza-se, materializa-se no efeito São Mateus: a quem tem, mais lhe será dado. Portanto, boas intenções e contradições requerem reflexões, questionamentos, discussões, crítica e massa crítica. Tal é a área de concentração da “Ciência das Ciências”, contemplada neste trabalho.: 0
hasIDoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6421
hasRegisterIdhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6421: 0
hasSource2318-0889
hasSource0103-3786
hasTitleIndicadores estratégicos em ciência e tecnologia: refletindo a sua prática como dispositivo de inclusão/exclusão: 0
hasUrlhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6421
hasUrlhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6421/4102
prefLabelOai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6421#00027: 0
Classe: Article