A competência em informação e os desafios para a sua democratização
[Logeion: Filosofia da Informação; Vol. 9 No. 2 (2023); 144-156]
Artigo
A competência em informação e os desafios para a sua democratização

Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da educação para a informação em diferentes contextos e etapas da vida humana, com vistas à consolidação da aplicação prática e democratização da competência em informação na sociedade brasileira, que, ainda, carece de atenção e novos esforços. Apoiadas na literatura da Ciências da Informação e áreas afins, a exemplo de Kuhlthau (2001), ACRL(2016), Belluzzo (2017), Dudziak (2005, 2016), Pereira e Alcará (2020), Menze (1981) e Le Boterf (2000, 1982), as reflexões apresentadas apontam que, considerando a igualdade de oportunidades educacionais para todos, a educação para a competência em informação precisa ser ofertada em instituições educativas, culturais e sociais, responsáveis pela promoção da educação relativa à formação dos indivíduos. Esta ainda não possibilita a todas as pessoas a oportunidade de acesso à educação para a informação na etapa da vida e contexto social em que se encontram, o que constitui um exemplo de uma realidade social injusta; que nega um direito humano básico.

Palavras-chave: Competência em Informação. Educação. Biblioteca.



Abstract: This work aims to reflect on the importance of information education in different contexts and stages of human life, with a view to consolidating the practical application and democratization of information literacy in Brazilian society, which still lacks attention and new efforts. Supported by the literature of Information Sciences and related areas, such as Kuhlthau (2001), ACRL(2016), Belluzzo (2017), Dudziak (2005, 2016), Pereira e Alcará (2020), Menze (1981) and Le Boterf (2000, 1982), the reflections presented point out that, considering the equality of educational opportunities for all, education for information literacy needs to be offered in educational, cultural and social institutions, responsible for promoting education related to the formation of individuals. This still does not provide all people with the opportunity to access education for information at the stage of life and social context in which they find themselves, which constitutes an example of an unjust social reality; that denies a basic human right.

Keywords: Information Literacy. Education. Libraries.



Como citar
ALMEIDA, M. G. G. A competência em informação e os desafios para a sua democratização. , p. 144-156, . DOI: 10.21728/logeion.2023v9n2.p144-156 Acesso em: 07 dez. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorA competência em informação e os desafios para a sua democratização
ALMEIDA, Maria da Graça Gomes
Logeion: filosofia da informação, , p. 144-156, . (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6226 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.21728/logeion.2023v9n2.p144-156 (pt-BR) 3
TitleA competência em informação e os desafios para a sua democratização (pt-BR) 3
PublishedLogeion: filosofia da informação, v. 9, 2023. (pt-BR) 2
AuthorALMEIDA, Maria da Graça Gomes (pt-BR) 1
Access Linkhttps://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6226/5823 (pt-BR) 3
Access Linkhttps://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6226/5824 (pt-BR) 3
Nome da PulicaçãoLogeion: filosofia da informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2023-03-08 (NaN) 1
hasAbstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da educação para a informação em diferentes contextos e etapas da vida humana, com vistas à consolidação da aplicação prática e democratização da competência em informação na sociedade brasileira, que, ainda, carece de atenção e novos esforços. Apoiadas na literatura da Ciências da Informação e áreas afins, a exemplo de Kuhlthau (2001), ACRL(2016), Belluzzo (2017), Dudziak (2005, 2016), Pereira e Alcará (2020), Menze (1981) e Le Boterf (2000, 1982), as reflexões apresentadas apontam que, considerando a igualdade de oportunidades educacionais para todos, a educação para a competência em informação precisa ser ofertada em instituições educativas, culturais e sociais, responsáveis pela promoção da educação relativa à formação dos indivíduos. Esta ainda não possibilita a todas as pessoas a oportunidade de acesso à educação para a informação na etapa da vida e contexto social em que se encontram, o que constitui um exemplo de uma realidade social injusta; que nega um direito humano básico. (pt-BR) 3
hasAbstractThis work aims to reflect on the importance of information education in different contexts and stages of human life, with a view to consolidating the practical application and democratization of information literacy in Brazilian society, which still lacks attention and new efforts. Supported by the literature of Information Sciences and related areas, such as Kuhlthau (2001), ACRL(2016), Belluzzo (2017), Dudziak (2005, 2016), Pereira e Alcará (2020), Menze (1981) and Le Boterf (2000, 1982), the reflections presented point out that, considering the equality of educational opportunities for all, education for information literacy needs to be offered in educational, cultural and social institutions, responsible for promoting education related to the formation of individuals. This still does not provide all people with the opportunity to access education for information at the stage of life and social context in which they find themselves, which constitutes an example of an unjust social reality; that denies a basic human right. (en) 3
hasFileStorage_repository/709/2023/04/oai_ojs_revista_ibict_br_article_6226#00052.htm () 1
hasIdA competência em informação e os desafios para a sua democratização
ALMEIDA, Maria da Graça Gomes
Logeion: filosofia da informação, , p. 144-156, . (Artigo) () 3
hasPageEnd156 (pt-BR) 1
hasPageStart144 (pt-BR) 1
SourceLogeion: Filosofia da Informação; Vol. 9 No. 2 (2023); 144-156 (pt-BR) 3
SourceLogeion: Filosofia da Informação; v. 9 n. 2 (2023); 144-156 (pt-BR) 3
Source2358-7806 (pt-BR) 3
ThemaCompetência em Informação (pt-BR) 1
ThemaEducação (pt-BR) 1
ThemaBiblioteca (pt-BR) 1
ThemaInformation Literacy (en) 1
ThemaEducation (en) 1
ThemaLibraries (en) 1