Políticas educacionais | Revista Folha de Rosto, v. 8, n. 3, 2022 | 2022 - Brapci
Revista Folha de Rosto, v. 8, n. 3, 2022

Políticas educacionais

Resumo: O presente artigo é um convite a reflexão por meio da dialética de estudos críticos, a superação do ideário neoliberal da necessidade de corte nos gastos públicos com educação em detrimento da crise e ajuste fiscal no Estado brasileiro. O objetivo foi apresentar de que forma as políticas educacionais amenizam as desigualdades originadas no mercado e, por conseguinte fortalece o movimento de formação de consenso contra hegemônico para resistir as investidas neoliberais. A abordagem metodológica praticada neste estudo foi a revisão de literatura, tendo como fonte de pesquisa a plataforma de Periódicos da CAPES, assim como, a base ERIC, na qual realizamos uma revisão descritiva e uma avaliação crítica da literatura. Os resultados desta pesquisa revelam que não deveríamos ignorar nem reduzir a intencionalidade quanto as questões relativas à natureza ética e política das escolas, assim como, precisamos encarar os benefícios da efetividade das políticas públicas como algo que transcende os interesses de uma minoria elitista. Portanto, a necessidade imanente é de encontrar formas de aumentar o volume de recursos destinados à educação pública.
Palavras-chave: Política educacional Desigualdade social Equidade Efetividade da política educacional Políticas educacionais Desigualdades sociais Efetividade das políticas educacionais
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


CASSIANO, G.; et al.. Políticas educacionais. Revista Folha de Rosto, v. 8, n. 3, 2022.
CASSIANO GC; et al.. Políticas educacionais. Revista folha de rosto. 2022;8(3).
CASSIANO, G., CASSIANO, M. E. S. C., CAVALCANTE, E. J., & PEREIRA, I. P. (2022). Políticas educacionais. Revista folha de rosto; 8(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2023-03-09: (218079)
hasAuthorGlauber Cassiano: (135241)
hasAuthorMorgana Erika da Silva Cunha Cassiano: (218659)
hasAuthorEmanuela de Jesus Cavalcante: (218660)
hasAuthorIngride de Paula Pereira: (218661)
hasFileStorage_repository/00/21/86/57/work_00218657#00000.pdf: (221675)
hasPageEnd170: 1876
hasPageStart155: 1180
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectPolítica educacional: 63323
hasSubjectDesigualdade social: 7074
hasSubjectEquidade: 276688
hasSubjectEfetividade da política educacional: 218658
hasSubjectPolíticas educacionais: 182098
hasSubjectDesigualdades sociais: 246533
hasSubjectEfetividade das políticas educacionais: 279756
wasPublicationInDate2023-03-09: (218079)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC-ND/4.0: (248592)
isPartOfSourceRevista folha de rosto: 554
hasIssueOfISSUE:JNL:00035-2022-8-3: 218624
hasAbstractO presente artigo é um convite a reflexão por meio da dialética de estudos críticos, a superação do ideário neoliberal da necessidade de corte nos gastos públicos com educação em detrimento da crise e ajuste fiscal no Estado brasileiro. O objetivo foi apresentar de que forma as políticas educacionais amenizam as desigualdades originadas no mercado e, por conseguinte fortalece o movimento de formação de consenso contra hegemônico para resistir as investidas neoliberais. A abordagem metodológica praticada neste estudo foi a revisão de literatura, tendo como fonte de pesquisa a plataforma de Periódicos da CAPES, assim como, a base ERIC, na qual realizamos uma revisão descritiva e uma avaliação crítica da literatura. Os resultados desta pesquisa revelam que não deveríamos ignorar nem reduzir a intencionalidade quanto as questões relativas à natureza ética e política das escolas, assim como, precisamos encarar os benefícios da efetividade das políticas públicas como algo que transcende os interesses de uma minoria elitista. Portanto, a necessidade imanente é de encontrar formas de aumentar o volume de recursos destinados à educação pública.: 0
hasIDoai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/1007
hasRegisterId//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1007: 0
hasRegisterId10.56837/fr.2022.v8.n3.1007: 0
hasSourceFolha de Rosto; v. 8 n. 3 (2022); 155-170: 0
hasSource2447-0120: 0
hasTitlePolíticas educacionais: 0
hasUrl//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1007/702: 0
prefLabeloai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/1007#00035: 0
hasDOI1007
hasDOI10.56837/fr.2022.v8.n3.1007
hasDOI1007/702
Classe: Article