Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2023-03-09: (218079) |
hasAuthor | Glauber Cassiano: (135241) |
hasAuthor | Morgana Erika da Silva Cunha Cassiano: (218659) |
hasAuthor | Emanuela de Jesus Cavalcante: (218660) |
hasAuthor | Ingride de Paula Pereira: (218661) |
hasFileStorage | _repository/00/21/86/57/work_00218657#00000.pdf: (221675) |
hasPageEnd | 170: 1876 |
hasPageStart | 155: 1180 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Política educacional: 63323 |
hasSubject | Desigualdade social: 7074 |
hasSubject | Equidade: 276688 |
hasSubject | Efetividade da política educacional: 218658 |
hasSubject | Políticas educacionais: 182098 |
hasSubject | Desigualdades sociais: 246533 |
hasSubject | Efetividade das políticas educacionais: 279756 |
wasPublicationInDate | 2023-03-09: (218079) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | Copyright (c): (232755) |
hasLicense | BY-NC-ND/4.0: (248592) |
isPartOfSource | Revista folha de rosto: 554 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00035-2022-8-3: 218624 |
hasAbstract | O presente artigo é um convite a reflexão por meio da dialética de estudos críticos, a superação do ideário neoliberal da necessidade de corte nos gastos públicos com educação em detrimento da crise e ajuste fiscal no Estado brasileiro. O objetivo foi apresentar de que forma as políticas educacionais amenizam as desigualdades originadas no mercado e, por conseguinte fortalece o movimento de formação de consenso contra hegemônico para resistir as investidas neoliberais. A abordagem metodológica praticada neste estudo foi a revisão de literatura, tendo como fonte de pesquisa a plataforma de Periódicos da CAPES, assim como, a base ERIC, na qual realizamos uma revisão descritiva e uma avaliação crítica da literatura. Os resultados desta pesquisa revelam que não deveríamos ignorar nem reduzir a intencionalidade quanto as questões relativas à natureza ética e política das escolas, assim como, precisamos encarar os benefícios da efetividade das políticas públicas como algo que transcende os interesses de uma minoria elitista. Portanto, a necessidade imanente é de encontrar formas de aumentar o volume de recursos destinados à educação pública.: 0 |
hasID | oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/1007 |
hasRegisterId | //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1007: 0 |
hasRegisterId | 10.56837/fr.2022.v8.n3.1007: 0 |
hasSource | Folha de Rosto; v. 8 n. 3 (2022); 155-170: 0 |
hasSource | 2447-0120: 0 |
hasTitle | Políticas educacionais: 0 |
hasUrl | //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1007/702: 0 |
prefLabel | oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/1007#00035: 0 |
hasDOI | 1007 |
hasDOI | 10.56837/fr.2022.v8.n3.1007 |
hasDOI | 1007/702 |