Escolarização, capital cultural e competência em informação: reflexões acerca do envolvimento da tríade no desenvolvimento social dos sujeitos | Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 14, n. 3, 2019 | 2019 - Brapci
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 14, n. 3, 2019

Escolarização, capital cultural e competência em informação: reflexões acerca do envolvimento da tríade no desenvolvimento social dos sujeitos

Resumo: É por meio da capacidade de aprender a aprender, do conjunto de habilidades que constitui o processo de competência em informação que se pode aproveitar o potencial de circulação de informações dentro e fora da web. entretanto, um prévio acesso a recursos escolares, culturais e informacionais torna-se indispensável. de natureza bibliográfica e exploratória, este artigo aborda as relações entre o conjunto de capitais potencialmente acumulados pelos sujeitos ao longo de sua trajetória, seu processo de escolarização e a capacidade de se tornar “competente” no uso de informações e conhecimento. para tanto, o referencial teórico fundamenta-se nos estudos sociais da ciência e da informação de forma analisar processos sociais e informacionais como os de “capital cultural” e “competência em informação”, que estariam intrinsecamente envolvidos no acesso competente à informação. a conclusão é a de que esses processos desenvolvidos pelas pessoas são determinantes no uso efetivo de fontes confiáveis de informação, promovendo autonomia no desenvolvimento de conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento social dos cidadãos.palavras-chave: capital cultural. competência em informação. escolarização. desenvolvimento social.link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p14/38071
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COELHO, V. L.; SILVA, M. R. Escolarização, capital cultural e competência em informação: reflexões acerca do envolvimento da tríade no desenvolvimento social dos sujeitos. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 14, n. 3, 2019.
COELHO VLC; SILVA MRS. Escolarização, capital cultural e competência em informação: reflexões acerca do envolvimento da tríade no desenvolvimento social dos sujeitos. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia. 2019;14(3).
COELHO, V. L., & SILVA, M. R. (2019). Escolarização, capital cultural e competência em informação: reflexões acerca do envolvimento da tríade no desenvolvimento social dos sujeitos. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia; 14(3).
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CategoryDetails
hasSectionOfArtigo: 3
hasAuthorVânia Lúcia Coelho: (16674)
hasAuthorMárcia Regina da Silva: (8161)
wasPublicationInDate2019-09-09: (242992)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
hasIssueOfISSUE:JNL:00012-2019-14-3: 120461
isPartOfSourcePesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia: 220
hasTitleEscolarização, capital cultural e competência em informação: reflexões acerca do envolvimento da tríade no desenvolvimento social dos sujeitos: 0
hasAbstractÉ por meio da capacidade de aprender a aprender, do conjunto de habilidades que constitui o processo de competência em informação que se pode aproveitar o potencial de circulação de informações dentro e fora da web. entretanto, um prévio acesso a recursos escolares, culturais e informacionais torna-se indispensável. de natureza bibliográfica e exploratória, este artigo aborda as relações entre o conjunto de capitais potencialmente acumulados pelos sujeitos ao longo de sua trajetória, seu processo de escolarização e a capacidade de se tornar “competente” no uso de informações e conhecimento. para tanto, o referencial teórico fundamenta-se nos estudos sociais da ciência e da informação de forma analisar processos sociais e informacionais como os de “capital cultural” e “competência em informação”, que estariam intrinsecamente envolvidos no acesso competente à informação. a conclusão é a de que esses processos desenvolvidos pelas pessoas são determinantes no uso efetivo de fontes confiáveis de informação, promovendo autonomia no desenvolvimento de conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento social dos cidadãos.palavras-chave: capital cultural. competência em informação. escolarização. desenvolvimento social.link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p14/38071: 0
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Classe: Article