Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasAuthor | Vânia Lúcia Coelho: (16674) |
hasAuthor | Márcia Regina da Silva: (8161) |
wasPublicationInDate | 2019-09-09: (242992) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00012-2019-14-3: 120461 |
isPartOfSource | Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia: 220 |
hasTitle | Escolarização, capital cultural e competência em informação: reflexões acerca do envolvimento da tríade no desenvolvimento social dos sujeitos: 0 |
hasAbstract | É por meio da capacidade de aprender a aprender, do conjunto de habilidades que constitui o processo de competência em informação que se pode aproveitar o potencial de circulação de informações dentro e fora da web. entretanto, um prévio acesso a recursos escolares, culturais e informacionais torna-se indispensável. de natureza bibliográfica e exploratória, este artigo aborda as relações entre o conjunto de capitais potencialmente acumulados pelos sujeitos ao longo de sua trajetória, seu processo de escolarização e a capacidade de se tornar “competente” no uso de informações e conhecimento. para tanto, o referencial teórico fundamenta-se nos estudos sociais da ciência e da informação de forma analisar processos sociais e informacionais como os de “capital cultural” e “competência em informação”, que estariam intrinsecamente envolvidos no acesso competente à informação. a conclusão é a de que esses processos desenvolvidos pelas pessoas são determinantes no uso efetivo de fontes confiáveis de informação, promovendo autonomia no desenvolvimento de conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento social dos cidadãos.palavras-chave: capital cultural. competência em informação. escolarização. desenvolvimento social.link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p14/38071: 0 |
hasUrl | https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/47580 |