O tratamento dos objetos virtuais de aprendizagem como recursos informacionais na criação, uso e recuperação da informação | Brazilian Journal of Information Science, v. 12, n. , 2018 | 2018 - Brapci
Brazilian Journal of Information Science, v. 12, n. , 2018

O tratamento dos objetos virtuais de aprendizagem como recursos informacionais na criação, uso e recuperação da informação

Resumo: O conceito de OVA se aproxima do conceito de recursos informacionais, sendo descrito como fontes capazes de suprir as demandas de informação de um individuo ou de uma coletividade nas mais variadas áreas do conhecimento, recorrendo a formatos e suportes diferenciados. A informação cientifica, informação tecnológica, informação cientifica e tecnológica e a comunicação cientifica são classificados como recursos informacionais. A Organização e Representação da Informação utiliza dos conceitos e instrumentos e processos para o tratamento da informação, como: descrição, classificação, indexação, armazenamento e, posteriormente, a recuperação dessa informação que, se executada de forma coerente, pode gerar a produção de conhecimento. A criação de um OVA se caracteriza como um processo que necessita destes processos para ser estruturado e para que suas informações sejam recuperadas. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir o OVA como um elemento que, tendo todas as características descritas, pode ser incluído nas discussões referentes à metadados e aos processos de recuperação da informação por sua característica de recurso informacional. Considera-se que o OVA possui importância significativa quando percebido no âmbito da Organização e Representação da Informação por ser um recurso informacional utilizado na organização e na recuperação de informações para a construção de material didático, no entanto, ainda necessita de maiores incursões teóricas que elucidem as perspectivas possíveis de discussão.
Palavras-chave: Ova Recurso informacional Recuperação da informação Organização e representação Da informação Uso Reuso
Keywords:
Palabras clave: Uso Reúso
Mots clés:


PERFETTO, F. V.; ALBUQUERQUE, A. C. O tratamento dos objetos virtuais de aprendizagem como recursos informacionais na criação, uso e recuperação da informação. Brazilian Journal of Information Science, v. 12, n., 2018.
PERFETTO FVP; ALBUQUERQUE ACA. O tratamento dos objetos virtuais de aprendizagem como recursos informacionais na criação, uso e recuperação da informação. Brazilian journal of information science. 2018;12().
PERFETTO, F. V., & ALBUQUERQUE, A. C. (2018). O tratamento dos objetos virtuais de aprendizagem como recursos informacionais na criação, uso e recuperação da informação. Brazilian journal of information science; 12().
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hasAbstractO conceito de OVA se aproxima do conceito de recursos informacionais, sendo descrito como fontes capazes de suprir as demandas de informação de um individuo ou de uma coletividade nas mais variadas áreas do conhecimento, recorrendo a formatos e suportes diferenciados. A informação cientifica, informação tecnológica, informação cientifica e tecnológica e a comunicação cientifica são classificados como recursos informacionais. A Organização e Representação da Informação utiliza dos conceitos e instrumentos e processos para o tratamento da informação, como: descrição, classificação, indexação, armazenamento e, posteriormente, a recuperação dessa informação que, se executada de forma coerente, pode gerar a produção de conhecimento. A criação de um OVA se caracteriza como um processo que necessita destes processos para ser estruturado e para que suas informações sejam recuperadas. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir o OVA como um elemento que, tendo todas as características descritas, pode ser incluído nas discussões referentes à metadados e aos processos de recuperação da informação por sua característica de recurso informacional. Considera-se que o OVA possui importância significativa quando percebido no âmbito da Organização e Representação da Informação por ser um recurso informacional utilizado na organização e na recuperação de informações para a construção de material didático, no entanto, ainda necessita de maiores incursões teóricas que elucidem as perspectivas possíveis de discussão.: 0
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Classe: Article