Organização do trabalho intelectual e novas tecnologias do conhecimento | Ciência da Informação, v. 21, n. 2, 1992 | 1992 - Brapci
Ciência da Informação, v. 21, n. 2, 1992

Organização do trabalho intelectual e novas tecnologias do conhecimento

Resumo: A Inteligência Artificial, a Engenharia de Conhecimento e outros tipos de pesquisas relacionadas com a cognição humana estão despertando interesse em tomo de possíveis aplicações na organização do trabalho intelectual, envolvendo processos de tomada de decisão e gerenciamento de conhecimento tecnológico. Neste artigo, ê apresentada uma série de reflexões prospectivas sobre as possíveis implicações sociais e culturais dessa tendência,Palavras-chaveOrganização do trabalho intelectual. Tecnologia. Sistemas de conhecimento.Tomada de decisão.Inteligência artificial.´Pesquisa cognitiva. Informatização.Intellectual work organization and new knowledge technologiesAbstractArtificial Intelligence, Knowledge Engineering and other types of cognitive research are more and more interesting for applications in the field of intelectual work organization, for example, in decision-making processes and in management of technological knowledge. In this article, we present several prospective ideas about some of the possible social and cultural implications of that trend.KeywordsIntellectual work organization. Technology. Knowledge systems. Decision-making. Artificial intelligence. Cognitive research; Informatization.
Palavras-chave: Ciência da informação Organização do trabalho intelectual Tecnologia Sistema de conhecimento Tomada de decisão Inteligência artificial ´pesquisa cognitiva Informatização Sistemas de conhecimento.tomada de decisão.inteligência artificial.´pesquisa cognitiva
Mots clés:


THIOLLENT, M. Organização do trabalho intelectual e novas tecnologias do conhecimento. Ciência da Informação, v. 21, n. 2, 1992.
THIOLLENT MT. Organização do trabalho intelectual e novas tecnologias do conhecimento. Ciência da informação. 1992;21(2).
THIOLLENT, M. (1992). Organização do trabalho intelectual e novas tecnologias do conhecimento. Ciência da informação; 21(2).
Dados complementares
Informações

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References

  • TECNOLOGIA A transferência de conhecimento pode ser pensada em diferentes tipos e ambientes: a) entre pessoas e grupos detentores de conhecimento humanos especializados; b) entre pessoas altamente qualificadas(especialistas de determinadas áreas)e máquinas armazenando o conhecimento em bases de conhecimento consultáveis por outros especialistas e até por usuários menos qualificados.  none0 
  • O conceito de "aquisição de conhecimento" é geralmente utilizado para designar o momento de extração do conhecimento dos especialistas para a formação de bases de conhecimento dos especialistas para a formação de conhecimento10. Deve-se salientar que a aquisição de conhecimento não se resolve somente a partir de aplicações técnicas de informática, pois ela envolve um importante problema social, cognitivo e comunicacional.  none0 
  • INFORMATIZAÇÃO DE ATIVIDADE DE ENSINO E PESQUISA SOCIAL Atualmente existe grande expectativa em torno de novas metodologias de ensino e pesquisa social baseadas no desenvolvimento da informática (bancos de dados e sistemas especialistas) e nos resultados da pesquisa cognitiva (Gill13, Murray & Richardson14). Mas, além das discussões genéricas sobre o assunto, muitas experiências concretas ainda precisam ser planejadas e organizadas.  none0 
  • TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO INTELECTUAL  none0 
  • A razão instrumental não escapa a critérios normativos. Isto pode ser mostrado pelo controle lógico das inferências no raciocínio prático, com pluralidade de critérios de racionalidade. Além disso, para o delineamento de novas práticas intelectuais que surgirão com o desenvolvimento das aplicações de Inteligência Artificial e Engenharia de Conhecimento, é desejável que sejam estimuladas análises e críticas da linguagem no contexto científico, tecnológico, político, econômico, ideológico, filosófico, cultural. As objeções de pensadores críticos (Dreyfus17) não deveriam ser esquecidas, e sim consideradas como consciência dos desafios técnicos e culturais.  none0 
  • intelectual e novas tecnologias do conhecimento Michel Thiollent INTRODUÇÃO Nos países industrializados, a Inteligência Artificial, enquanto setor avançado da computação, e a Engenharia de Conhecimento, enquanto metodologia de aplicação nas atividades que exigem conhecimento especializado, estimulam amplos setores de pesquisa sobre a cognição humana e os meios de sua simulação1. Resumo  none0 
  • A Inteligência Artificial, a Engenharia de Conhecimento e outros tipos de pesquisas relacionadas com a cognição humana estão despertando interesse em tomo de possíveis aplicações na organização do trabalho intelectual, envolvendo processos de tomada de decisão e gerenciamento de conhecimento tecnológico. Neste artigo, ê apresentada uma série de reflexões prospectivas sobre as possíveis implicações sociais e culturais dessa tendência, Palavras-chave Organização do trabalho intelectual; Tecnologia; Sistemas de conhecimento; Tomada de decisão; Inteligência artificial; ´Pesquisa cognitiva; Informatização. Este trabalho foi realizado no quadro do Projeto PADCT/CNPq, Proc. 70.1060.88.3 sobre "O Desenvolvimento da Inteligência Artificial e da Engenharia de Conhecimento".  none0 
  • É uma área que, internacionalmente, começa a ser transformada peto desenvolvimento da informática, da Inteligência Artificial, dos sistemas especialistas e outras aplicações das ciências cognitivas, sob forma de Engenharia de Conhecimento. É provável que essa tendência tenha um forte desenvolvimento na década de 90 e afete o conjunto das engenharias, inclusive a Engenharia de Produção e das Ciências Gerenciais, tanto em nível da aprendizagem, quanto do exercício dessas atividades, em particular nos processos de tomada de decisão.  none0 
  • PESQUISA ORGANIZACIONAL E SISTEMAS DE CONHECIMENTO Em geral, a pesquisa organizacional é concebida como caso particular da pesquisa social empírica e é moldada em função de exigências próprias às finalidades e ao funcionamento das organizações. Essas técnicas, comuns em pesquisa social, continuam utilizadas nem sempre com muito rigor na área organizacional. Ainda não houve um grande avanço em direção às novas metodologias baseadas em teoria da linguagem ou da comunicação. Novas perspectivas parecem abertas pelo estudo dos processos comunicativos dentro da organização, que abrangem a comunicação homem/máquina e homem/homem, inclusive, com seus aspectos linguísticos e culturais.  none0 
  • A Engenharia de Conhecimento estabelece uma transferência de conhecimento de especialistas para as bases de conhecimento e as máquinas de inferência utilizadas pelos usuários. O engenheiro de conhecimento organiza essa transferência, constrói e refina os sistemas especialistas e os maiores sistemas baseados em conhecimentos, de acordo com as necessidades dos usuários. PROCESSOS DE TOMADA DE  none0 
  • A viabilidade tecnológica de uma informática conversacional, dotada de mecanismos de inteligência artificial processando a linguagem social para o auxílio à decisão, ainda não está totalmente comprovada, mas, internacionalmente, muitos projetos de pesquisa cognitiva convergem nessa direção. Ci. Inf., Brasília, 21 (2): 110-114, maio/ago. 1992.  none0 
  • A estação de trabalho é concebida como um local de trabalho informatizado onde o profissional tem à sua disposição bancos de dados, sistemas especialistas, sistemas de computação gráfica ou outros tipos de sistemas para conceber e produzir, com a maior eficiência possível, conhecimentos, sistemas ou resultados apropriados à sua área de atuação. É possível imaginar a concepção ou adaptação de estações de trabalho especificamente orientadas para o trabalho intelectual de tipo científico, tecnológico, gerencial ou educacional. Inicialmente concebida como dispositivo de caráter individual, a estação de trabalho pode também adquirir uma dimensão coletiva, com acervos de conhecimentos postos à disposição de um grupo de profissionais inseridos em uma rede local de computadores. Winograd e Flores3 mencionam experiências que vão nesse sentido.  none0 
  • AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E TRANSFERÊNCIA DE  none0 
Dados explicitados em RDF do trabalho
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