Programas de cooperação acadêmica internacional e pesquisas colaborativas: resultados e tendências | Informação & Informação, v. 27, n. 3, 2022 | 2022 - Brapci
Informação & Informação, v. 27, n. 3, 2022

Programas de cooperação acadêmica internacional e pesquisas colaborativas: resultados e tendências

Academic cooperation programs and international research collaboration: policy outputs and trends

Programas de cooperación académica internacional e investigaciones colaborativas: resultados y tendencias

Resumo: Objetivo: Pretende-se responder à questão: os programas de cooperação acadêmica incentivam, efetivamente, as pesquisas colaborativas internacionais? Metodologia: A fim de aferir o incremento das colaborações internacionais, utilizou-se como proxy coautorias de publicações em periódicos científicos. Aplicou-se, como técnica de avaliação, uma análise de antes e depois. Nesse sentido, efetuou-se um cruzamento dos dados de bases corporativas da Capes (dados abertos sobre os projetos) com dados obtidos a partir da base Scopus (dados sobre coautorias). Foram analisados projetos financiados entre 2015 e 2020 pela Capes. Propõe-se, neste trabalho, o conceito de taxa de incremento médio das colaborações internacionais (TAC-M) como ferramenta conceitual para aferir o efeito que programas de cooperação podem gerar sobre as práticas de pesquisas colaborativas com parceiros no exterior. Resultados: Verificou-se que houve um incremento nas colaborações entre pesquisadores brasileiros e seus parceiros no exterior da ordem de 31% (TAC-M). Constatou-se, igualmente, que as entidades (instituições, estados, regiões, etc.) menos consolidadas em termos de colaborações internacionais são mais responsivas aos programas de cooperação. Conclusões: Em termos de desenho de políticas de cooperação, recomenda-se que se diversifiquem os públicos-alvo das políticas e se criem políticas específicas voltadas para instituições e regiões com tradição de parcerias internacionais menos consolidadas.
Palavras-chave: Bibliometria Cooperação acadêmica Pesquisa colaborativa internacional Avaliação de programa de fomento Pesquisas colaborativas internacionais Avaliação de programas de fomento Livraria
Abstract: Objective: the aim of this study is to answer the question: do academic cooperation programs effectively encourage international collaborative research? methodology: to assess the increase in international collaborations, co-authorships of publications in scientific journals will be used as a proxy. as an evaluation technique, a before and after analysis was applied. data from capes´ corporate databases (open data on projects) was crossed with data obtained from the scopus database (data on co-authorship). projects financed between 2015 and 2020 by capes were analyzed. the basic idea was to compare the number of publications in international co-authorships before and after the implementation of joint research projects. in this regard, we propose the concept of average incremental growth of international collaboration in research. results: after implementing the joint projects, a global average of incremental growth of 31% in international collaborations were found. the institutions and regions with less tradition with international partnerships were more responsive to the cooperation programs. conclusions: as policy advice, it is recommended to diversify the cooperation programs regarding their targets and to design separate international collaboration policies focusing on less consolidated institutions and regions regarding international partnerships.
Keywords: Academic cooperation International collaborative research Research policy evaluation Bibliometrics
Resumen: Objetivo: Se pretende responder a la siguiente cuestión: ¿los programas de cooperación académica incentivan, efectivamente, las investigaciones colaborativas internacionales? Metodología: a fin de medir el incremento de las colaboraciones internacionales, se utilizará como proxy publicaciones en coautoría en revistas científicas. Se aplicará, como técnica de evaluación, un análisis del antes y el después. En este sentido, se efectuará un cruce de datos de las bases de datos corporativas de la Capes (datos abiertos sobre proyectos) con datos obtenidos a partir de la base de datos Scopus (datos sobre coautoría). Se analizará los proyectos financiados entre 2015 y 2020 por la Capes. La idea básica es comparar la cantidad de publicaciones en coautoría internacional antes y después de la implantación de los proyectos conjuntos de investigación. Resultados: Se encontró un promedio global de crecimiento incremental de 31% en colaboraciones internacionales luego de la implementación de los proyectos conjuntos. También se encontró que las instituciones y regiones con menos tradición en alianzas internacionales fueron más receptivas a los programas de cooperación. Conclusiones: Como consejo de política, se recomienda diversificar los programas de cooperación en términos de beneficiados y diseñar las políticas de colaboración internacional de manera que focalicen las instituciones y regiones menos consolidadas en términos de parcerías internacionales.
Palabras clave: Cooperación académica Investigacione colaborativas internacionales Evaluación de políticas Investigaciones colaborativas internacionales Bibliometría
Mots clés:


FERREIRA, P. G.; PIMENTEL, C. M. M.; FARIA, L. I. L. Programas de cooperação acadêmica internacional e pesquisas colaborativas: resultados e tendências. Informação & Informação, v. 27, n. 3, 2022.
FERREIRA PGF; PIMENTEL CMMP; FARIA LILF. Programas de cooperação acadêmica internacional e pesquisas colaborativas: resultados e tendências. Informação & informação. 2022;27(3).
FERREIRA, P. G., PIMENTEL, C. M. M., & FARIA, L. I. L. (2022). Programas de cooperação acadêmica internacional e pesquisas colaborativas: resultados e tendências. Informação & informação; 27(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2023-04-27: 222143
hasAuthorPablo Gabriel Ferreira: (199434)
hasAuthorConcepta Margaret Mcmanus Pimentel: (223868)
hasAuthorLeandro Innocentini Lopes de Faria: (10425)
hasPageEnd556: 151205
hasPageStart535: 34825
hasSectionOfDossiê: 293
hasSubjectBibliometria: 69579
hasSubjectCooperação acadêmica: 199435
hasSubjectPesquisa colaborativa internacional: 223866
hasSubjectAvaliação de programa de fomento: 223867
hasSubjectPesquisas colaborativas internacionais: 264699
hasSubjectAvaliação de programas de fomento: 264700
hasSubjectLivraria: 1939
wasPublicationInDate2023-04-27: (264682)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseHTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0: (232768)
hasFileStorage_repository/00/22/38/59/work_00223859#00020.pdf: (290096)
isPartOfSourceInformação & informação: 335
hasIssueOfISSUE:JNL:00020-2022-27-3: 223821
hasAbstractObjetivo: Pretende-se responder à questão: os programas de cooperação acadêmica incentivam, efetivamente, as pesquisas colaborativas internacionais? Metodologia: A fim de aferir o incremento das colaborações internacionais, utilizou-se como proxy coautorias de publicações em periódicos científicos. Aplicou-se, como técnica de avaliação, uma análise de antes e depois. Nesse sentido, efetuou-se um cruzamento dos dados de bases corporativas da Capes (dados abertos sobre os projetos) com dados obtidos a partir da base Scopus (dados sobre coautorias). Foram analisados projetos financiados entre 2015 e 2020 pela Capes. Propõe-se, neste trabalho, o conceito de taxa de incremento médio das colaborações internacionais (TAC-M) como ferramenta conceitual para aferir o efeito que programas de cooperação podem gerar sobre as práticas de pesquisas colaborativas com parceiros no exterior. Resultados: Verificou-se que houve um incremento nas colaborações entre pesquisadores brasileiros e seus parceiros no exterior da ordem de 31% (TAC-M). Constatou-se, igualmente, que as entidades (instituições, estados, regiões, etc.) menos consolidadas em termos de colaborações internacionais são mais responsivas aos programas de cooperação. Conclusões: Em termos de desenho de políticas de cooperação, recomenda-se que se diversifiquem os públicos-alvo das políticas e se criem políticas específicas voltadas para instituições e regiões com tradição de parcerias internacionais menos consolidadas.: 0
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47214
hasRegisterIdhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47214: 0
hasRegisterId10.5433/1981-8920.2022v27n3p535: 0
hasSourceInformação & Informação; v. 27 n. 3 (2022): Informação & Informação; 535-556: 0
hasSource1981-8920: 0
hasTitleProgramas de cooperação acadêmica internacional e pesquisas colaborativas: resultados e tendências: 0
hasUrlhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47214
hasUrlhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47214/48821
prefLabelOai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47214#00020: 0
hasDOI10.5433/1981-8920.2022v27n3p535
Classe: Article