Resumo: Tomando como mote o livro de imagens Zoom, clássico do húngaro Istvan Banyai publicado originalmente para o segmento infantil, o artigo discute a mediação da leitura em bibliotecas a partir da dialética, fundamentada sobretudo no materialismo histórico e na pedagogia histórico-crítica. Constrói e apresenta a ideia de mediação da leitura como um processo comprometido com participação dos sujeitos na cultura escrita, a criação de condições para produção do conhecimento mediato e, em termos mais amplos, a realização ontológica dos sujeitos. Destaca a ideia de mediação dialética como um caminho de reflexão sobre a própria prática mediadora, em suas dimensões singular, particular e universal, e como uma alternativa de abordagem teórico-prática de formação de leitores que dialoga com compreensões de mediação comprometidas com a desalienação, a formação e a emancipação humanas
Palavras-chave: Mediação da Leitura. Mediação Dialética. Biblioteca Pública. Conhecimento Mediato.
Abstract: Taking as its motto the picture book Zoom, a classic by Hungarian Istvan Banyai originally published for the children´s segment, the article discusses reading mediation in libraries based on dialectics, grounded mainly in historical materialism and historical-critical pedagogy. It constructs and presents the idea of reading mediation as a training process that must be committed to the participation of subjects in the written culture, the creation of conditions for the production of mediated knowledge, and, in broader terms, the ontological realization of subjects. It highlights the idea of dialectical mediation as a way to reflect on the mediating practice itself, in its singular, particular and universal dimensions, and as an alternative theoretical and practical approach to reader training that dialogues with understandings of mediation committed to human disalienation, formation, and emancipation
Keywords: Reading Mediation. Dialectical Mediation. Public Libraries. Mediate Knowledge.
propriety | value |
---|---|
Descriptor | Mediação dialética da leitura: formação de leitores e a construção do conhecimento mediato MARTINS, Ana Amélia Lage; FARIAS, Fabíola Ribeiro Liinc em revista, , . () (pt-BR) 3 |
Identificador | https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6311 (pt-BR) 3 |
Identificador | DOI: 10.18617/liinc.v19i1.6311 (pt-BR) 3 |
Title | Mediação dialética da leitura: formação de leitores e a construção do conhecimento mediato (pt-BR) 3 |
Title | Dialectical reading mediation: education of readers and the construction of mediate knowledge (en) 3 |
Published | Liinc em revista, v. 19, 2023. (pt-BR) 2 |
Author | MARTINS, Ana Amélia Lage (pt-BR) 1 |
Author | FARIAS, Fabíola Ribeiro (pt-BR) 1 |
Access Link | https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6311/5961 (pt-BR) 3 |
Nome da Pulicação | Liinc em revista (pt-BR) 1 |
Sessão | () 3 |
Disponibilizado | 2023-06-04 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | Tomando como mote o livro de imagens Zoom, clássico do húngaro Istvan Banyai publicado originalmente para o segmento infantil, o artigo discute a mediação da leitura em bibliotecas a partir da dialética, fundamentada sobretudo no materialismo histórico e na pedagogia histórico-crítica. Constrói e apresenta a ideia de mediação da leitura como um processo comprometido com participação dos sujeitos na cultura escrita, a criação de condições para produção do conhecimento mediato e, em termos mais amplos, a realização ontológica dos sujeitos. Destaca a ideia de mediação dialética como um caminho de reflexão sobre a própria prática mediadora, em suas dimensões singular, particular e universal, e como uma alternativa de abordagem teórico-prática de formação de leitores que dialoga com compreensões de mediação comprometidas com a desalienação, a formação e a emancipação humanas (pt-BR) 3 |
hasAbstract | Taking as its motto the picture book Zoom, a classic by Hungarian Istvan Banyai originally published for the children´s segment, the article discusses reading mediation in libraries based on dialectics, grounded mainly in historical materialism and historical-critical pedagogy. It constructs and presents the idea of reading mediation as a training process that must be committed to the participation of subjects in the written culture, the creation of conditions for the production of mediated knowledge, and, in broader terms, the ontological realization of subjects. It highlights the idea of dialectical mediation as a way to reflect on the mediating practice itself, in its singular, particular and universal dimensions, and as an alternative theoretical and practical approach to reader training that dialogues with understandings of mediation committed to human disalienation, formation, and emancipation (en) 3 |
hasId | Mediação dialética da leitura: formação de leitores e a construção do conhecimento mediato MARTINS, Ana Amélia Lage; FARIAS, Fabíola Ribeiro Liinc em revista, , . () () 3 |
Source | Liinc em Revista; Vol. 19 No. 1 (2023): The Digital, the Traditional, the New Normal? Spaces, Policies, and Reading Agents; e6311 (pt-BR) 3 |
Source | Liinc em Revista; v. 19 n. 1 (2023): O digital, o tradicional, o novo normal? Espaços, políticas e agentes de leitura; e6311 (pt-BR) 3 |
Source | Liinc em Revista; Vol. 19 Núm. 1 (2023): ¿Lo digital, lo tradicional, el nuevo normal? Espacios, políticas y agentes de lectura; e6311 (es-ES) 3 |
Source | 1808-3536 () 3 |
Thema | Mediação da Leitura (pt-BR) 1 |
Thema | Mediação Dialética (pt-BR) 1 |
Thema | Biblioteca Pública (pt-BR) 1 |
Thema | Conhecimento Mediato (pt-BR) 1 |
Thema | Reading Mediation (en) 1 |
Thema | Dialectical Mediation (en) 1 |
Thema | Public Libraries (en) 1 |
Thema | Mediate Knowledge (en) 1 |