Resumo: Considerando-se as histórias em quadrinhos como recursos / dispositivos informacionais, e as gibitecas enquanto unidades de informação, que contam em seu acervo com diversas coleções de quadrinhos, o presente estudo tem por objetivo identificar a existência de ações ou eventos promovidos pelas gibitecas voltados a mediação da leitura, tendo por base as dimensões da mediação da informação, conforme aponta Gomes (2014, 2017, 2019, 2020). Para tanto, procedeu-se a um estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva, realizado junto a um conjunto de gibitecas brasileiras, elencando algumas de suas atividades e projetos, procurando evidenciá-las também como ações pertinentes a mediação da leitura. Ao analisar essas atividades e projetos, a pesquisa constatou que as gibitecas oferecem ações que se enquadram junto as dimensões da mediação da informação, o que favorece o senso de envolvimento e a prática da leitura de histórias em quadrinhos, contribuindo tanto junto a atuação de mediadores da leitura, como profissionais conscientes para com seu dever e funções em relação a escolha e a abordagem que devem considerar junto aos quadrinhos, como quanto aos leitores alvo da mediação da leitura, com vistas a favorecer a sua formação enquanto leitores de diferentes contextos e realidades sociais, estimulando a apropriação de informação e a serem conscientes e ativos com seu papel de protagonismo social
Palavras-chave: Leitura. Leitor. História em Quadrinho. Gibiteca. Mediação da Leitura e da Informação.
Abstract: Considering comic books as informational resources, and comic book libraries (gibitecas) as information units, which contain in their collections several comics, this study aims to identify actions or events sponsored by these comic book libraries, oriented towards reading mediation, based on the information mediation dimensions as highlighted by Gomes (2014, 2017, 2019, 2020). A case study was chosen, having a qualitative and explanatory case study carried out on a few Brazilian comic book libraries, listing some of their activities and projects, aiming to highlight them as relevant initiatives towards reading mediation. Analyzing these initiatives, it can be seen that comic book libraries offer actions that can be classified as pertinent to information mediation, which also acts in favor of comics engagement and reading practices, adding to the reading mediatorâs course of actions as professionals aware of their role regarding comics choices and approaches, as well as the readers, as reading information beneficiaries, favoring their formation as readers from different contexts and social realities, endorsing information introjection and to be conscious and active as social protagonists
Keywords: Reading. Reader. Comic Books. Library. Reading and Information Mediation. Comic Book Library.
propriety | value |
---|---|
Descriptor | Gibiteca: Unidade de Informação para a mediação da leitura de histórias em quadrinhos RAMOS, Rubem Borges Teixeira Liinc em revista, , . () (pt-BR) 3 |
Identificador | https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6312 (pt-BR) 3 |
Identificador | DOI: 10.18617/liinc.v19i1.6312 (pt-BR) 3 |
Title | Gibiteca: Unidade de Informação para a mediação da leitura de histórias em quadrinhos (pt-BR) 3 |
Title | Comic book library: Information unit for comicsâ reading mediation (en) 3 |
Published | Liinc em revista, v. 19, 2023. (pt-BR) 2 |
Author | RAMOS, Rubem Borges Teixeira (pt-BR) 1 |
Access Link | https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6312/5957 (pt-BR) 3 |
Nome da Pulicação | Liinc em revista (pt-BR) 1 |
Sessão | () 3 |
Disponibilizado | 2023-06-04 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | Considerando-se as histórias em quadrinhos como recursos / dispositivos informacionais, e as gibitecas enquanto unidades de informação, que contam em seu acervo com diversas coleções de quadrinhos, o presente estudo tem por objetivo identificar a existência de ações ou eventos promovidos pelas gibitecas voltados a mediação da leitura, tendo por base as dimensões da mediação da informação, conforme aponta Gomes (2014, 2017, 2019, 2020). Para tanto, procedeu-se a um estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva, realizado junto a um conjunto de gibitecas brasileiras, elencando algumas de suas atividades e projetos, procurando evidenciá-las também como ações pertinentes a mediação da leitura. Ao analisar essas atividades e projetos, a pesquisa constatou que as gibitecas oferecem ações que se enquadram junto as dimensões da mediação da informação, o que favorece o senso de envolvimento e a prática da leitura de histórias em quadrinhos, contribuindo tanto junto a atuação de mediadores da leitura, como profissionais conscientes para com seu dever e funções em relação a escolha e a abordagem que devem considerar junto aos quadrinhos, como quanto aos leitores alvo da mediação da leitura, com vistas a favorecer a sua formação enquanto leitores de diferentes contextos e realidades sociais, estimulando a apropriação de informação e a serem conscientes e ativos com seu papel de protagonismo social (pt-BR) 3 |
hasAbstract | Considering comic books as informational resources, and comic book libraries (gibitecas) as information units, which contain in their collections several comics, this study aims to identify actions or events sponsored by these comic book libraries, oriented towards reading mediation, based on the information mediation dimensions as highlighted by Gomes (2014, 2017, 2019, 2020). A case study was chosen, having a qualitative and explanatory case study carried out on a few Brazilian comic book libraries, listing some of their activities and projects, aiming to highlight them as relevant initiatives towards reading mediation. Analyzing these initiatives, it can be seen that comic book libraries offer actions that can be classified as pertinent to information mediation, which also acts in favor of comics engagement and reading practices, adding to the reading mediatorâs course of actions as professionals aware of their role regarding comics choices and approaches, as well as the readers, as reading information beneficiaries, favoring their formation as readers from different contexts and social realities, endorsing information introjection and to be conscious and active as social protagonists (en) 3 |
hasId | Gibiteca: Unidade de Informação para a mediação da leitura de histórias em quadrinhos RAMOS, Rubem Borges Teixeira Liinc em revista, , . () () 3 |
Source | Liinc em Revista; Vol. 19 No. 1 (2023): The Digital, the Traditional, the New Normal? Spaces, Policies, and Reading Agents; e6312 (pt-BR) 3 |
Source | Liinc em Revista; v. 19 n. 1 (2023): O digital, o tradicional, o novo normal? Espaços, políticas e agentes de leitura; e6312 (pt-BR) 3 |
Source | Liinc em Revista; Vol. 19 Núm. 1 (2023): ¿Lo digital, lo tradicional, el nuevo normal? Espacios, políticas y agentes de lectura; e6312 (es-ES) 3 |
Source | 1808-3536 () 3 |
Thema | Leitura (pt-BR) 1 |
Thema | Leitor (pt-BR) 1 |
Thema | História em Quadrinho (pt-BR) 1 |
Thema | Gibiteca (pt-BR) 1 |
Thema | Mediação da Leitura e da Informação (pt-BR) 1 |
Thema | Reading (en) 1 |
Thema | Reader (en) 1 |
Thema | Comic Books (en) 1 |
Thema | Library (en) 1 |
Thema | Reading and Information Mediation (en) 1 |
Thema | Comic Book Library (en) 1 |