Algorithmic imaginaries and Amazon´s mediation in book sales
[Liinc em Revista; Vol. 19 No. 1 (2023): The Digital, the Traditional, the New Normal? Spaces, Policies, and Reading Agents; e6317]
Imaginários algorítmicos e a mediação da Amazon na venda de livros

Algorithmic imaginaries and Amazon´s mediation in book sales

Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado sobre como são estabelecidos os imaginários algorítmicos na venda de livros pela Amazon, no Brasil. Realizou-se um estudo teórico e uma investigação dividida em duas frentes: a primeira, analisa a página de vendas de livros da Amazon, em que são verificados os mecanismos que podem fazer parte da construção dos imaginários dos usuários. A segunda frente, se constitui da análise de 1.065 tweets, que foram distribuídos, de forma não exclusiva, em quatro categorias de análises. São elas: 1) mobilização do imaginário por meio dos sentidos; 2) mobilização do imaginário durante a relação de consumo com a Amazon; 3) reconhecimento pelos usuários das ações algorítmicas; 4) referente à lógica de atuação da Amazon na venda de livros. A partir desses dois movimentos de análises, unidos à luz da literatura adotada, os resultados da investigação apontam que a lógica de operação da empresa, marcada pela sedução e fluidez, impactam tanto nos imaginários algorítmicos elaborados pelos usuários, quanto na mediação do conhecimento e da leitura, colocando em risco à bibliodiversidade. A falta de um posicionamento crítico dos usuários acerca desse modo de operar também foi apontado na pesquisa

Palavras-chave: Imaginário Algorítmico. Plataforma Digital. Economia da Atenção. Mediação da Leitura.



Abstract: The article presents the results of a master´s research on how imaginary algorithms are developed in the sale of books by Amazon, in Brazil. A theoretical study and an investigation were carried out divided into two fronts: the first refers to the analysis of the Amazon book sales page, in which the present mechanisms are verified and that can be part of the construction of the users´ imaginaries. On the second front, we analyzed 1,065 tweets, which were distributed, non-exclusively, into four analysis categories. They are: 1) mobilization of the imaginary through the senses; 2) mobilization of the imaginary during the consumption relationship with Amazon; 3) user recognition of algorithmic actions; 4) referring to Amazon´s logic in book sales. From these two analysis movements, united in the light of the adopted literature, the results of the research indicate that the company´s operating logic marked by seduction and fluidity impact both on the algorithmic imaginary elaborated by the user, as well as on the mediation of knowledge and reading, endangering bibliodiversity. The lack of a critical position from users about this way of operating was also pointed out in this research

Keywords: Algorithmic Imaginaries. Digital Platforms. Attention Economy. Amazon. Reading Mediation.



Como citar
MOURA, M. A.; OLIVEIRA, D. F. Imaginários algorítmicos e a mediação da amazon na venda de livros. , . Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/224918. Acesso em: 07 dez. 2023.

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NLP
proprietyvalue
DescriptorImaginários algorítmicos e a mediação da Amazon na venda de livros
MOURA, Maria Aparecida; OLIVEIRA, Débora Ferreira de
Liinc em revista, , . () (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/6317 (pt-BR) 3
TitleImaginários algorítmicos e a mediação da Amazon na venda de livros (pt-BR) 3
TitleAlgorithmic imaginaries and Amazon´s mediation in book sales (en) 3
PublishedLiinc em revista, v. 19, 2023. (pt-BR) 2
AuthorMOURA, Maria Aparecida (pt-BR) 1
AuthorOLIVEIRA, Débora Ferreira de (pt-BR) 1
Access Linkhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/6317/5958 (pt-BR) 3
Access Linkhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/6317/5959 (pt-BR) 3
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2023-06-04 (pt-BR) 1
hasAbstractO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado sobre como são estabelecidos os imaginários algorítmicos na venda de livros pela Amazon, no Brasil. Realizou-se um estudo teórico e uma investigação dividida em duas frentes: a primeira, analisa a página de vendas de livros da Amazon, em que são verificados os mecanismos que podem fazer parte da construção dos imaginários dos usuários. A segunda frente, se constitui da análise de 1.065 tweets, que foram distribuídos, de forma não exclusiva, em quatro categorias de análises. São elas: 1) mobilização do imaginário por meio dos sentidos; 2) mobilização do imaginário durante a relação de consumo com a Amazon; 3) reconhecimento pelos usuários das ações algorítmicas; 4) referente à lógica de atuação da Amazon na venda de livros. A partir desses dois movimentos de análises, unidos à luz da literatura adotada, os resultados da investigação apontam que a lógica de operação da empresa, marcada pela sedução e fluidez, impactam tanto nos imaginários algorítmicos elaborados pelos usuários, quanto na mediação do conhecimento e da leitura, colocando em risco à bibliodiversidade. A falta de um posicionamento crítico dos usuários acerca desse modo de operar também foi apontado na pesquisa (pt-BR) 3
hasAbstractThe article presents the results of a master´s research on how imaginary algorithms are developed in the sale of books by Amazon, in Brazil. A theoretical study and an investigation were carried out divided into two fronts: the first refers to the analysis of the Amazon book sales page, in which the present mechanisms are verified and that can be part of the construction of the users´ imaginaries. On the second front, we analyzed 1,065 tweets, which were distributed, non-exclusively, into four analysis categories. They are: 1) mobilization of the imaginary through the senses; 2) mobilization of the imaginary during the consumption relationship with Amazon; 3) user recognition of algorithmic actions; 4) referring to Amazon´s logic in book sales. From these two analysis movements, united in the light of the adopted literature, the results of the research indicate that the company´s operating logic marked by seduction and fluidity impact both on the algorithmic imaginary elaborated by the user, as well as on the mediation of knowledge and reading, endangering bibliodiversity. The lack of a critical position from users about this way of operating was also pointed out in this research (en) 3
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MOURA, Maria Aparecida; OLIVEIRA, Débora Ferreira de
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SourceLiinc em Revista; Vol. 19 No. 1 (2023): The Digital, the Traditional, the New Normal? Spaces, Policies, and Reading Agents; e6317 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; v. 19 n. 1 (2023): O digital, o tradicional, o novo normal? Espaços, políticas e agentes de leitura; e6317 (pt-BR) 3
SourceLiinc em Revista; Vol. 19 Núm. 1 (2023): ¿Lo digital, lo tradicional, el nuevo normal? Espacios, políticas y agentes de lectura; e6317 (es-ES) 3
Source1808-3536 () 3
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