A presença dos museus da imagem e do som na web | Comunicação & Informação, v. 26, n. , 2023 | 2023 - Brapci
Comunicação & Informação, v. 26, n. , 2023

A presença dos museus da imagem e do som na web

Resumo: Este artigo objetiva compreender como os Museus da Imagem e do Som (MISes) estão implementando e gerindo a sua presença na Web, destacando as ações de difusão dos acervos audiovisuais digitais. Empreendemos reflexões sobre memória e o patrimônio audiovisual brasileiro, bem como o impacto que a revolução digital provocou nos museus com esta tipologia. Dentro deste cenário, objetivamos identificar a relação dos MISes com os ambientes on-line, avaliando a difusão dos acervos digitalizados e nativo digitais por meio de plataformas próprias, como websites, ou comerciais, como as redes sociais. Os recursos metodológicos foram a revisão bibliográfica, coleta ativa de dados e questionários on-line. Os resultados apontam para usos menos estruturados de divulgação deste acervo, concentrando-se mais em redes sociais e menos em recursos cuja recuperação da informação seja mais profissional e efetiva, como os repositórios digitais. As ações on-line foram diversificadas, indo desde web rádio a tour virtuais. Esperamos que este trabalho possa servir de subsídio decisório e de inspiração para os profissionais do campo museal, tanto por meio das lacunas que identifica, quanto pelas boas práticas que destaca na gestão e na preservação do nosso precioso patrimônio audiovisual brasileiro.
Palavras-chave: Websites Sitios web Musel da imagem e do som Gestão de acervo digital Website Rede social Museus da imagem e do som patrimônio audiovisual Gestão de acervos digitais Redes sociais
Abstract: This article aims to understand how the Image and Sound Museums are implementing and managing their presence on the Web, highlighting the actions of digital media (audio and video) collections´ dissemination. We undertook reflections on memory and the Brazilian media heritage, as well as the digital revolution´s impact on museums with this typology. Within this scenario, we aim to identify the relationship between museums and online environments, evaluating the diffusion of digitized and digital native collections through their own platforms, such as websites, or commercial ones, such as social networks. The methodological resources were the bibliographic review, active data collection, and online questionnaires. The results point to less structured uses for disseminating the collections, focusing more on social networks and less on resources whose information retrieval is more professional and effective, such as digital repositories. Online actions were diversified, ranging from web radio to virtual tours. We hope that this work can serve as a decision-making subsidy and inspiration for professionals in the museum field, both through the gaps it identifies and the good practices it highlights in the management and preservation of our precious Brazilian heritage.
Keywords: Image and sound museums Audio and video heritage Management of digital collections Social networks Websites Audiovisual heritage
Resumen: Este artículo tiene como objetivo comprender cómo los Museos de Imagen y Sonido están implementando y gestionando su presencia en la Web, destacando las acciones de difusión de las colecciones audiovisuales digitales. Realizamos reflexiones sobre la memoria y el patrimonio audiovisual brasileño, así como sobre el impacto que la revolución digital tuvo en los museos con esta tipología. Dentro de este escenario, nuestro objetivo es identificar la relación entre los museos y los entornos en línea, evaluando la difusión de colecciones digitalizadas y nativas digitales a través de plataformas propias, como sitios web, o comerciales, como redes sociales. Los recursos metodológicos fueron la revisión bibliográfica, la recogida activa de datos y los cuestionarios online. Los resultados apuntan a usos menos estructurados para la difusión de esta colección, centrándose más en las redes sociales y menos en recursos cuya recuperación de la información sea más profesional y eficaz, como los repositorios digitales. Las acciones en línea se diversificaron, desde radio web hasta tour virtuales. Esperamos que este trabajo pueda servir como subsidio para la toma de decisiones e inspiración para los profesionales del campo de los museos, tanto por los vacíos que identifica como por las buenas prácticas que destaca en la gestión y preservación de nuestro preciado patrimonio audiovisual brasileño.
Palabras clave: Museos de imagen y sonido Patrimonio audiovisual Gestión de coleccione digitales Redes sociales Gestión de colecciones digitales Sitios web
Mots clés:


VEIGA, A. C. R.; SANTANA, I. D. A presença dos museus da imagem e do som na web. Comunicação & Informação, v. 26, n., 2023.
VEIGA ACRV; SANTANA IDS. A presença dos museus da imagem e do som na web. Comunicação & informação. 2023;26().
VEIGA, A. C. R., & SANTANA, I. D. (2023). A presença dos museus da imagem e do som na web. Comunicação & informação; 26().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2023-06-28: 225412
hasAuthorAna Cecília Rocha Veiga: (225452)
hasAuthorIsac Daniel Santana: (225453)
hasPageEnd212: 3823
hasPageStart187: 3223
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectWebsites: 186751
hasSubjectSitios web: 52138
hasSubjectMusel da imagem e do som: 225450
hasSubjectGestão de acervo digital: 225451
hasSubjectWebsite: 178662
hasSubjectRede social: 323482
hasSubjectMuseus da imagem e do som: 280635
hasSubjectpatrimônio audiovisual: 356778
hasSubjectGestão de acervos digitais: 280636
hasSubjectRedes sociais: 236020
hasFileStorage_repository/00/22/54/44/work_00225444#00028.pdf: (231709)
wasPublicationInDate2023-06-28: (265859)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceComunicação & Informação: 459
hasIssueOfISSUE:JNL:00028-2023-26-: 212144
hasAbstractEste artigo objetiva compreender como os Museus da Imagem e do Som (MISes) estão implementando e gerindo a sua presença na Web, destacando as ações de difusão dos acervos audiovisuais digitais. Empreendemos reflexões sobre memória e o patrimônio audiovisual brasileiro, bem como o impacto que a revolução digital provocou nos museus com esta tipologia. Dentro deste cenário, objetivamos identificar a relação dos MISes com os ambientes on-line, avaliando a difusão dos acervos digitalizados e nativo digitais por meio de plataformas próprias, como websites, ou comerciais, como as redes sociais. Os recursos metodológicos foram a revisão bibliográfica, coleta ativa de dados e questionários on-line. Os resultados apontam para usos menos estruturados de divulgação deste acervo, concentrando-se mais em redes sociais e menos em recursos cuja recuperação da informação seja mais profissional e efetiva, como os repositórios digitais. As ações on-line foram diversificadas, indo desde web rádio a tour virtuais. Esperamos que este trabalho possa servir de subsídio decisório e de inspiração para os profissionais do campo museal, tanto por meio das lacunas que identifica, quanto pelas boas práticas que destaca na gestão e na preservação do nosso precioso patrimônio audiovisual brasileiro.: 0
hasIDoai:ojs.revistas.ufg.br:article/74576
hasRegisterIdhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/74576: 0
hasRegisterId10.5216/ci.v26.74576: 0
hasSource2317-675X
hasSource1415-5842
hasTitleA presença dos museus da imagem e do som na web: 0
hasUrlhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/74576
hasUrlhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/74576/39966
prefLabelOai:ojs.revistas.ufg.br:article/74576#00028: 0
hasDOI10.5216/ci.v26.74576
Classe: Article