Biblioteca escolar como extensão do processo de ensino-aprendizagem: percepções da comunidade docente do colégio de aplicação da ufsc school library as extension of the process of teaching-learning: perceptions from the colégio de aplicação (ufsc) theachers about school libraries | Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 21, n. 1, 2016 | 2016 - Brapci
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 21, n. 1, 2016

Biblioteca escolar como extensão do processo de ensino-aprendizagem: percepções da comunidade docente do colégio de aplicação da ufsc school library as extension of the process of teaching-learning: perceptions from the colégio de aplicação (ufsc) theachers about school libraries

Resumo: O presente artigo apresenta um estudo de caso sobre a percepção dos docentes do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acerca de uma biblioteca escolar. Para tanto, apresenta-se primeiramente um panorama sócio-histórico sobre os CAs no Brasil, contextualizando também o CA/UFSC com o seu desenvolvimento político e pedagógico ao longo do tempo. Em seguida, são analisados os conceitos teóricos sobre as bibliotecas escolares inseridas no século XXI: suas definições, seus papéis e suas atividades; e também os estudos sobre as relações de cooperação entre docentes e biblioteca, os quais buscam melhorias nas práticas de ensino-aprendizagem, objetivando o sucesso educacional entre os alunos. Por último, são analisados os resultados obtidos pela pesquisa realizada com os professores do CA/UFSC, que buscou levantar informações sobre o conceito e a finalidade de uma biblioteca escolar, as suas características mais importantes e a representação de uma biblioteca escolar ideal na visão desses docentes. De acordo com a pesquisa, os docentes entendem que a biblioteca escolar deve ter um acervo rico e diversificado e que desenvolva atividades culturais e de incentivo à leitura. Além disso, a equipe da biblioteca deve ser treinada e capacitada na área; e o bibliotecário, atuante nas reuniões pedagógicas e de planejamento escolar. Como conclusão, o artigo apresenta a questão do desenvolvimento humano da biblioteca e a importância das pesquisas sobre este ambiente para inseri-lo na comunidade escolar e no cotidiano de pesquisa e extensão presentes no CA/UFSC.
Palavras-chave: Biblioteca escolar Colégio de aplicação Docente e biblioteca escolar Bibliotecas escolares Colégio de aplicação-ufsc Docentes e biblioteca escolar
Palabras clave: Biblioteca escolar
Mots clés:


LEITE, L. R. T. Biblioteca escolar como extensão do processo de ensino-aprendizagem: percepções da comunidade docente do colégio de aplicação da ufsc school library as extension of the process of teaching-learning: perceptions from the colégio de aplicação (ufsc) theachers about school libraries. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 21, n. 1, 2016.
LEITE LRTL. Biblioteca escolar como extensão do processo de ensino-aprendizagem: percepções da comunidade docente do colégio de aplicação da ufsc school library as extension of the process of teaching-learning: perceptions from the colégio de aplicação (ufsc) theachers about school libraries. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina. 2016;21(1).
LEITE, L. R. T. (2016). Biblioteca escolar como extensão do processo de ensino-aprendizagem: percepções da comunidade docente do colégio de aplicação da ufsc school library as extension of the process of teaching-learning: perceptions from the colégio de aplicação (ufsc) theachers about school libraries. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina; 21(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2016-03-11: 63183
hasAuthorLeonardo Ripoll Tavares Leite: (26136)
hasPageEnd136: 1847
hasPageStart115: 1001
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectBiblioteca escolar: 232760
hasSubjectColégio de aplicação: 71987
hasSubjectDocente e biblioteca escolar: 71988
hasSubjectBibliotecas escolares: 171996
hasSubjectColégio de aplicação-ufsc: 278439
hasSubjectDocentes e biblioteca escolar: 278440
hasFileStorage_repository/00/22/62/12/work_00226212#00046.pdf: (231604)
wasPublicationInDate2016-03-11: (278411)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina: 680
hasIssueOfISSUE:JNL:00046-2016-21-1: 63180
hasAbstractO presente artigo apresenta um estudo de caso sobre a percepção dos docentes do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acerca de uma biblioteca escolar. Para tanto, apresenta-se primeiramente um panorama sócio-histórico sobre os CAs no Brasil, contextualizando também o CA/UFSC com o seu desenvolvimento político e pedagógico ao longo do tempo. Em seguida, são analisados os conceitos teóricos sobre as bibliotecas escolares inseridas no século XXI: suas definições, seus papéis e suas atividades; e também os estudos sobre as relações de cooperação entre docentes e biblioteca, os quais buscam melhorias nas práticas de ensino-aprendizagem, objetivando o sucesso educacional entre os alunos. Por último, são analisados os resultados obtidos pela pesquisa realizada com os professores do CA/UFSC, que buscou levantar informações sobre o conceito e a finalidade de uma biblioteca escolar, as suas características mais importantes e a representação de uma biblioteca escolar ideal na visão desses docentes. De acordo com a pesquisa, os docentes entendem que a biblioteca escolar deve ter um acervo rico e diversificado e que desenvolva atividades culturais e de incentivo à leitura. Além disso, a equipe da biblioteca deve ser treinada e capacitada na área; e o bibliotecário, atuante nas reuniões pedagógicas e de planejamento escolar. Como conclusão, o artigo apresenta a questão do desenvolvimento humano da biblioteca e a importância das pesquisas sobre este ambiente para inseri-lo na comunidade escolar e no cotidiano de pesquisa e extensão presentes no CA/UFSC.: 0
hasIDoai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1162
hasRegisterIdhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1162: 0
hasSourceRevista ACB; v. 21 n. 1 (2016): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 115-136: 0
hasSource1414-0594: 0
hasTitleBiblioteca escolar como extensão do processo de ensino-aprendizagem: percepções da comunidade docente do colégio de aplicação da ufsc school library as extension of the process of teaching-learning: perceptions from the colégio de aplicação (ufsc) theachers about school libraries: 0
hasUrlhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1162
hasUrlhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1162/pdf
prefLabelOai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1162#00046: 0
Classe: Article