Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
hasSubject | Formação do bibliotecário: 271247 |
hasSubject | Desinformação: 199406 |
hasSubject | Biblioteconomia: 234396 |
hasSubject | Fake news: 234407 |
dateOfAvailability | 2023-07-22: 226476 |
hasAuthor | Camila Furtado: (226477) |
hasAuthor | Djuli Machado de Lucca: (1154) |
hasAuthor | Andrea Doyle Louzada de Mattos Dodebei Aymonin: (192398) |
hasPageEnd | 23: 1101 |
hasPageStart | 1: 696 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasFileStorage | _repository/00/22/64/75/work_00226475#00001.pdf: (231647) |
wasPublicationInDate | 2023-07-22: (266745) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | Copyright (c): (232755) |
hasLicense | BY-NC/4.0: (245907) |
isPartOfSource | Revista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00001-2023-19-: 216950 |
hasAbstract | O objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, é explicitar as possibilidades e ações de combate à desinformação por parte dos estudantes do curso de biblioteconomia da universidade federal de rondônia – unir. visa, especificamente, analisar como eles enxergam esse fenômeno, as competências que desenvolvem no curso, a atuação do bibliotecário na linha de frente desse problema e o que eles fazem e pretendem fazer para combater a desinformação. foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de explorar questões sobre desinformação e bibliotecário, seguido de uma coleta de dados, realizada através de entrevistas, feitas remotamente. o procedimento de análise de dados é baseado na análise de conteúdo de bardin. os resultados obtidos mostraram que os estudantes entendem a desinformação como a produção de notícias falsas, a falta de cuidado com as fontes e a ausência de informação. também foi possível perceber que eles possuem uma perspectiva responsável em relação à informação, desenvolvendo competências de checagem de fontes e discernimento para identificar um conteúdo confiável. por fim, foram identificadas suas ações de combate à desinformação tanto no cotidiano quanto futuramente, com o desenvolvimento de projetos que de alguma forma contribuirão para a conscientização desse fenômeno. dessa forma, este trabalho visou contribuir para a evolução dessa discussão, para que esse assunto seja continuado e explorado por outros pesquisadores.: 0 |
hasID | oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1751 |
hasRegisterId | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751: 0 |
hasSource | 1980-6949 |
hasSource | 0100-0691 |
hasTitle | Percepções de estudantes de biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação: 0 |
hasUrl | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751 |
hasUrl | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751/1463 |
prefLabel | Oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1751#00001: 0 |