Percepções de estudantes de biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 19, n. , 2023 | 2023 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 19, n. , 2023

Percepções de estudantes de biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação

Resumo: O objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, é explicitar as possibilidades e ações de combate à desinformação por parte dos estudantes do curso de biblioteconomia da universidade federal de rondônia – unir. visa, especificamente, analisar como eles enxergam esse fenômeno, as competências que desenvolvem no curso, a atuação do bibliotecário na linha de frente desse problema e o que eles fazem e pretendem fazer para combater a desinformação. foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de explorar questões sobre desinformação e bibliotecário, seguido de uma coleta de dados, realizada através de entrevistas, feitas remotamente. o procedimento de análise de dados é baseado na análise de conteúdo de bardin. os resultados obtidos mostraram que os estudantes entendem a desinformação como a produção de notícias falsas, a falta de cuidado com as fontes e a ausência de informação. também foi possível perceber que eles possuem uma perspectiva responsável em relação à informação, desenvolvendo competências de checagem de fontes e discernimento para identificar um conteúdo confiável. por fim, foram identificadas suas ações de combate à desinformação tanto no cotidiano quanto futuramente, com o desenvolvimento de projetos que de alguma forma contribuirão para a conscientização desse fenômeno. dessa forma, este trabalho visou contribuir para a evolução dessa discussão, para que esse assunto seja continuado e explorado por outros pesquisadores.
Palavras-chave: Formação do bibliotecário Desinformação Biblioteconomia Fake news
Mots clés:


FURTADO, C.; LUCCA, D. M.; AYMONIN, A. D. L. M. D. Percepções de estudantes de biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 19, n., 2023.
FURTADO CF; LUCCA DML; AYMONIN ADLMDA. Percepções de estudantes de biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2023;19().
FURTADO, C., LUCCA, D. M., & AYMONIN, A. D. L. M. D. (2023). Percepções de estudantes de biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 19().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
hasSubjectFormação do bibliotecário: 271247
hasSubjectDesinformação: 199406
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectFake news: 234407
dateOfAvailability2023-07-22: 226476
hasAuthorCamila Furtado: (226477)
hasAuthorDjuli Machado de Lucca: (1154)
hasAuthorAndrea Doyle Louzada de Mattos Dodebei Aymonin: (192398)
hasPageEnd23: 1101
hasPageStart1: 696
hasSectionOfArtigo: 3
hasFileStorage_repository/00/22/64/75/work_00226475#00001.pdf: (231647)
wasPublicationInDate2023-07-22: (266745)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC/4.0: (245907)
isPartOfSourceRevista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060
hasIssueOfISSUE:JNL:00001-2023-19-: 216950
hasAbstractO objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, é explicitar as possibilidades e ações de combate à desinformação por parte dos estudantes do curso de biblioteconomia da universidade federal de rondônia – unir. visa, especificamente, analisar como eles enxergam esse fenômeno, as competências que desenvolvem no curso, a atuação do bibliotecário na linha de frente desse problema e o que eles fazem e pretendem fazer para combater a desinformação. foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de explorar questões sobre desinformação e bibliotecário, seguido de uma coleta de dados, realizada através de entrevistas, feitas remotamente. o procedimento de análise de dados é baseado na análise de conteúdo de bardin. os resultados obtidos mostraram que os estudantes entendem a desinformação como a produção de notícias falsas, a falta de cuidado com as fontes e a ausência de informação. também foi possível perceber que eles possuem uma perspectiva responsável em relação à informação, desenvolvendo competências de checagem de fontes e discernimento para identificar um conteúdo confiável. por fim, foram identificadas suas ações de combate à desinformação tanto no cotidiano quanto futuramente, com o desenvolvimento de projetos que de alguma forma contribuirão para a conscientização desse fenômeno. dessa forma, este trabalho visou contribuir para a evolução dessa discussão, para que esse assunto seja continuado e explorado por outros pesquisadores.: 0
hasIDoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1751
hasRegisterIdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751: 0
hasSource1980-6949
hasSource0100-0691
hasTitlePercepções de estudantes de biblioteconomia quanto ao papel do bibliotecário no combate à desinformação: 0
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1751/1463
prefLabelOai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1751#00001: 0
Classe: Article