Neurocomunicação e redes sociais | Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 28, n. , 2023 | 2023 - Brapci
Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 28, n. , 2023

Neurocomunicação e redes sociais

Neurocommunication and social networks

Neurocomunicación y redes sociales

Resumo: Objetivo: Analisar os avanços nas pesquisas em Neurocomunicação em relação às redes sociais, a fim de identificar o impacto da comunicação online na percepção da realidade e no comportamento das pessoas e definir estratégias para minimizar os efeitos negativos de seu uso. Resultado: Através da revisão da literatura constatou-se que a comunicação online nas redes sociais pode ter um impacto significativo na perceção da realidade e no comportamento das pessoas. Estudos de neurocomunicação mostraram que a comunicação online ativa áreas do cérebro relacionadas à emoção, recompensa e tomada de decisão. Além disso, foram identificadas várias estratégias de Neurocomunicação para minimizar os efeitos negativos do uso das redes sociais, como o uso de emoções positivas, limitação da exposição a notícias negativas, uso do humor e personalização da comunicação. Conclusões: A pesquisa em neurocomunicação mostrou que a comunicação online nas redes sociais pode ter um impacto significativo na percepção da realidade e no comportamento das pessoas. A compreensão das estratégias de Neurocomunicação pode ser útil para minimizar os efeitos negativos do uso das redes sociais e melhorar a eficácia da comunicação online.
Palavras-chave: Impacto Rede social Comunicação Comportamento Redes sociais
Abstract: Objectives: Analyze the advances of research on Neurocommunication in relation to social networks, in order to identify the impact of online communication on the perception of reality and the behavior of people, and define strategies to minimize the negative effects of its use. Results: Through the literature review, it was found that online communication in social networks can have a significant impact on people´s perception of reality and behavior. Neurocommunication studies have shown that online communication activates areas of the brain related to emotion, reward, and decision making. In addition, several Neurocommunication strategies were identified to minimize the negative effects of using social networks, such as the use of positive emotions, limiting exposure to negative news, the use of humor, and personalization of communication. Conclusions: Neurocommunication research has shown that online communication on social media can have a significant impact on people´s perception of reality and behavior. The understanding of Neurocommunication strategies can be useful to minimize the negative effects of using social networks and improve the effectiveness of online communication.
Keywords: Social networks Impact Communication Behavior
Resumen: Objetivo: Analizar los avances de la investigación sobre la Neurocomunicación en relación con las redes sociales, con el fin de identificar el impacto de la comunicación en línea en la percepción de la realidad y el comportamiento de las personas, y delimitar estrategias para minimizar los efectos negativos de su uso. Resultado: A través de la revisión de la literatura, se encontró que la comunicación en línea en las redes sociales puede tener un impacto significativo en la percepción de la realidad y el comportamiento de las personas. Los estudios en Neurocomunicación han demostrado que la comunicación en línea activa áreas del cerebro relacionadas con la emoción, la recompensa y la toma de decisiones. Además, se identificaron varias estrategias de Neurocomunicación para minimizar los efectos negativos del uso de las redes sociales, como el uso de emociones positivas, la limitación de la exposición a noticias negativas, el uso del humor y la personalización de la comunicación. Conclusiones: La investigación en Neurocomunicación ha demostrado que la comunicación en línea en las redes sociales puede tener un impacto significativo en la percepción de la realidad y el comportamiento de las personas. La comprensión de las estrategias de Neurocomunicación puede ser útil para minimizar los efectos negativos del uso de las redes sociales y mejorar la efectividad de la comunicación en línea.
Palabras clave: Redes sociales Comunicación Comportamiento Impacto
Mots clés:


DOMINGUEZ, D. C.; EGIDO-PIQUERAS, M.; BARRIENTOS-BAEZ, A. Neurocomunicação e redes sociais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 28, n., 2023.
DOMINGUEZ DCD; EGIDO-PIQUERAS ME; BARRIENTOS-BAEZ AB. Neurocomunicação e redes sociais. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. 2023;28().
DOMINGUEZ, D. C., EGIDO-PIQUERAS, M., & BARRIENTOS-BAEZ, A. (2023). Neurocomunicação e redes sociais. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; 28().
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Dados explicitados em RDF do trabalho
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hasAbstractObjetivo: Analisar os avanços nas pesquisas em Neurocomunicação em relação às redes sociais, a fim de identificar o impacto da comunicação online na percepção da realidade e no comportamento das pessoas e definir estratégias para minimizar os efeitos negativos de seu uso. Resultado: Através da revisão da literatura constatou-se que a comunicação online nas redes sociais pode ter um impacto significativo na perceção da realidade e no comportamento das pessoas. Estudos de neurocomunicação mostraram que a comunicação online ativa áreas do cérebro relacionadas à emoção, recompensa e tomada de decisão. Além disso, foram identificadas várias estratégias de Neurocomunicação para minimizar os efeitos negativos do uso das redes sociais, como o uso de emoções positivas, limitação da exposição a notícias negativas, uso do humor e personalização da comunicação. Conclusões: A pesquisa em neurocomunicação mostrou que a comunicação online nas redes sociais pode ter um impacto significativo na percepção da realidade e no comportamento das pessoas. A compreensão das estratégias de Neurocomunicação pode ser útil para minimizar os efeitos negativos do uso das redes sociais e melhorar a eficácia da comunicação online.: 0
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Classe: Article