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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2023-08-09: (226879) |
hasAuthor | Juliana Venancio Ançanello: (106637) |
hasAuthor | Helen de Castro Silva Casarin: (2017) |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Fake news: 234407 |
hasSubject | Desinformação: 199406 |
hasSubject | Competência midiática e informacional: 227260 |
hasSubject | Competência digital: 207356 |
hasSubject | Competência em informação: 264669 |
hasSubject | Media and information literacy: 1228 |
hasSubject | Competencia en información: 1342 |
hasSubject | Alfabetização informacional: 237818 |
hasSubject | Notícias falsas: 245620 |
hasSubject | Letramento informacional: 172256 |
hasSubject | Curso de biblioteconomia: 174143 |
hasFileStorage | _repository/00/22/72/59/work_00227259#00017.pdf: (253730) |
wasPublicationInDate | 2023-08-09: (226879) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLanguageExpression | en: (232773) |
hasLicense | Copyright (c): (232755) |
hasLicense | CCBY4.0: (232756) |
isPartOfSource | Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação: 285 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00017-2023-21-: 215998 |
hasAbstract | Introdução: o consumo de informações e de notícias no ambiente virtual, caracterizado pelo conteúdo infinito, conexão permanente e excesso informacional, dificulta o discernimento do que é ou não uma informação factual. objetivo: investigar quais são as diretrizes propostas pelos documentos digcomp e mil para preparar os indivíduos contra às fake news e a desinformação. metodologia: utilizou-se a análise de conteúdo, mais especificamente a análise categorial, para análise dos frameworks selecionados. foram criadas três categorias de análise com sete inferências. resultados: na categoria conceitos-chave, apenas a inferência de desinformação é apresentada nos dois documentos. há recomendações para a avaliação da informação em ambientes informacionais não tradicionais como inferido na categoria dois em ambos frameworks analisados. verificou-se que o digcomp traz diretrizes pontuais quanto a categoria habilidades, conhecimentos e atitudes, enquanto o mil, contempla duas das três inferências propostas na categoria. conclusão: os documentos oferecem um conjunto de referenciais conceituais, pedagógicos e de estratégia-ação que oferecem elementos norteadores para a preparação dos usuários e é imprescindível que profissionais da informação sejam proativos em relação desinformação e fake news, além de conhecer, analisar e criticar os referenciais disponíveis para que desenvolvam estratégias fundamentadas na integração de diferentes competências a fim de preparar os sujeitos para utilizar os ambientes informacionais não tradicionais.: 0 |
hasID | oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671533 |
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hasRegisterId | 10.20396/rdbci.v21i00.8671533: 0 |
hasSource | RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 21 (2023): Continous Publication; e023013: 0 |
hasSource | RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 21 (2023): Publicação Contínua; e023013: 0 |
hasSource | 1678-765X: 0 |
hasTitle | Contribuições dos frameworks digcomp e mil para o combate às fake news e à desinformação: 0 |
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prefLabel | Oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671533#00017: 0 |
hasDOI | 10.20396/rdbci.v21i00.8671533 |