Contribuições dos frameworks digcomp e mil para o combate às fake news e à desinformação | RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 21, n. , 2023 | 2023 - Brapci
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 21, n. , 2023

Contribuições dos frameworks digcomp e mil para o combate às fake news e à desinformação

Digcomp and mil frameworks contributo to fight fake news and disinformation

Resumo: Introdução: o consumo de informações e de notícias no ambiente virtual, caracterizado pelo conteúdo infinito, conexão permanente e excesso informacional, dificulta o discernimento do que é ou não uma informação factual. objetivo: investigar quais são as diretrizes propostas pelos documentos digcomp e mil para preparar os indivíduos contra às fake news e a desinformação. metodologia: utilizou-se a análise de conteúdo, mais especificamente a análise categorial, para análise dos frameworks selecionados. foram criadas três categorias de análise com sete inferências. resultados: na categoria conceitos-chave, apenas a inferência de desinformação é apresentada nos dois documentos. há recomendações para a avaliação da informação em ambientes informacionais não tradicionais como inferido na categoria dois em ambos frameworks analisados. verificou-se que o digcomp traz diretrizes pontuais quanto a categoria habilidades, conhecimentos e atitudes, enquanto o mil, contempla duas das três inferências propostas na categoria. conclusão: os documentos oferecem um conjunto de referenciais conceituais, pedagógicos e de estratégia-ação que oferecem elementos norteadores para a preparação dos usuários e é imprescindível que profissionais da informação sejam proativos em relação desinformação e fake news, além de conhecer, analisar e criticar os referenciais disponíveis para que desenvolvam estratégias fundamentadas na integração de diferentes competências a fim de preparar os sujeitos para utilizar os ambientes informacionais não tradicionais.
Palavras-chave: Fake news Desinformação Competência midiática e informacional Competência digital Competência em informação Media and information literacy Competencia en información Alfabetização informacional Notícias falsas Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Abstract: The consumption of information and news in the virtual environment, characterized by infinite content, permanent connection and information overlode, makes it difficult to discern what is or is not factual information. The objective is to investigate what are the guidelines proposed by the DigComp and MIL documents to prepare individuals against fake news and misinformation. Content Analysis, more specifically categorical analysis, was used to analyze the selected frameworks. Three analysis categories were created with seven inferences. In the Key Concepts category, only misinformation inference is presented in both documents. There are recommendations for the evaluation of information in non-traditional information environments as inferred in category two in both analyzed frameworks. It was found that DigComp brings specific guidelines regarding the Skills, Knowledge and Attitudes category, while the MIL includes two of the three inferences proposed in the category. The documents offer a set of conceptual, pedagogical and strategy-action references that provide guiding elements for the preparation of users and it is imperative that information professionals are proactive in relation to misinformation and fake news, in addition to knowing, analyzing and criticizing the available references to develop strategies based on the integration of different skills in order to prepare subjects to use non-traditional informational environments.
Keywords: Disinformation Digital literacy Information literacy Fake news Media and information literacy Society
Mots clés:


ANCANELLO, J. V.; CASARIN, H. C. S. Contribuições dos frameworks digcomp e mil para o combate às fake news e à desinformação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 21, n., 2023.
ANCANELLO JVA; CASARIN HCSC. Contribuições dos frameworks digcomp e mil para o combate às fake news e à desinformação. Revista digital de biblioteconomia & ciência da informação. 2023;21().
ANCANELLO, J. V., & CASARIN, H. C. S. (2023). Contribuições dos frameworks digcomp e mil para o combate às fake news e à desinformação. Revista digital de biblioteconomia & ciência da informação; 21().
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hasAbstractIntrodução: o consumo de informações e de notícias no ambiente virtual, caracterizado pelo conteúdo infinito, conexão permanente e excesso informacional, dificulta o discernimento do que é ou não uma informação factual. objetivo: investigar quais são as diretrizes propostas pelos documentos digcomp e mil para preparar os indivíduos contra às fake news e a desinformação. metodologia: utilizou-se a análise de conteúdo, mais especificamente a análise categorial, para análise dos frameworks selecionados. foram criadas três categorias de análise com sete inferências. resultados: na categoria conceitos-chave, apenas a inferência de desinformação é apresentada nos dois documentos. há recomendações para a avaliação da informação em ambientes informacionais não tradicionais como inferido na categoria dois em ambos frameworks analisados. verificou-se que o digcomp traz diretrizes pontuais quanto a categoria habilidades, conhecimentos e atitudes, enquanto o mil, contempla duas das três inferências propostas na categoria. conclusão: os documentos oferecem um conjunto de referenciais conceituais, pedagógicos e de estratégia-ação que oferecem elementos norteadores para a preparação dos usuários e é imprescindível que profissionais da informação sejam proativos em relação desinformação e fake news, além de conhecer, analisar e criticar os referenciais disponíveis para que desenvolvam estratégias fundamentadas na integração de diferentes competências a fim de preparar os sujeitos para utilizar os ambientes informacionais não tradicionais.: 0
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Classe: Article