Da gestão tradicional para a cultura de gestão de projetos em bibliotecas: o caso das instituições de ensino superior do recife | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 2, 2019 | 2019 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 2, 2019

Da gestão tradicional para a cultura de gestão de projetos em bibliotecas: o caso das instituições de ensino superior do recife

From the traditional management to the culture of project management in libraries: the case fo reef higher education institutions in recife

Resumo: Teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a cultura de gerenciamento de projetos nas bibliotecas universitárias do Recife. Fundamentou o estudo por meio de revisão de literatura especializada nas áreas de Biblioteconomia, Administração e Ciência da Informação. Realizou uma pesquisa de natureza explicativa com procedimento metodológico de campo. Identificou uma população de 38 instituições e coletou dados de uma amostra de 14 instituições. Embasou o questionário estruturado de coleta dos dados a partir do PMBOK com escala de porcentagem adaptada de Likert. Obteve 68 respondentes analisados por meio de regressão linear múltipla com o software Statistica 8. Gerou quatro variáveis independentes: critérios de aceitação do projeto, liberdade para discussão dos artefatos, papel do líder e acompanhamento físico versus financeiro. Concluiu que as variáveis apontam um índice de 85% a favor do suporte à cultura de gerenciamento de projetos em bibliotecas universitárias. Aponta uma demanda cultural desse tipo de gestão e pesquisas nas esferas estadual e nacional brasileiras.
Palavras-chave: Recife Pmbok Biblioteca universitária Gestão de projeto Bibliotecas universitárias Gestão de projetos
Abstract: It aimed to analyze the factors that influence the project management culture in the university libraries of Recife. He based the study by reviewing specialized literature in the areas of Librarianship, Administration and Information Science. He carried out a research of explanatory nature with methodological procedure of field. A questionnaire was applied to 12 private institutions of higher education in the State of Pernambuco, obtaining 68 respondents. He based the structured questionnaire of data collection from the PMBOK with Likert´s adjusted percentage scale. It obtained 68 respondents through multiple linear regression with Statistica 8 software. It generated four independent variables: project acceptance criteria, freedom to discuss artifacts, role of leader and physical versus financial monitoring. He concluded that the variables indicate an index of 85% in favor of supporting the project management culture in university libraries. It points out a cultural demand for this type of management and research in the Brazilian state and national spheres.
Keywords: University libraries Project management Recife Pmbok University library
Mots clés:


SILVA JUNIOR, A. S.; FERREIRA, I. N. C.; SALCEDO, D. A. Da gestão tradicional para a cultura de gestão de projetos em bibliotecas: o caso das instituições de ensino superior do recife. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 2, 2019.
SILVA JUNIOR ASS; FERREIRA INCF; SALCEDO DAS. Da gestão tradicional para a cultura de gestão de projetos em bibliotecas: o caso das instituições de ensino superior do recife. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2019;15(2).
SILVA JUNIOR, A. S., FERREIRA, I. N. C., & SALCEDO, D. A. (2019). Da gestão tradicional para a cultura de gestão de projetos em bibliotecas: o caso das instituições de ensino superior do recife. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 15(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2019-05-08: 113881
hasAuthorAntonio de Souza Silva Junior: (113916)
hasAuthorIngrid Naara Carlos Ferreira: (113917)
hasAuthorDiego Andres Salcedo: (7770)
hasPageEnd447: 2111
hasPageStart427: 31775
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectRecife: 2759
hasSubjectPmbok: 34174
hasSubjectBiblioteca universitária: 233546
hasSubjectGestão de projeto: 29447
hasSubjectBibliotecas universitárias: 199222
hasSubjectGestão de projetos: 190453
wasPublicationInDate2019-05-08: (233532)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC/4.0: (245907)
hasFileStorage_repository/00/22/91/24/work_00229124#00001.pdf: (318091)
isPartOfSourceRevista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060
hasIssueOfISSUE:JNL:00001-2019-15-2: 113879
hasAbstractTeve como objetivo analisar os fatores que influenciam a cultura de gerenciamento de projetos nas bibliotecas universitárias do Recife. Fundamentou o estudo por meio de revisão de literatura especializada nas áreas de Biblioteconomia, Administração e Ciência da Informação. Realizou uma pesquisa de natureza explicativa com procedimento metodológico de campo. Identificou uma população de 38 instituições e coletou dados de uma amostra de 14 instituições. Embasou o questionário estruturado de coleta dos dados a partir do PMBOK com escala de porcentagem adaptada de Likert. Obteve 68 respondentes analisados por meio de regressão linear múltipla com o software Statistica 8. Gerou quatro variáveis independentes: critérios de aceitação do projeto, liberdade para discussão dos artefatos, papel do líder e acompanhamento físico versus financeiro. Concluiu que as variáveis apontam um índice de 85% a favor do suporte à cultura de gerenciamento de projetos em bibliotecas universitárias. Aponta uma demanda cultural desse tipo de gestão e pesquisas nas esferas estadual e nacional brasileiras.: 0
hasIDoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1234
hasRegisterIdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1234: 0
hasSource1980-6949
hasSource0100-0691
hasTitleDa gestão tradicional para a cultura de gestão de projetos em bibliotecas: o caso das instituições de ensino superior do recife: 0
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1234
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1234/1143
prefLabelOai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1234#00001: 0
Classe: Article