Mapeamento de competências humanas e organizacionais para formação de pessoas com competências do conhecimento | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, n. , 2022 | 2022 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, n. , 2022

Mapeamento de competências humanas e organizacionais para formação de pessoas com competências do conhecimento

Resumo: Um dos pilares para o desenvolvimento organizacional está diretamente relacionado a como as organizações gerenciam o seu capital intelectual, o conhecimento que se encontra na mente de seus colaboradores. O conhecimento é vital para o bom desempenho das organizações, porém, como ele é emanado de uma estrutura humana, é fundamental reconhecer que conter este conhecimento não é uma tarefa fácil, pois, as pessoas possuem vontades próprias, pensamentos próprios e formas de pensar distintas, características da personalidade, intrínsecas de cada indivíduo. Diante deste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar os requisitos fundamentais do conceito de competências organizacionais e individuais que contribuem para a construção de conhecimento organizacional. Enquanto metodologia, foi realizado um estudo descritivo e um levantamento bibliográfico com o objetivo de formar uma base de referência para mapear competências humanas e organizacionais que possam contribuir para desenvolvimento de pessoas com competências do conhecimento. Conclui-se que o estado mental e cognitivo do indivíduo afeta a capacidade de criar conexões a partir da informação, o que interfere na transmissão e no compartilhamento de conhecimento. Verificou-se que o mapeamento de perfil e reconhecimento do estilo de comportamento contribui para identificação das deficiências e potencialização das competências individuais humanas. Constatou-se que é vital o emprego da gestão por competências para formar pessoas com competências do conhecimento.
Palavras-chave: Competência organizacional Competência individual Estilo comportamental Gestão por competência Competências organizacionais Competências individuais Estilos comportamentais Gestão por competências
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


OLIVEIRA, M. L.; DAMIAN, I. P. M. Mapeamento de competências humanas e organizacionais para formação de pessoas com competências do conhecimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, n., 2022.
OLIVEIRA MLO; DAMIAN IPMD. Mapeamento de competências humanas e organizacionais para formação de pessoas com competências do conhecimento. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2022;18().
OLIVEIRA, M. L., & DAMIAN, I. P. M. (2022). Mapeamento de competências humanas e organizacionais para formação de pessoas com competências do conhecimento. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 18().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2022-05-28: 196037
hasAuthorMarcos Leandro Oliveira: (197106)
hasAuthorIeda Pelogia Martins Damian: (2985)
hasPageEnd23: 1101
hasPageStart1: 696
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCompetência organizacional: 103254
hasSubjectCompetência individual: 197104
hasSubjectEstilo comportamental: 197105
hasSubjectGestão por competência: 201782
hasSubjectCompetências organizacionais: 266697
hasSubjectCompetências individuais: 266698
hasSubjectEstilos comportamentais: 266699
hasSubjectGestão por competências: 234200
wasPublicationInDate2022-05-28: (245364)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC/4.0: (245907)
hasFileStorage_repository/00/22/91/34/work_00229134#00001.pdf: (308048)
isPartOfSourceRevista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060
hasIssueOfISSUE:JNL:00001-2022-18-: 171286
hasAbstractUm dos pilares para o desenvolvimento organizacional está diretamente relacionado a como as organizações gerenciam o seu capital intelectual, o conhecimento que se encontra na mente de seus colaboradores. O conhecimento é vital para o bom desempenho das organizações, porém, como ele é emanado de uma estrutura humana, é fundamental reconhecer que conter este conhecimento não é uma tarefa fácil, pois, as pessoas possuem vontades próprias, pensamentos próprios e formas de pensar distintas, características da personalidade, intrínsecas de cada indivíduo. Diante deste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar os requisitos fundamentais do conceito de competências organizacionais e individuais que contribuem para a construção de conhecimento organizacional. Enquanto metodologia, foi realizado um estudo descritivo e um levantamento bibliográfico com o objetivo de formar uma base de referência para mapear competências humanas e organizacionais que possam contribuir para desenvolvimento de pessoas com competências do conhecimento. Conclui-se que o estado mental e cognitivo do indivíduo afeta a capacidade de criar conexões a partir da informação, o que interfere na transmissão e no compartilhamento de conhecimento. Verificou-se que o mapeamento de perfil e reconhecimento do estilo de comportamento contribui para identificação das deficiências e potencialização das competências individuais humanas. Constatou-se que é vital o emprego da gestão por competências para formar pessoas com competências do conhecimento.: 0
hasIDoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1603
hasRegisterIdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1603: 0
hasSource1980-6949
hasSource0100-0691
hasTitleMapeamento de competências humanas e organizacionais para formação de pessoas com competências do conhecimento: 0
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1603
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1603/1345
prefLabelOai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1603#00001: 0
Classe: Article