Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, n. , 2022 | 2022 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, n. , 2022

Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia

Resumo: Este estudo teve como objetivo mapear e analisar as atividades de mediação da leitura desenvolvidas na biblioteca escolar, especialmente no contexto da COVID 19 e verificar as ressignificações que esse período acarretará nessas ações. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo se caracteriza como descritivo, com a adoção do método de múltiplos casos, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário junto aos(às) bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares nos estados da Bahia, Sergipe e Paraná. A pesquisa evidencia uma ressignificação das atividades de mediação da leitura, visto que os(as) bibliotecários(as) escolares estão atuando para além do ambiente físico da biblioteca, utilizando dispositivos da web e desenvolvendo competências para continuar atraindo os(as) leitores(as) e colaborando na sua formação. A partir da investigação realizada neste estudo pôde-se identificar indícios que a biblioteca escolar, após esse período pandêmico, continuará ofertando suas atividades e seus produtos em um contexto híbrido, alinhado ao comportamento informacional e aos anseios e as necessidades do(a) leitor(a).
Palavras-chave: Biblioteca escolar Mediação da leitura Covid-19
Mots clés:


SANTOS, R. R.; SOUSA, A. C. M.; BORTOLIN, S. Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, n., 2022.
SANTOS RRS; SOUSA ACMS; BORTOLIN SB. Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2022;18().
SANTOS, R. R., SOUSA, A. C. M., & BORTOLIN, S. (2022). Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 18().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2022-06-17: 197845
hasAuthorRaquel do Rosário Santos: (1182)
hasAuthorAna Claudia Medeiros de Sousa: (14934)
hasAuthorSueli Bortolin: (2165)
hasPageEnd24: 1550
hasPageStart1: 696
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectBiblioteca escolar: 232760
hasSubjectMediação da leitura: 314967
hasSubjectCovid-19: 234442
wasPublicationInDate2022-06-17: (266733)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC/4.0: (245907)
hasFileStorage_repository/00/22/91/41/work_00229141#00001.pdf: (301270)
isPartOfSourceRevista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060
hasIssueOfISSUE:JNL:00001-2022-18-: 171286
hasAbstractEste estudo teve como objetivo mapear e analisar as atividades de mediação da leitura desenvolvidas na biblioteca escolar, especialmente no contexto da COVID 19 e verificar as ressignificações que esse período acarretará nessas ações. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo se caracteriza como descritivo, com a adoção do método de múltiplos casos, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário junto aos(às) bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares nos estados da Bahia, Sergipe e Paraná. A pesquisa evidencia uma ressignificação das atividades de mediação da leitura, visto que os(as) bibliotecários(as) escolares estão atuando para além do ambiente físico da biblioteca, utilizando dispositivos da web e desenvolvendo competências para continuar atraindo os(as) leitores(as) e colaborando na sua formação. A partir da investigação realizada neste estudo pôde-se identificar indícios que a biblioteca escolar, após esse período pandêmico, continuará ofertando suas atividades e seus produtos em um contexto híbrido, alinhado ao comportamento informacional e aos anseios e as necessidades do(a) leitor(a).: 0
hasIDoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1699
hasRegisterIdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699: 0
hasSource1980-6949
hasSource0100-0691
hasTitleRessignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia: 0
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699/1348
prefLabelOai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1699#00001: 0
Classe: Article