Bibliotecas públicas como lócus para a alfabetização midiática e informacional | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. esp, 2017 | 2017 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. esp, 2017

Bibliotecas públicas como lócus para a alfabetização midiática e informacional

Public libraries as a locus for media literacy and information literacy

Resumo: Pesquisas recentes apontam que houve um aumento no percentual da população que acessa a internet no país. No entanto, apesar desse crescimento, a exclusão digital ainda se apresenta como um desafio para a sociedade brasileira em dois planos: a) exclusão em relação às possibilidades de acesso às TICs e à internet e b) exclusão relacionada às possibilidades de uso dessas tecnologias. Nesse cenário, defende-se a ideia da biblioteca pública como espaço para a construção das habilidades midiáticas e informacionais nos sujeitos. Propõe-se a adoção de uma perspectiva estrutural, que considera as práticas de informação na contemporaneidade como parte de uma matriz de relações complexas que envolve sujeitos, instituições e artefatos tecnológicos, todos situados em um dado tempo e espaço, ou seja, como práticas sociotécnicas
Palavras-chave: Media and information literacy Biblioteca pública Alfabetização midiática e informacional Exclusão digital Bibliotecas públicas
Abstract: Contemporary researches show an increase on the amount of brazilian population that can acess the internet. However, despite this growth, the digital divide still presents itself as a challenge for the brazilian society in two levels: a) the exclusion of the possibilities of access to ICTs and to the internet and b) exclusion related to the uses of these technologies. In this scenario, the article defends public libraries as spaces for the construction of media and informational literacy skills. It proposes a structural point of view which consider contemporary informational practices as part of a complexity matrix of relationships that involves people, institutions and technological artifacts, all situated in a given space and time, as sociotechnical practices
Keywords: Public libraries Digital divide Media and information literacy
Mots clés:


CALIL JUNIOR, A. Bibliotecas públicas como lócus para a alfabetização midiática e informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. esp, 2017.
CALIL JUNIOR AC. Bibliotecas públicas como lócus para a alfabetização midiática e informacional. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2017;13(esp).
CALIL JUNIOR, A. (2017). Bibliotecas públicas como lócus para a alfabetização midiática e informacional. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 13(esp).
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hasAbstractPesquisas recentes apontam que houve um aumento no percentual da população que acessa a internet no país. No entanto, apesar desse crescimento, a exclusão digital ainda se apresenta como um desafio para a sociedade brasileira em dois planos: a) exclusão em relação às possibilidades de acesso às TICs e à internet e b) exclusão relacionada às possibilidades de uso dessas tecnologias. Nesse cenário, defende-se a ideia da biblioteca pública como espaço para a construção das habilidades midiáticas e informacionais nos sujeitos. Propõe-se a adoção de uma perspectiva estrutural, que considera as práticas de informação na contemporaneidade como parte de uma matriz de relações complexas que envolve sujeitos, instituições e artefatos tecnológicos, todos situados em um dado tempo e espaço, ou seja, como práticas sociotécnicas: 0
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