A tecnologia na pesquisa e no ensino da biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil: representações, conteúdos e práticas | Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 10, n. 2, 2015 | 2015 - Brapci
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 10, n. 2, 2015

A tecnologia na pesquisa e no ensino da biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil: representações, conteúdos e práticas

Resumo: A presente pesquisa visa contribuir para a reflexão da relação entre a Biblioteconomia e a Ciência da Informação (BCI), tendo como traço identificador dessas áreas o componente tecnológico. Para tanto investiga a pesquisa científica sobre a temática tecnológica e suas consonâncias com a tecnologia enquanto conteúdo formativo nesses campos interdisciplinares, procurando responder: quais as bases tecnológicas da BCI no Brasil? Concepções tecnicistas, filosóficas, culturais e sociológicas sobre o tema constituem o referencial teórico da pesquisa na observação de perspectivas de diferentes pensadores (Heidegger, Morin, Lévy e Vieira Pinto). A base de conhecimento tecnológico acumulado no ARIST nos últimos 50 anos complementa o referencial teórico e embasa a proposta de criação de um instrumento de seleção e análise da produção científica nacional (representada na base BRAPCI) e da formação tecnológica ofertada em cursos de graduação em Biblioteconomia e de Pós-Graduação em Ciência da Informação de instituições com ambas as formações na mesma unidade de ensino. As categorias e subcategorias do instrumento elaborado serão o ponto de partida para a análise conjunta do corpus com vista à compreensão de suas representações, conteúdos e práticas.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


ARAUJO, R. F.; OLIVEIRA, M. A tecnologia na pesquisa e no ensino da biblioteconomia e ciência da informação no brasil: representações, conteúdos e práticas. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 10, n. 2, 2015.
ARAUJO RFA; OLIVEIRA MO. A tecnologia na pesquisa e no ensino da biblioteconomia e ciência da informação no brasil: representações, conteúdos e práticas. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia. 2015;10(2).
ARAUJO, R. F., & OLIVEIRA, M. (2015). A tecnologia na pesquisa e no ensino da biblioteconomia e ciência da informação no brasil: representações, conteúdos e práticas. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia; 10(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 ago., 2008.  journal 
  • BANDEIRA, A. E.. O conceito de tecnologia sob o olhar do filósofo Álvaro Vieira Pinto. Geografia Ensino and Pesquisa, v. 15, n.1, jan./abr. 2011. Disponível em: < http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/geografia/article/viewFile/7381/4420 >. Acesso em 22 fev. 2014.  journal 
  • CASTRO, César Augusto. História da Biblioteconomia brasileira: perspectivas históricas. Brasília: Thesaurus, 2000  book 
  • CUPANI, Alberto. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. scientiæ zudia, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 493-518, 2004.  journal 
  • FOX, V. Análisis documental de contenido: principios y prácticas. Buenos Aires: Alfagrama, 2005.  journal 
  • GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Estudos curriculares em biblioteconomia no Mercosul: reflexões sobre uma trajetória. In: VALENTIM, Marta Lígia (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002, p.49-88  book.cap 
  • HAIGH, T.. How the Computer Became Information Technology: Constructing Information in Corporate America, 1950-2000 (Unpublished Draft). 2003. Disponível em: < http://www.tomandmaria.com/tom/Writing/InfoFixDRAFT.pdf >. Acesso em 28 mar., 2015.  LINK 
  • HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. 2ºed. Petrópolis: Vozes, 2002.  book 
  • MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Trad. Maria D. Alexandre. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.  book 
  • HJØRLAND, B. Library and Information Science: practice, theory, and philosophical basis. Information Processing and Management, 36, 2000, p. 501-531  journal 
  • LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.  book 
  • LIMA, Raimundo Martins de. A construção social da Biblioteconomia brasileira: a dimensão político-pedagógica do fazer bibliotecário. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 1999  book 
  • LÜDKE, M.., ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.  book 
  • OLIVEIRA, D. A.. A influência da Ciência da Informação nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil: formação docente, aspectos teóricos e manifestações. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola  these 
  • OLIVEIRA, M.. A investigação científica na ciência da informação: análise da pesquisa financiada pelo CNPq. Tese (Doutorado em Ciência de Informação). Brasília: CID/UnB, 1998. 201 p.  these 
  • PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Gênese da Ciência da Informação ou sinais anunciadores da nova área. In: AQUINO, Miriam de Albuquerque de (Org.). O campo de Ciência de Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Editora Universitária, 2002. p. 61-86  book.cap 
  • PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. v.1, p. 531.  book 
  • RUSSELL, J.., ROUSSEAU, R. Bibliometrics and institutional evaluation. In: ARVANTIS, R. (Ed.). Encyclopedia of Life Support Systems (EOLSS). Part 19.3: Science and Technology Policy. Oxford: UNESCO/EOLSS, 2002. p. 1-20. Disponível em: . Acesso em: 14 jun.2013.  book.cap 
  • SARACEVIC, T. Information science: origin, evolution and relations. In: CONFERENCE ON CONCEPTS OF LIBRARY AND INFORMATION SCIENCE, 1991, Tampere, Finlândia. Conceptions of library and information science: historical, empirical and theoretical perspectives., ed. by Perti Vakkari and Blaise Cronin. Los Angeles: Taylor Graham, 1992. p. 299-312.  book.cap 
  • SOUZA, Francisco das Chagas de. Modernização e Biblioteconomia nova no Brasil. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2003.  book 
  • SOUZA, Francisco das Chagas de. Ensino de Biblioteconomia no Brasil: questões acerca do modelo deweyano. Encontros Bibli., Florianópolis, n.3, abr., 1997.  journal 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2015-08-10: 14519
hasAuthorRonaldo Ferreira de Araujo: (8108)
hasAuthorMarlene Oliveira: (16108)
hasFileStorage_repository/00/02/58/41/work_00025841#00000.pdf: (41366)
hasSectionOfPesquisa em andamento: 106
isPartOfSourcePesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia: 220
hasIssueOfISSUE:JNL:00012-2015-10-2: 24385
hasAbstractA presente pesquisa visa contribuir para a reflexão da relação entre a Biblioteconomia e a Ciência da Informação (BCI), tendo como traço identificador dessas áreas o componente tecnológico. Para tanto investiga a pesquisa científica sobre a temática tecnológica e suas consonâncias com a tecnologia enquanto conteúdo formativo nesses campos interdisciplinares, procurando responder: quais as bases tecnológicas da BCI no Brasil? Concepções tecnicistas, filosóficas, culturais e sociológicas sobre o tema constituem o referencial teórico da pesquisa na observação de perspectivas de diferentes pensadores (Heidegger, Morin, Lévy e Vieira Pinto). A base de conhecimento tecnológico acumulado no ARIST nos últimos 50 anos complementa o referencial teórico e embasa a proposta de criação de um instrumento de seleção e análise da produção científica nacional (representada na base BRAPCI) e da formação tecnológica ofertada em cursos de graduação em Biblioteconomia e de Pós-Graduação em Ciência da Informação de instituições com ambas as formações na mesma unidade de ensino. As categorias e subcategorias do instrumento elaborado serão o ponto de partida para a análise conjunta do corpus com vista à compreensão de suas representações, conteúdos e práticas.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/24932
hasRegisterIdhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/24932: 0
hasSourcePesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Vol. 10, No 2 (2015): 0
hasSource1981-0695: 0
hasTitleA tecnologia na pesquisa e no ensino da biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil: representações, conteúdos e práticas: 0
hasUrlhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/24932/13720: 0
hasUrlhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/downloadSuppFile/24932/3934: 0
prefLabeloai:periodicos.ufpb.br:article/24932#00012: 0
Classe: Article