(in)formação e cultura nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro | Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 11, n. 2, 2016 | 2016 - Brapci
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 11, n. 2, 2016

(in)formação e cultura nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro

Resumo: O artigo descreve brevemente visitas a cinco escolas ocupadas e conversas com secundaristas ocupantes com o objetivo de apreender o tipo de escola desenvolvido pelos estudantes, especialmente no que diz respeito à informação e à cultura. O referencial teórico se constitui num levantamento de ideias bastante transversal. Da reprodução de Bourdieu e Passeron, passa-se para a pedagogia do oprimido de Paulo Freire, depois pela proposta de reforma do ensino de Edgar Morin, para finalmente tratar do conceito de competência crítica em informação. A metodologia inclui pesquisas bibliográficas, o método etnográfico de descrição e entrevistas semiestruturadas para coletar dados. Chegou-se à conclusão, ainda parcial, de que as ocupações, apesar da singularidade de cada uma, apontam, em comum, perspectivas frutíferas para as áreas da informação, da cultura e da educação.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


DOYLE, A.; BEZERRA, A. (in)formação e cultura nas escolas ocupadas do rio de janeiro. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 11, n. 2, 2016.
DOYLE AD; BEZERRA AB. (in)formação e cultura nas escolas ocupadas do rio de janeiro. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia. 2016;11(2).
DOYLE, A., & BEZERRA, A. (2016). (in)formação e cultura nas escolas ocupadas do rio de janeiro. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia; 11(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2016-12-29: 24485
hasAuthorAndréa Doyle: (26987)
hasAuthorArthur Bezerra: (26988)
hasFileStorage_repository/220/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_31893#00012.pdf: (41965)
hasSectionOfPesquisa em andamento: 106
isPartOfSourcePesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia: 220
hasIssueOfISSUE:JNL:00012-2016-11-2: 24480
hasAbstractO artigo descreve brevemente visitas a cinco escolas ocupadas e conversas com secundaristas ocupantes com o objetivo de apreender o tipo de escola desenvolvido pelos estudantes, especialmente no que diz respeito à informação e à cultura. O referencial teórico se constitui num levantamento de ideias bastante transversal. Da reprodução de Bourdieu e Passeron, passa-se para a pedagogia do oprimido de Paulo Freire, depois pela proposta de reforma do ensino de Edgar Morin, para finalmente tratar do conceito de competência crítica em informação. A metodologia inclui pesquisas bibliográficas, o método etnográfico de descrição e entrevistas semiestruturadas para coletar dados. Chegou-se à conclusão, ainda parcial, de que as ocupações, apesar da singularidade de cada uma, apontam, em comum, perspectivas frutíferas para as áreas da informação, da cultura e da educação.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/31893
hasRegisterIdhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/31893: 0
hasSourcePesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Vol. 11, No 2 (2016): 0
hasSource1981-0695: 0
hasTitle(in)formação e cultura nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro: 0
hasUrlhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/31893/16907: 0
hasUrlhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/downloadSuppFile/31893/5947: 0
prefLabeloai:periodicos.ufpb.br:article/31893#00012: 0
Classe: Article