Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2016-12-29: 24485 |
hasAuthor | Andréa Doyle: (26987) |
hasAuthor | Arthur Bezerra: (26988) |
hasFileStorage | _repository/220/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_31893#00012.pdf: (41965) |
hasSectionOf | Pesquisa em andamento: 106 |
isPartOfSource | Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia: 220 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00012-2016-11-2: 24480 |
hasAbstract | O artigo descreve brevemente visitas a cinco escolas ocupadas e conversas com secundaristas ocupantes com o objetivo de apreender o tipo de escola desenvolvido pelos estudantes, especialmente no que diz respeito à informação e à cultura. O referencial teórico se constitui num levantamento de ideias bastante transversal. Da reprodução de Bourdieu e Passeron, passa-se para a pedagogia do oprimido de Paulo Freire, depois pela proposta de reforma do ensino de Edgar Morin, para finalmente tratar do conceito de competência crítica em informação. A metodologia inclui pesquisas bibliográficas, o método etnográfico de descrição e entrevistas semiestruturadas para coletar dados. Chegou-se à conclusão, ainda parcial, de que as ocupações, apesar da singularidade de cada uma, apontam, em comum, perspectivas frutíferas para as áreas da informação, da cultura e da educação.: 0 |
hasID | oai:periodicos.ufpb.br:article/31893 |
hasRegisterId | http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/31893: 0 |
hasSource | Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Vol. 11, No 2 (2016): 0 |
hasSource | 1981-0695: 0 |
hasTitle | (in)formação e cultura nas escolas ocupadas do Rio de Janeiro: 0 |
hasUrl | http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/31893/16907: 0 |
hasUrl | http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/downloadSuppFile/31893/5947: 0 |
prefLabel | oai:periodicos.ufpb.br:article/31893#00012: 0 |