A mediação da informação e Arquivologia: aproximações teóricas
[Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Vol. 11, No 1 (2016)]
Artigo
A mediação da informação e Arquivologia: aproximações teóricas

Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender e tecer relações entre a Arquivologia e a Mediação da Informação. Por meio de uma análise e confronto de seus conceitos principais.  O desenvolvimento e a consolidação da teoria arquivística podem ser considerados recentes quando comparado a outras ciências também de caráter social, isto se deve em grande parte, pelo fato de ter sido fundamentada em um conjunto de práticas profissionais bastante específicas - a organização e gestão de arquivos. Portanto, considera-se que discussões teóricas são fundamentais para o seu amadurecimento, pois visam suprir lacunas conceituais. Considera-se a partir das análises realizadas que há uma ausência de discussões, no entanto é nítido que a Mediação da Informação encontra-se presente em diversos momentos das práticas profissionais arquivísticas, desde a produção destinação final dos documentos e concretiza-se no momento do acesso do usuário. Palavras-chave: Mediação da Informação. Arquivologia. Abordagem Canadense. Arquivística Pós-Moderna. 

Palavras-chave:



Como citar
LOUSADA, M. A mediação da informação e arquivologia: aproximações teóricas. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 11, n. 1, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/30047. Acesso em: 27 set. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorA mediação da informação e Arquivologia: aproximações teóricas
LOUSADA, Mariana
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, n. 1, v. 11, 2016. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/28204 (pt-BR) 3
TitleA mediação da informação e Arquivologia: aproximações teóricas (pt-BR) 3
AuthorLOUSADA, Mariana (pt-BR) 1
Access Linkhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/28204/15247 (pt-BR) 3
IssuePesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, n. 1, v. 11, 2016. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoPesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2016-04-11 (pt-BR) 1
hasAbstractEste estudo tem como objetivo compreender e tecer relações entre a Arquivologia e a Mediação da Informação. Por meio de uma análise e confronto de seus conceitos principais.  O desenvolvimento e a consolidação da teoria arquivística podem ser considerados recentes quando comparado a outras ciências também de caráter social, isto se deve em grande parte, pelo fato de ter sido fundamentada em um conjunto de práticas profissionais bastante específicas - a organização e gestão de arquivos. Portanto, considera-se que discussões teóricas são fundamentais para o seu amadurecimento, pois visam suprir lacunas conceituais. Considera-se a partir das análises realizadas que há uma ausência de discussões, no entanto é nítido que a Mediação da Informação encontra-se presente em diversos momentos das práticas profissionais arquivísticas, desde a produção destinação final dos documentos e concretiza-se no momento do acesso do usuário. Palavras-chave: Mediação da Informação. Arquivologia. Abordagem Canadense. Arquivística Pós-Moderna.  (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/220/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_28204#00012.pdf () 1
hasIdA mediação da informação e Arquivologia: aproximações teóricas
LOUSADA, Mariana
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, n. 1, v. 11, 2016. (Artigo) () 3
SourcePesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Vol. 11, No 1 (2016) (pt-BR) 3
Source1981-0695 (pt-BR) 3