Acessibilidade na biblioteca anísio teixeira (bat): as ações do setor de atendimento a criança e ao adolescente surdo (sacas). | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 10, n. esp, 2014 | 2014 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 10, n. esp, 2014

Acessibilidade na biblioteca anísio teixeira (bat): as ações do setor de atendimento a criança e ao adolescente surdo (sacas).

Resumo: Objetiva-se, com este relato de experiência da Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), apresentar no VIII SENABRAILLE, as ações que são desenvolvidas para a acessibilidade da comunidade surda na biblioteca ao disponibilizar os seus serviços e produtos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A BAT desenvolve e realiza as suas ações e atividades por meio do Setor de Atendimento a Criança Surda (SACAS). As realizações voltadas para os surdos são contempladas na Lei nº 10.098/2000 de acessibilidade e a Lei nº 10.436/2002 sobre a adoção da LIBRAS. O SACAS desenvolve várias ações culturais e educativas, oficinas, cursos, etc. Como resultado dessas atividades, percebeu-se que as possíveis barreiras sensoriais que este público encontra na busca da informação, ao acessar a biblioteca, são minimizadas entre os surdos que fazem parte das atividades desenvolvidas. Vale destacar, o curso de Libras ofertado anualmente para o público externo. Além disso, percebeu-se que com as atividades o número de usuários do SACAS vem crescendo e tem como perfil, na sua maioria, estudantes. Portanto, as ações oferecidas pela BAT/SACAS aos surdos proporcionam acessibilidade e inclusão, além de promover o livro e a leitura contemplando assim, o cumprimento das leis de acessibilidade e LIBRAS.
Palavras-chave: Acessibilidade 2. surdo 3. biblioteca pública 4. setor de atendimento a criança surda (sacas) 2 Surdo 3 Biblioteca pública 4 Setor de atendimento a criança surda (sacas)
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


GALVAO, L. S.; SANTOS, I. F. S.; SANTOS, M. C. Acessibilidade na biblioteca anísio teixeira (bat): as ações do setor de atendimento a criança e ao adolescente surdo (sacas). Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 10, n. esp, 2014.
GALVAO LSG; SANTOS IFSS; SANTOS MCS. Acessibilidade na biblioteca anísio teixeira (bat): as ações do setor de atendimento a criança e ao adolescente surdo (sacas). Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2014;10(esp).
GALVAO, L. S., SANTOS, I. F. S., & SANTOS, M. C. (2014). Acessibilidade na biblioteca anísio teixeira (bat): as ações do setor de atendimento a criança e ao adolescente surdo (sacas). Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 10(esp).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2014-08-08: 359
hasAuthorLaura Santiago Galvão: (3116)
hasAuthorIramaia Ferreira Santana Santos: (3117)
hasAuthorMaria Cristina Santos: (2264)
hasFileStorage_repository/1/2018/09/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_333#00001.pdf: (43133)
hasSectionOfAcessibilidade em biblioteca: 9
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectAcessibilidade: 247610
hasSubject2. surdo: 3113
hasSubject3. biblioteca pública: 3114
hasSubject4. setor de atendimento a criança surda (sacas): 3115
hasSubject2: 200335
hasSubjectSurdo: 184975
hasSubject3: 200040
hasSubjectBiblioteca pública: 200269
hasSubject4: 200043
hasSubjectSetor de atendimento a criança surda (sacas): 266001
wasPublicationInDate2014-08-08: (265968)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
hasIssueOfISSUE:JNL:00001-2014-10-ESPECIAL: 353
isPartOfSourceRevista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060
hasAbstractObjetiva-se, com este relato de experiência da Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), apresentar no VIII SENABRAILLE, as ações que são desenvolvidas para a acessibilidade da comunidade surda na biblioteca ao disponibilizar os seus serviços e produtos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A BAT desenvolve e realiza as suas ações e atividades por meio do Setor de Atendimento a Criança Surda (SACAS). As realizações voltadas para os surdos são contempladas na Lei nº 10.098/2000 de acessibilidade e a Lei nº 10.436/2002 sobre a adoção da LIBRAS. O SACAS desenvolve várias ações culturais e educativas, oficinas, cursos, etc. Como resultado dessas atividades, percebeu-se que as possíveis barreiras sensoriais que este público encontra na busca da informação, ao acessar a biblioteca, são minimizadas entre os surdos que fazem parte das atividades desenvolvidas. Vale destacar, o curso de Libras ofertado anualmente para o público externo. Além disso, percebeu-se que com as atividades o número de usuários do SACAS vem crescendo e tem como perfil, na sua maioria, estudantes. Portanto, as ações oferecidas pela BAT/SACAS aos surdos proporcionam acessibilidade e inclusão, além de promover o livro e a leitura contemplando assim, o cumprimento das leis de acessibilidade e LIBRAS.: 0
hasIDoai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/333
hasIDoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/333
hasRegisterIdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/333: 0
hasSource1980-6949
hasSource0100-0691
hasTitleAcessibilidade na biblioteca anísio teixeira (bat): as ações do setor de atendimento a criança e ao adolescente surdo (sacas).: 0
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/333
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/333/309
prefLabelOai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/333#00001: 0
Classe: Article