Relacoes de genero e a profissao bibliotecaria na contemporaneidade: panorama nacional e os motivos da entrada masculina em um curso majoritariamente feminino | Perspectivas em Ciência da Informação, v. 21, n. 4, 2016 | 2016 - Brapci
Perspectivas em Ciência da Informação, v. 21, n. 4, 2016

Relacoes de genero e a profissao bibliotecaria na contemporaneidade: panorama nacional e os motivos da entrada masculina em um curso majoritariamente feminino

Resumo: Análise da produção de artigos científicos sobre o tema Língua Brasileira de Sinais (Libras) no período de 1987 a 2014. A escolha do período ocorreu em função da comparação entre a produção de artigos sobre o tema antes e depois da promulgação da Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação dos surdos. A metodologia adotada foi de cunho quantitativo, com a adoção de técnicas bibliométricas para medir a produção em Libras. A pesquisa teve como corpus de investigação a citada produção científica declarada pelos pesquisadores em seus respectivos currículos disponibilizados na Plataforma Lattes. Foram identificados 102 autores e 241 artigos de periódicos. Verificou-se um aumento de títulos de doutores após a promulgação da Lei de Libras. Os títulos de periódicos que mais publicaram artigos sobre Libras estão ligados à instituição especializada como o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Linguística, Estudos Linguísticos e Educação. Mesmo em uma temática com pouco tempo de existência constatou-se significativo crescimento na publicação de artigos sobre o tema, cerca de 417%, após a promulgação da Lei de Libras. Portanto, conclui-se que ocorreu um reflexo positivo para o desenvolvimento da área depois da promulgação da Lei de Libras.
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PIRES, H. A. C. Relacoes de genero e a profissao bibliotecaria na contemporaneidade: panorama nacional e os motivos da entrada masculina em um curso majoritariamente feminino. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 21, n. 4, 2016.
PIRES HACP. Relacoes de genero e a profissao bibliotecaria na contemporaneidade: panorama nacional e os motivos da entrada masculina em um curso majoritariamente feminino. Perspectivas em ciencia da informacao. 2016;21(4).
PIRES, H. A. C. (2016). Relacoes de genero e a profissao bibliotecaria na contemporaneidade: panorama nacional e os motivos da entrada masculina em um curso majoritariamente feminino. Perspectivas em ciencia da informacao; 21(4).
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