Gestão do conhecimento como apoio à melhoria contínua: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações | Informação & Informação, v. 19, n. 1, 2014 | 2014 - Brapci
Informação & Informação, v. 19, n. 1, 2014

Gestão do conhecimento como apoio à melhoria contínua: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações

Resumo: Introdução: a gestão da melhoria contínua tem se tornado comum, porém as organizações frequentemente encontram dificuldades na implementação do conceito. objetivo: o objetivo desse trabalho é analisar como a gestão do conhecimento contribuiu para o envolvimento das pessoas durante um processo de mudança organizacional voltado à melhoria contínua numa empresa do ramo de telecomunicações. metodologia: a pesquisa caracteriza-se dentro de uma abordagem qualitativa, fazendo uso do estudo de caso em uma empresa do ramo de serviços em telecomunicações localizada no interior do estado de são paulo. para a coleta de dados foi utilizado roteiro de entrevista, aplicado pessoalmente aos funcionários de nível operacional e gerencial envolvidos nos projetos. resultados: a análise dos resultados apontou que o envolvimento das pessoas nas mudanças ocasionadas pelo projeto de melhoria, via valorização do seu conhecimento e estímulo ao aprendizado durante o processo, tiveram influência significativa para o sucesso da implementação e, também, na minimização das resistências oriundas. conclusões: concluiu-se que a gestão do conhecimento proporciona maior envolvimento dos indivíduos nos processos de construção de conhecimento, incentiva comprometimento com ações de externalização, cujos comportamentos provêm de uma base sociocultural favorável à adaptação e à mudança.
Palavras-chave: Administração Ciência da informação Gestão do conhecimento Melhoria contínua Comprometimento Mudança organizacional
Mots clés:


MORAES, C. R. B.; et al.. Gestão do conhecimento como apoio à melhoria contínua: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações. Informação & Informação, v. 19, n. 1, 2014.
MORAES CRBM; et al.. Gestão do conhecimento como apoio à melhoria contínua: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações. Informação & informação. 2014;19(1).
MORAES, C. R. B., ABREU, A., WOIDA, L. M., & ABREU, A. (2014). Gestão do conhecimento como apoio à melhoria contínua: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações. Informação & informação; 19(1).
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hasAbstractIntrodução: a gestão da melhoria contínua tem se tornado comum, porém as organizações frequentemente encontram dificuldades na implementação do conceito. objetivo: o objetivo desse trabalho é analisar como a gestão do conhecimento contribuiu para o envolvimento das pessoas durante um processo de mudança organizacional voltado à melhoria contínua numa empresa do ramo de telecomunicações. metodologia: a pesquisa caracteriza-se dentro de uma abordagem qualitativa, fazendo uso do estudo de caso em uma empresa do ramo de serviços em telecomunicações localizada no interior do estado de são paulo. para a coleta de dados foi utilizado roteiro de entrevista, aplicado pessoalmente aos funcionários de nível operacional e gerencial envolvidos nos projetos. resultados: a análise dos resultados apontou que o envolvimento das pessoas nas mudanças ocasionadas pelo projeto de melhoria, via valorização do seu conhecimento e estímulo ao aprendizado durante o processo, tiveram influência significativa para o sucesso da implementação e, também, na minimização das resistências oriundas. conclusões: concluiu-se que a gestão do conhecimento proporciona maior envolvimento dos indivíduos nos processos de construção de conhecimento, incentiva comprometimento com ações de externalização, cujos comportamentos provêm de uma base sociocultural favorável à adaptação e à mudança.: 0
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Classe: Article