Bibliotecários em hospitais: o olhar crítico e humanístico da profissão | Logeion: filosofia da informação, v. 4, n. 1, 2017 | 2017 - Brapci
Logeion: filosofia da informação, v. 4, n. 1, 2017

Bibliotecários em hospitais: o olhar crítico e humanístico da profissão

Resumo: Mostra uma perspectiva crítica e humanística da profissão do bibliotecário. Utilizando a abordagem da teoria dos sistemas do sociólogo Niklas Luhmann, uma vez que as organizações de saúde são consideradas complexas, o que nos permitiu entender as contradições e dificuldade das relações e trazer para esse ambiente ambíguo pressupostos da teoria discursiva, do agir comunicativo e humanístico com base no filósofo Jürgen Habermas como uma forma especial de conceber ações comunicativas e discursivas dentro deste ambiente restrito. Conclui-se que as perspectivas dessa visão crítica e humanística desse profissional são emergentes e necessárias, mas que requerem uma reconfiguração na formação do bibliotecário, ensino em consonância com esse raciocínio e a aquisição de novas competências como a competência comunicativa, assim como, a criação de eixos sobre informação em saúde e ciências da saúde em sua formação.
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FINAMOR, M. S.; LIMA, C. R. M. Bibliotecários em hospitais: o olhar crítico e humanístico da profissão. Logeion: filosofia da informação, v. 4, n. 1, 2017.
FINAMOR MSF; LIMA CRML. Bibliotecários em hospitais: o olhar crítico e humanístico da profissão. Logeion: filosofia da informação. 2017;4(1).
FINAMOR, M. S., & LIMA, C. R. M. (2017). Bibliotecários em hospitais: o olhar crítico e humanístico da profissão. Logeion: filosofia da informação; 4(1).
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CategoryDetails
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hasAbstractMostra uma perspectiva crítica e humanística da profissão do bibliotecário. Utilizando a abordagem da teoria dos sistemas do sociólogo Niklas Luhmann, uma vez que as organizações de saúde são consideradas complexas, o que nos permitiu entender as contradições e dificuldade das relações e trazer para esse ambiente ambíguo pressupostos da teoria discursiva, do agir comunicativo e humanístico com base no filósofo Jürgen Habermas como uma forma especial de conceber ações comunicativas e discursivas dentro deste ambiente restrito. Conclui-se que as perspectivas dessa visão crítica e humanística desse profissional são emergentes e necessárias, mas que requerem uma reconfiguração na formação do bibliotecário, ensino em consonância com esse raciocínio e a aquisição de novas competências como a competência comunicativa, assim como, a criação de eixos sobre informação em saúde e ciências da saúde em sua formação.: 0
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Classe: Article