La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de Brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios web | Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 1, 2012 | 2012 - Brapci
Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 1, 2012

La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de Brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios web

Information literacy in university libraries of Brazil. viewing levels of incorporation from the information published on their web sites

Resumo: Formação em competências em informação (information literacy) é um dos desafios atuais das bibliotecas universitárias com as possibilidades de acesso a recursos que facilitam a vasta informação da mídia digital, mas por sua vez, dada a necessidade de compreender e aplicar as melhores práticas na selecção e avaliação de informações para recuperar a qualidade mais relevantes e mais elevada. Nesta situação, as bibliotecas universitárias Ibero-América (América Latina, Espanha e Portugal) foram lentamente incorporando esse treinamento a partir de programas de formação direta, oferecido a partir da biblioteca ou através do trabalho colaborativo com os professores e as escolas em currículos de várias universidades como um todo ou em disciplinas específicas. Este trabalho a partir da metodologia de análise de conteúdo da Web de uma revisão das informações apresentadas pelas bibliotecas universitárias no Brasil esta actividade fundamental da formação, para a partir dessas informações, ver os níveis de incorporação de competências em informação (Information Literacy) que a partir de seus web sites que apresentar.
Palavras-chave: Ciência da informação Competência em informação Literacia da informação Competência informacional Literacia informacional Biblioteca universitária Ibero-américa Brasil Analise de conteudo Site da web Competências em informação Bibliotecas universitárias Sites da web Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Abstract: Training in information competencies (Information Literacy) is one of the current challenges of university libraries at the possibilities of access to vast information resources that facilitate digital media, but in turn, given the need to understand and apply best practices in selection and evaluation of information to retrieve the most relevant and highest quality. In this situation, Ibero-American university libraries (Latin-America, Spain and Portugal) have been slowly incorporating this training either from direct training programs, offered from the library or through collaborative work with teachers and schools in curricula of various universities as a whole or in specific disciplines. This work from the methodology of Web content analysis a review of the information presented by the Brazil university libraries on this core activity of training, for from that information, view the levels of incorporation of information competencies (Information Literacy) that from their web sites would be presenting.
Keywords: University libraries Information science University library Information literacy Society Brazil
Mots clés:


URIBE-TIRADO, A. La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios web. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 1, 2012.
URIBE-TIRADO AU. La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios web. Perspectivas em ciencia da informacao. 2012;17(1).
URIBE-TIRADO, A. (2012). La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios web. Perspectivas em ciencia da informacao; 17(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2011-11-04: 33001
hasAuthorAlejandro Uribe-Tirado: (14581)
hasFileStorage_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_1303#00029.pdf: (44274)
hasPageEnd152: 1167
hasPageStart134: 2087
hasSectionOfArtigo científico: 435
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectLiteracia da informação: 32998
hasSubjectCompetência informacional: 263015
hasSubjectLiteracia informacional: 4838
hasSubjectBiblioteca universitária: 233546
hasSubjectIbero-américa: 32999
hasSubjectBrasil: 235905
hasSubjectAnalise de conteudo: 171939
hasSubjectSite da web: 33000
hasSubjectCompetências em informação: 266435
hasSubjectBibliotecas universitárias: 199222
hasSubjectSites da web: 320000
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
wasPublicationInDate2011-11-04: (279965)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourcePerspectivas em ciencia da informacao: 477
hasIssueOfISSUE:JNL:00029-2012-17-1: 32064
hasAbstractFormação em competências em informação (information literacy) é um dos desafios atuais das bibliotecas universitárias com as possibilidades de acesso a recursos que facilitam a vasta informação da mídia digital, mas por sua vez, dada a necessidade de compreender e aplicar as melhores práticas na selecção e avaliação de informações para recuperar a qualidade mais relevantes e mais elevada. Nesta situação, as bibliotecas universitárias Ibero-América (América Latina, Espanha e Portugal) foram lentamente incorporando esse treinamento a partir de programas de formação direta, oferecido a partir da biblioteca ou através do trabalho colaborativo com os professores e as escolas em currículos de várias universidades como um todo ou em disciplinas específicas. Este trabalho a partir da metodologia de análise de conteúdo da Web de uma revisão das informações apresentadas pelas bibliotecas universitárias no Brasil esta actividade fundamental da formação, para a partir dessas informações, ver os níveis de incorporação de competências em informação (Information Literacy) que a partir de seus web sites que apresentar.: 0
hasIDoai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1303
hasIDoai:periodicos.ufmg.br:article/22768
hasRegisterIdhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1303: 0
hasRegisterIdhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22768: 0
hasSource19815344
hasSource1981-5344
hasTitleLa alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de Brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios web: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22768
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22768/18352
prefLabelOai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1303#00029: 0
Classe: Article