Bibliotecas públicas e escolares nos discursos de cecília meireles e armanda álvaro alberto: acervos e práticas de leituras | Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. , 2014 | 2014 - Brapci
Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. , 2014

Bibliotecas públicas e escolares nos discursos de cecília meireles e armanda álvaro alberto: acervos e práticas de leituras

Resumo: Apresenta um panorama dos discursos educacionais de Cecília Meireles e Armanda Álvaro Alberto que, nas décadas de 1930 e 1940, lutaram por uma educação pública, leiga e de qualidade. O artigo relata o engajamento de ambas com questões ligadas às Bibliotecas Públicas e Escolares e recupera as ideias de Cecília Meireles e Armanda Álvaro Alberto sobre temas como: a escolha de livros para crianças; a construção de uma literatura infantil com características e peculiaridades próprias; projetos educativos; formação do acervo e os estudos sobre as leituras de crianças e jovens. Além disso, são descritas algumas experiências daquela que é considerada a primeira biblioteca pública infantil no Brasil, o “Pavilhão Mourisco”, iniciativa de Cecília Meireles, assim como os projetos de leitura voltados para crianças, adolescentes e adultos de Armanda Álvaro Alberto. Ademais, discute-se a importância das bibliotecas para o desenvolvimento sócio-educativo de crianças, jovens e adultos e a presença decisiva do bibliotecário como mediador da tríade livro-leitura-biblioteca.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


MARTINS, M. V. R. Bibliotecas públicas e escolares nos discursos de cecília meireles e armanda álvaro alberto: acervos e práticas de leituras. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n., 2014.
MARTINS MVRM. Bibliotecas públicas e escolares nos discursos de cecília meireles e armanda álvaro alberto: acervos e práticas de leituras. Perspectivas em ciencia da informacao. 2014;19().
MARTINS, M. V. R. (2014). Bibliotecas públicas e escolares nos discursos de cecília meireles e armanda álvaro alberto: acervos e práticas de leituras. Perspectivas em ciencia da informacao; 19().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2014-12-12: 32754
hasAuthorMarcus Vinicius Rodrigues Martins: (33416)
hasFileStorage_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_2282#00029.pdf: (44746)
hasPageEnd241: 11738
hasPageStart227: 2471
hasSectionOfArtigo científico: 435
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2014-12-12: (279930)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourcePerspectivas em ciencia da informacao: 477
hasIssueOfISSUE:JNL:29: 2014-0-0: (232165)
hasAbstractApresenta um panorama dos discursos educacionais de Cecília Meireles e Armanda Álvaro Alberto que, nas décadas de 1930 e 1940, lutaram por uma educação pública, leiga e de qualidade. O artigo relata o engajamento de ambas com questões ligadas às Bibliotecas Públicas e Escolares e recupera as ideias de Cecília Meireles e Armanda Álvaro Alberto sobre temas como: a escolha de livros para crianças; a construção de uma literatura infantil com características e peculiaridades próprias; projetos educativos; formação do acervo e os estudos sobre as leituras de crianças e jovens. Além disso, são descritas algumas experiências daquela que é considerada a primeira biblioteca pública infantil no Brasil, o “Pavilhão Mourisco”, iniciativa de Cecília Meireles, assim como os projetos de leitura voltados para crianças, adolescentes e adultos de Armanda Álvaro Alberto. Ademais, discute-se a importância das bibliotecas para o desenvolvimento sócio-educativo de crianças, jovens e adultos e a presença decisiva do bibliotecário como mediador da tríade livro-leitura-biblioteca.: 0
hasIDoai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2282
hasRegisterIdhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2282: 0
hasSource19815344
hasTitleBibliotecas públicas e escolares nos discursos de cecília meireles e armanda álvaro alberto: acervos e práticas de leituras: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22678
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22678/18262
prefLabeloai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2282#00029: 0
Classe: Article