Estratégias para a implantação de bibliotecas híbridas como apoio à aprendizagem semipresencial de cursos a distância | Informação & Informação, v. 11, n. 2, 2006 | 2006 - Brapci
Informação & Informação, v. 11, n. 2, 2006

Estratégias para a implantação de bibliotecas híbridas como apoio à aprendizagem semipresencial de cursos a distância

Resumo: Este artigo tem por objetivo mostrar a estratégia que está sendo utilizada pela Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância) / Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), para a implantação de bibliotecas híbridas em seus 24 (vinte e quatro) Pólos Regionais dos diversos cursos de graduação a distância semipresenciais. Com esta pesquisa pretende-se, ainda, mostrar as possibilidades e os limites da biblioteca física e o quanto é complexo transmitir informação via rede, que, valendo-se da Internet, em estrutura de “biblioteca híbrida”, poderá apoiar as atividades dos alunos dos Pólos dos cursos a distância do Consórcio CEDERJ. Para implementação dessas bibliotecas o Consórcio optou por utilizar um software proprietário para automação, o Pergamum, que apresenta características pertinentes, dentre as quais a recuperação da informação, em rede, pelos discentes além de possibilitar a implementação de uma biblioteca virtual. Descreve os principais conceitos que fundamentam o trabalho de pesquisa e a metodologia para a implementação da estratégia proposta; apresenta o modelo de EAD da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ e conclui enfatizando a complexidade da organização, da transmissão e da recuperação da informação via web, tendo a Internet como suporte. Ressalta ainda, como estudos futuros, a elaboração um vocabulário sistematizado que possibilitará realizar um controle terminológico para auxiliar na filtragem das informações.
Palavras-chave: Ensino a distância Biblioteca híbrida Ntics Biblioteca virtual Educação a distância
Mots clés:


MONTEIRO, A. V.; et al.. Estratégias para a implantação de bibliotecas híbridas como apoio à aprendizagem semipresencial de cursos a distância. Informação & Informação, v. 11, n. 2, 2006.
MONTEIRO AVM; et al.. Estratégias para a implantação de bibliotecas híbridas como apoio à aprendizagem semipresencial de cursos a distância. Informação & informação. 2006;11(2).
MONTEIRO, A. V., MEDEIROS, M. N., FERNANDES, M. C. P., & CAVALCANTE, M. S. (2006). Estratégias para a implantação de bibliotecas híbridas como apoio à aprendizagem semipresencial de cursos a distância. Informação & informação; 11(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2006-12-15: 33481
dateOfAvailability2006-11-21: 206660
hasAuthorAndréia Vieira Monteiro: (27894)
hasAuthorMarcela Neves de Medeiros: (27895)
hasAuthorMaria Cristina Pfeiffer Fernandes: (27896)
hasAuthorMaíse de Sá Cavalcante: (27897)
hasFileStorage_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_1698#00020.pdf: (44903)
hasPageEnd153: 492
hasPageStart141: 2648
hasSectionOfRelato de experiência: 75
hasSubjectEnsino a distância: 284944
hasSubjectBiblioteca híbrida: 184628
hasSubjectNtics: 264008
hasSubjectBiblioteca virtual: 172679
hasSubjectEducação a distância: 201387
isPartOfSourceInformação & informação: 335
hasIssueOfISSUE:JNL:00020-2006-11-2: 33479
hasAbstractEste artigo tem por objetivo mostrar a estratégia que está sendo utilizada pela Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância) / Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), para a implantação de bibliotecas híbridas em seus 24 (vinte e quatro) Pólos Regionais dos diversos cursos de graduação a distância semipresenciais. Com esta pesquisa pretende-se, ainda, mostrar as possibilidades e os limites da biblioteca física e o quanto é complexo transmitir informação via rede, que, valendo-se da Internet, em estrutura de “biblioteca híbrida”, poderá apoiar as atividades dos alunos dos Pólos dos cursos a distância do Consórcio CEDERJ. Para implementação dessas bibliotecas o Consórcio optou por utilizar um software proprietário para automação, o Pergamum, que apresenta características pertinentes, dentre as quais a recuperação da informação, em rede, pelos discentes além de possibilitar a implementação de uma biblioteca virtual. Descreve os principais conceitos que fundamentam o trabalho de pesquisa e a metodologia para a implementação da estratégia proposta; apresenta o modelo de EAD da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ e conclui enfatizando a complexidade da organização, da transmissão e da recuperação da informação via web, tendo a Internet como suporte. Ressalta ainda, como estudos futuros, a elaboração um vocabulário sistematizado que possibilitará realizar um controle terminológico para auxiliar na filtragem das informações.: 0
hasIDoai:ojs.www.uel.br:article/1698
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1698
hasRegisterIdhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1698: 0
hasRegisterId10.5433/1981-8920.2006v11n2p141: 0
hasRegisterIdhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1698: 0
hasSourceInformação & Informação; v. 11, n. 2 (2006); 141-153: 0
hasSource1981-8920: 0
hasSourceInformação & Informação; v. 11 n. 2 (2006); 141-153: 0
hasTitleEstratégias para a implantação de bibliotecas híbridas como apoio à aprendizagem semipresencial de cursos a distância: 0
hasUrlhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1698/1449: 0
hasUrlhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1698/1449: 0
prefLabelOai:ojs.www.uel.br:article/1698#00020: 0
Classe: Article