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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2016-12-20: 33217 |
hasAuthor | Ronaldo Ferreira de Araujo: (8108) |
hasAuthor | Ariadne Chloe Mary Furnival: (5570) |
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hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Ciência da informação: 237157 |
hasSubject | Comunicação científica: 322956 |
hasSubject | Altmetria: 227687 |
hasSubject | Atenção online: 12002 |
hasSubject | Colégio virtual: 19993 |
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hasSubject | Perspectivas em gestão & conhecimento: 276086 |
wasPublicationInDate | 2016-12-20: (263977) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
isPartOfSource | Informação & informação: 335 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00020-2016-21-2: 33211 |
hasAbstract | Introdução: As trocas informacionais em torno da atividade de comunicação científica têm se tornado cada vez mais dinâmicas no ciberespaço, modificando a prática dos cientistas e ampliando o alcance dos resultados de pesquisa que atinge uma atenção online cada vez mais expressiva entre grupos distintos. Objetivo: Analisar se os dados altmétricos de atenção online apontam a existência de “colégios virtuais” – compostos por pessoas de dentro e de fora da comunidade científica – sobre o tema científico sendo compartilhado e comentado nas mídias sociais. Metodologia: Estudo piloto, caracterizado como exploratório, tendo como foco de análise a repercussão do artigo de acesso aberto com o maior indicador altmétrico (n=2.728) para o ano de 2015, segundo divulgado pela Altmetric.com em seu ranking “Top 100”. A qualificação da atenção online é descrita pelas mídias mais expressivas (Twitter e Facebook) em uma amostra randômica (n=10%) para a qual se procedeu a análise de conteúdo e para caracterização do perfil dos grupos sociais que interagiram e a categorização dos tipos de conteúdos de interação. Resultado: A forma mais comum de disseminação observada foi o de compartilhamento e repasse para o Twitter (62%) e Facebook (45%), seguido das categorias “conclusivo” (16% e 25%) e argumentativo (15% e 9,6%). O perfil dos usuários responsáveis pela circulação do artigo indica se tratar de especialistas da área da saúde. Conclusão: Embora a altmetria proponha uma avaliação de impacto mais social e democrático da pesquisa científica os colégios virtuais caracterizados indicam um público especializado e o debate e circulação da informação científica sobre o artigo analisado se concentra na comunidade científica.: 0 |
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hasSource | Informação & Informação; v. 21, n. 2 (2016); 68-89: 0 |
hasSource | 1981-8920: 0 |
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hasTitle | Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas: 0 |
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prefLabel | Oai:ojs.www.uel.br:article/27297#00020: 0 |
hasDOI | 10.5433/1981-8920.2016v21n2p68 |