Inteligência de negócios e sua condição epistemológica na Ciência da Informação | Informação & Informação, v. 23, n. 1, 2018 | 2018 - Brapci
Informação & Informação, v. 23, n. 1, 2018

Inteligência de negócios e sua condição epistemológica na Ciência da Informação

Business intelligence and its epistemological condition in information science

Business intelligence y su condición epistemológica en ciencias de la información

Resumo: Introdução: A Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI) é um termo bastante empregado em diversos universos e apresenta imprecisões sobre a sua definição e suas delimitações epistemológicas. A Ciência da Informação tradicionalmente tem investigado as propriedades e o comportamento informacional, as forças que governam os fluxos de informação, e os significados do processamento da informação, visando à acessibilidade e a usabilidade ótima. Nesse sentido, pergunta-se: A Ciência da Informação possui suporte epistemológico para contribuir com o desenvolvimento de abordagens de Inteligência de Negócios? Objetivo: O objetivo desse estudo é identificar os fundamentos epistemológicos que permitem abordar a Inteligência de Negócios no campo da Ciência da Informação. Metodologia: O estudo, de natureza exploratória, busca ampliar o entendimento do tema por meio de uma revisão conceitual sobre as origens, a epistemologia e abrangência da Ciência da Informação e as interconexões com a Inteligência de Negócios. Resultados: O resultado identifica as potencialidades da Ciência da Informação para com a Inteligência de Negócios por meio de seus paradigmas e modelos de estudo dos conhecimentos. Conclusões: O paradigma cognitivo - seu modelo de estudo, pesquisadores e teorias da informação - é apresentado como o mais especificamente apropriado para o suporte epistemológico de Inteligência de Negócios no campo da Ciência da Informação.
Palavras-chave: Ciência da informação Gestão da informação Inteligência de negócio Epistemologia Ciencia de la información Inteligência de negócios Ciência da infomação
Abstract: Introduction: business intelligence (bi) is a term frequently used in quite different worlds and, thus, inaccurate in relation to its definition and its epistemological boundaries. information science traditionally investigated the information behavior and the information properties, the forces that control the flow of information, and the meanings of information processing aiming at accessibility and optimal usability. in this sense, one wonders if information science is supported epistemologically to contribute to the development of the business intelligence approaches. objective: the objective of this study is to identify the epistemological foundations that allow dealing with business intelligence in the field of information science. methodology: the exploratory study seeks to extend the understanding of the topic through a conceptual review of origins, epistemology and scope of information science and the interconnections with business intelligence. results: the result identifies the potential of information science regarding business intelligence through its paradigms and knowledge study models. conclusions: the cognitive paradigm – its study model, researchers and theories of information – is presented as the most specifically suitable for the epistemological support of business intelligence in the field of information science.
Keywords: Business intelligence Information science Epistemology Information management
Resumen: Introducción: la inteligencia de negocios o business intelligence (bi), es un término ampliamente utilizado en diferentes campos y presenta imprecisiones sobre su definición y sus límites epistemológicos. la ciencia de la información ha tradicionalmente investigado las propiedades y el comportamiento informativo, las fuerzas que gobiernan los flujos de información y los significados del procesamiento de la información con el objetivo de obtener una óptima usabilidad y accesibilidad. en este sentido, la pregunta es: ¿cuenta la ciencia de la información con soporte epistemológico suficiente como para contribuir al desarrollo de enfoques de inteligencia de negocios? objetivo: el objetivo de este estudio es identificar los fundamentos epistemológicos que permiten abordar la inteligencia de negocios en el campo de la ciencia de la información. metodología: el estudio, de naturaleza exploratoria, busca ampliar la comprensión del tema por medio de una revisión conceptual sobre los orígenes, la epistemología y la amplitud de la ciencia de la información y las interconexiones con la inteligencia de negocios. resultados: el resultado identifica el potencial de las ciencia de la información para con la inteligencia de negocios a través de sus paradigmas y modelos de estudio de los conocimientos. conclusiones: el paradigma cognitivo - su modelo de estudio, los investigadores y las teorías de la información - es presentado como lo más apropiado para el apoyo epistemológico en el campo de las ciencias de la información.
Palabras clave: Business intelligence Ciencia de la información Epistemología Gestión de la información Inteligencia empresarial
Mots clés:


LUCAS, A.; VIEIRA, A. F. G.; VIANNA, W. B. Inteligência de negócios e sua condição epistemológica na ciência da informação. Informação & Informação, v. 23, n. 1, 2018.
LUCAS AL; VIEIRA AFGV; VIANNA WBV. Inteligência de negócios e sua condição epistemológica na ciência da informação. Informação & informação. 2018;23(1).
LUCAS, A., VIEIRA, A. F. G., & VIANNA, W. B. (2018). Inteligência de negócios e sua condição epistemológica na ciência da informação. Informação & informação; 23(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • ARAÚJO, C. A. Á. O Que é ciência da informação? Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 01-30, jan./abr. 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2015.  journal 
  • BORGES, M. E. N. et al. A ciência da informação discutida à luz das teorias cognitivas: estudos atuais e perspectivas para a área. Cadernos Bad, n.2, 2004.  book 
  • BORKO, H. Information Science: What is it? American Documentation, v. 19, n. 1, p.3-5, jan. 1968.  journal 
  • CAPUANO, E. A. et al. Inteligência competitiva e suas conexões epistemológicas com gestão da informação e do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 2, p. 19-34, 2009.  journal 
  • CAPURRO, R. Epistemologia e Ciência da Informação. IN: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003. Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Belo Horizonte: ENANCIB, 2003.  book 
  • CHOO, C. W. A organização do conhecimento. São Paulo: SENAC, 2003.  book 
  • GARTNER. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2015.  LINK 
  • GRECO, J. O que é epistemologia. Compêndio de Epistemologia. São Paulo: Loyola, 2008.  book 
  • JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. [S.l]: Imago, 1976. Inf. Inf Londrina, v. 23, n. 1, p. 253 – 270, jan./abr. 2018. http://www.uel.br/revistas/informacao/MENEZES, E. M. Inteligência competitiva: uma revisão de literatura competitive intelligence: literature review. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 3, n. 1, p. 103-130, 2005.  book 
  • MOSTAFA, S. P.; MOREIRA, W. Referenciais teóricos da área de informação: sobre Isa e Vânia para os professores da ABEBD. Transinformação, v. 11, n.1, 2012.  book 
  • PINHEIRO, L. V. R. Evolução e tendências da Ciência da Informação, no exterior e no Brasil: quadro comparativo a partir de pesquisas históricas e empíricas. Enancib, v. 2004, p. 1–12, 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2015.  journal 
  • ______. Campo interdisciplinar da Ciência da Informação: fronteiras remotas e recentes. Investigación Bibliotecológica, México, v.12, n.25, p. 132-163, 1998.  journal 
  • SANTOS, M. Y.; RAMOS, I. Business intelligence: tecnologias da informação na gestão do conhecimento. Lisboa: FCA, 2006.  book 
  • SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, p. 41–62, 1996. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2015.  journal 
  • SHERA, J. H.; CLEVELAND, D. B. History and foundations of Information Science. Annual Review of Information Science and Technology (ARIST). Washington. n. 12, p. 249-275, 1977.  none0 
  • SHOLLO, A.; GALLIERS, R. D. Towards an understanding of the role of business intelligence systems in organisational knowing. Information Systems Journal, v. 26, n. 4. Jul. 2015.  journal 
  • SILVA, S. A.; DIB, S. F.; SILVA, N. C. Ciência da informação: relação interdisciplinar com as disciplinas inteligência competitiva e gestão do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2011, Brasília, Anais... Brasília: UnB, 2011.  book 
  • TODESCO, J. L.; CARRETERO, L. E.; DURAN, A. Business Intelligence(Business Intelligence). [Slides]. In: CURSO DE BUSINESS INTELLIGENCE. Escuela Complutense Latinoamericana, Florianópolis, 2007.  book 
  • TURBAN, E.; RAMESH, E. S.; DELEN, D. Decision support and business intelligence systems. 9 ed. Upper Saddle River, NJ, USA: Prentice Hall Press, 2010. Inf. Inf Londrina, v. 23, n. 1, p. 253 – 270, jan./abr. 2018. http://www.uel.br/revistas/informacao/WIXOM, B. et al. Educating the Next Generation BI Workforce. International Journal of Business Intelligence, v. 15, n. 3, p. 26-31, 2010.  book 
  • BUSINESS INTELLIGENCE AND ITS EPISTEMOLOGICAL CONDITION IN INFORMATION  none0 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2017-12-17: 31512
dateOfAvailability2018-12-17: 107100
hasAuthorAlexandre Lucas: (34207)
hasAuthorAngel Freddy Godoy Vieira: (107057)
hasAuthorWilliam Barbosa Vianna: (5019)
hasFileStorage_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_24040#00020.pdf: (45747)
hasPageEnd270: 646
hasPageStart253: 2695
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectGestão da informação: 233806
hasSubjectInteligência de negócio: 187636
hasSubjectEpistemologia: 201955
hasSubjectCiencia de la información: 7902
hasSubjectInteligência de negócios: 187514
hasSubjectCiência da infomação: 174
wasPublicationInDate2018-12-17: (248418)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceInformação & informação: 335
hasIssueOfISSUE:JNL:00020-2018-23-1: 31510
hasAbstractIntrodução: A Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI) é um termo bastante empregado em diversos universos e apresenta imprecisões sobre a sua definição e suas delimitações epistemológicas. A Ciência da Informação tradicionalmente tem investigado as propriedades e o comportamento informacional, as forças que governam os fluxos de informação, e os significados do processamento da informação, visando à acessibilidade e a usabilidade ótima. Nesse sentido, pergunta-se: A Ciência da Informação possui suporte epistemológico para contribuir com o desenvolvimento de abordagens de Inteligência de Negócios? Objetivo: O objetivo desse estudo é identificar os fundamentos epistemológicos que permitem abordar a Inteligência de Negócios no campo da Ciência da Informação. Metodologia: O estudo, de natureza exploratória, busca ampliar o entendimento do tema por meio de uma revisão conceitual sobre as origens, a epistemologia e abrangência da Ciência da Informação e as interconexões com a Inteligência de Negócios. Resultados: O resultado identifica as potencialidades da Ciência da Informação para com a Inteligência de Negócios por meio de seus paradigmas e modelos de estudo dos conhecimentos. Conclusões: O paradigma cognitivo - seu modelo de estudo, pesquisadores e teorias da informação - é apresentado como o mais especificamente apropriado para o suporte epistemológico de Inteligência de Negócios no campo da Ciência da Informação.: 0
hasIDoai:ojs.www.uel.br:article/24040
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24040
hasRegisterIdhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24040: 0
hasRegisterId10.5433/1981-8920.2018v23n1p253: 0
hasRegisterIdhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24040: 0
hasSourceInformação & Informação; v. 23, n. 1 (2018); 253-270: 0
hasSource1981-8920: 0
hasSourceInformação & Informação; v. 23 n. 1 (2018); 253-270: 0
hasTitleInteligência de negócios e sua condição epistemológica na Ciência da Informação: 0
hasUrlhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24040
hasUrlhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24040/23315
prefLabelOai:ojs.www.uel.br:article/24040#00020: 0
hasDOI10.5433/1981-8920.2018v23n1p253
Classe: Article