O ensino da classificação internacional de patentes (cip) nos cursos de biblioteconomia brasileiros. | Informação & Informação, v. 13, n. 2, 2008 | 2008 - Brapci
Informação & Informação, v. 13, n. 2, 2008

O ensino da classificação internacional de patentes (cip) nos cursos de biblioteconomia brasileiros.

La enseñanza de la clasificación internacional de patentes nos cursos de bibliotecologia do Brasil.

Resumo: Ao identificar em quais Cursos de Biblioteconomia a Classificação Internacional de Patentes (CIP) é ensinada, pretende-se despertar nos profissionais da área a necessidade de conhecer ou de aprofundar tais conhecimentos. Os cursos, objeto do estudo, foram identificados por meio do site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). A técnica utilizada é o survey, tendo o e-mail como instrumento de envio do questionário e recebimento das respostas que formam a amostra da pesquisa. O instrumento de pesquisa foi o questionário, formulado com perguntas abertas. Embora o documento de patente contenha informações relevantes para promoção do desenvolvimento tecnológico das nações, ainda não recebe um tratamento condizente das instituições brasileiras de ensino, ou seja, na maioria dos cursos em que se estudam formas de classificar o conhecimento, a CIP sequer é citada nas disciplinas.
Palavras-chave: Classificação internacional de patentes Ensino da classificação internacional de patentes
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


GARCIA, J. C. R.; CHACON, F. J. F. O ensino da classificação internacional de patentes (cip) nos cursos de biblioteconomia brasileiros. Informação & Informação, v. 13, n. 2, 2008.
GARCIA JCRG; CHACON FJFC. O ensino da classificação internacional de patentes (cip) nos cursos de biblioteconomia brasileiros. Informação & informação. 2008;13(2).
GARCIA, J. C. R., & CHACON, F. J. F. (2008). O ensino da classificação internacional de patentes (cip) nos cursos de biblioteconomia brasileiros. Informação & informação; 13(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
hasSectionOfArtigo: 3
hasAuthorJoana Coeli Ribeiro Garcia: (88172)
hasAuthorFrancisca Justino Franklin Chacon: (34768)
hasSubjectClassificação internacional de patentes: 263362
hasSubjectEnsino da classificação internacional de patentes: 263363
wasPublicationInDate2008-11-30: (263365)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
hasFileStorage_repository/00/03/47/65/work_00034765#00000.pdf: (340946)
hasIssueOfISSUE:JNL:00020-2008-13-2: 32608
isPartOfSourceInformação & informação: 335
hasTitleO ensino da classificação internacional de patentes (cip) nos cursos de biblioteconomia brasileiros.: 0
hasAbstractAo identificar em quais Cursos de Biblioteconomia a Classificação Internacional de Patentes (CIP) é ensinada, pretende-se despertar nos profissionais da área a necessidade de conhecer ou de aprofundar tais conhecimentos. Os cursos, objeto do estudo, foram identificados por meio do site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). A técnica utilizada é o survey, tendo o e-mail como instrumento de envio do questionário e recebimento das respostas que formam a amostra da pesquisa. O instrumento de pesquisa foi o questionário, formulado com perguntas abertas. Embora o documento de patente contenha informações relevantes para promoção do desenvolvimento tecnológico das nações, ainda não recebe um tratamento condizente das instituições brasileiras de ensino, ou seja, na maioria dos cursos em que se estudam formas de classificar o conhecimento, a CIP sequer é citada nas disciplinas.: 0
hasDOI10.5433/1981-8920.2008v13n2p15
hasUrlhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1809
hasUrlhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1809/1685
Classe: Article