Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
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hasAuthor | José Carlos Mariano do Carmo: (34949) |
hasAuthor | Augusto Ferronato Lima: (34950) |
hasAuthor | Leandro Pieper Nunes: (34951) |
hasAuthor | Luciano José Kogut: (34952) |
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hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Ciência da informação: 237157 |
hasSubject | Informática: 177442 |
hasSubject | Análise e desenvolvimento de sistema: 34945 |
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wasPublicationInDate | 2018-12-17: (248418) |
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hasLicense | RESERVERD: (234643) |
isPartOfSource | Informação & informação: 335 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00020-2018-23-1: 31510 |
hasAbstract | Introdução: as informações existentes nas páginas oficiais dos cursos de graduação tecnológica precisam ser claras e objetivas, a fim de facilitar o acesso aos conteúdos programáticos, carga horária, integralização e demais conhecimentos necessários para que os alunos ingressantes tenham discernimento na escolha de sua formação. Objetivo: analisar as matrizes curriculares e o perfil profissional dos cursos superiores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF)– SC, considerando a microrregião da Grande Florianópolis, composta por nove municípios: Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara. Metodologia: efetuamos uma pesquisa qualitativa dos fenômenos apontados, relacionando-os com a legislação e com algumas das teorias propostas. A pesquisa teve base documental por abordar os assuntos tratados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no ambiente virtual do curso. Utilizou-se, ainda, de entrevista semiestruturada via contato telefônico ou direto quando necessário, sendo consultado também o portal eletrônico do Ministério da Educação para embasar o estudo, a comparação das matrizes curriculares e o perfil profissional do curso. Resultados: os resultados mostram que os cursos analisados estão focados nas exigências do mercado de trabalho da região estudada, no que diz respeito às soluções para desenvolvimento desktop, web e para dispositivos móveis, com o uso de algumas linguagens de programação. O perfil profissional de formação envolve também, conhecimentos caracterizados pelo raciocínio lógico, matemática abstrata e aprendizagem de um segundo idioma. Conclusões: demonstrar aos estudantes interessados em ingressar no curso de ADS, a importância das disciplinas abordadas, das tecnologias utilizadas, do perfil profissional e das principais características educacionais oferecidas pelas instituições. Pretende-se contribuir para que essas informações sejam utilizadas no propósito de qualificação para o mercado de trabalho.: 0 |
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hasSource | Informação & Informação; v. 23, n. 1 (2018); 172-203: 0 |
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hasSource | Informação & Informação; v. 23 n. 1 (2018); 172-203: 0 |
hasTitle | A importância das informações nos sites das instituições de ensino superior quanto à matriz curricular e perfil profissional dos cursos de análise e desenvolvimento de sistemas: 0 |
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prefLabel | Oai:ojs.www.uel.br:article/27293#00020: 0 |
hasDOI | 10.5433/1981-8920.2018v23n1p172 |