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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2008-03-19: 34790 |
hasAuthor | Janete de Páscoa Rodrigues: (29752) |
hasSectionOf | Tese e dissertação: 338 |
hasSectionOf | Teses e dissertações: 232712 |
wasPublicationInDate | 2008-03-19: (280142) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
isPartOfSource | Perspectivas em ciencia da informacao: 477 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:29:2001-6-2: (319221) |
hasAbstract | RODRIGUES, Janete de Páscoa. A produção técno-científica dos docentes do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Piauí: um estudo exploratório sob o enfoque da ciência da informação. 2001. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Fundamentada em uma revisão de literatura sobre educação física, comunicação científica, produção científica e avaliação na universidade, realizou-se um estudo exploratório da produção técnico-científica dos docentes do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Piauí, sob o enfoque da ciência da informação. Objetivou-se: a) identificar a produção técnico-científica dos docentes do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Piauí, analisando-a conforme natureza, idioma, subárea de estudo, tipo de autoria; b) levantar sugestões de atividades não presentes nos critérios de avaliação da Gratificação de Estímulo à Docência da Universidade Federal do Piauí (GED/UFPI); c) detectar fatores motivadores e inibidores da produção técnico-científica dos docentes; d) verificar o grau de satisfação dos docentes quanto aos critérios de avaliação da GED e, e) comparar os tipos de atividades contempladas para pontuação da GED/UFPI com a Gratificação de Estímulo à Docência da Universidade Federal de Minas Gerais (GED/UFMG). A investigação foi desenvolvida mediante análise dos relatórios de atividades da GED e aplicação de entrevista aos docentes do DEF/UFPI. Os resultados demonstram maior número de atividades contempladas pela GED/UFMG em relação à GED/UFPI. Os tipos de produção técnico-científica mais desenvolvidos pelo corpo docente foram palestra/conferência/mesa redonda e produção de material didático. Dentre as atividades mais sugeridas pelos docentes para inclusão na GED/UFPI destacam-se: treinamento de equipes para competição, organização de competições e arbitragem de competições. A maioria dos docentes investigados está satisfeita com os critérios de avaliação de suas atividades pela GED/UFPI. Os professores acreditam que a ascensão na carreira profissional, o desejo de provocar debates e testar as próprias idéias são fatores motivadores para a produção técnico-científica dos mesmos. Os docentes consideram como fatores inibidores da produção científica a falta de motivação institucional e de infra-estrutura institucional. As subáreas temáticas de estudo em educação física com o maior número de produção desenvolvidas no departamento pesquisado são: educação física escolar, desporto e recreação e lazer, detectadas em trabalhos publicados em português e com autoria individual. Constatou-se que a única atividade específica de educação física constante das diretrizes das duas universidades consiste em coreografia premiada nacional e/ou internacional.: 0 |
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hasTitle | A produção técno-científica dos docentes do departamento de educação física da universidade federal do piauí: um estudo exploratório sob o enfoque da Ciência da Informação: 0 |
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