Aprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiras | Perspectivas em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, 1999 | 1999 - Brapci
Perspectivas em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, 1999

Aprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiras

Resumo: CASTRO, Márcia Nardelli Monteiro de. Aprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiras. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, 1999. (Mestrado em Ciência da Informação). 161p. Orientadora: Professora Marta Araújo Tavares Ferreira Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação à distância (EAD) nas organizações. Procura-se abordar o aproveitamento do potencial interativo das novas tecnologias tanto no desenvolvimento das novas competências profissionais requeridas no trabalho, quanto na disseminação do conhecimento nas empresas. Foi realizada uma revisão de literatura, que permitiu identificar, em um estudo do Lotus Institute (1996), uma classificação das tecnologias disponíveis para a educação à distância (EAD), que foi, posteriormente, empregada na análise de dois estudos de caso em empresas brasileiras. A avaliação dessa experiência apresentou as seguintes conclusões: embora a educação à distância, com o suporte das novas tecnologias computacionais e de comunicação, seja uma das aplicações com maiores perspectivas de desenvolvimento, o emprego da mesma pela área de educação empresarial configura-se ainda como um fenômeno recente, não tendo sido conclusivos os resultados de sua implementação; a EAD evolui no sentido de permitir ao aluno uma proximidade cada vez maior com a informação, ampliando a possibilidade de um processo educativo que tenha o sujeito como centro da aprendizagem. Portanto, a tecnologia não é neutra em matéria de construção do conhecimento, podendo influenciar, quantitativa e qualitativamente, esse processo imprimindo-lhe novas características. Concluiu-se que a estreita relação entre as demandas de capacitação profissional e as novas tecnologias interativas, têm a competência como alvo. Constatou-se que essas tecnologias são poderosos instrumentos na formação de comunidades de conhecimento, servindo de suporte à Gestão do conhecimento das empresas.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


CASTRO, M. N. M.; CASTRO, M. N. M. Aprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiras. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, 1999.
CASTRO MNMC; CASTRO MNMC. Aprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiras. Perspectivas em ciencia da informacao. 1999;4(1).
CASTRO, M. N. M., & CASTRO, M. N. M. (1999). Aprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiras. Perspectivas em ciencia da informacao; 4(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2007-11-20: 31974
hasAuthorMárcia Nardelli Monteiro de Castro: (37051)
hasAuthorMárcia Nardeli Monteiro de Castro: (35824)
hasSectionOfTese e dissertação: 338
hasSectionOfTeses e dissertações: 232712
wasPublicationInDate2007-11-20: (279776)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourcePerspectivas em ciencia da informacao: 477
hasIssueOfISSUE:JNL:00029-1999-4-1: 32649
hasAbstractCASTRO, Márcia Nardelli Monteiro de. Aprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiras. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, 1999. (Mestrado em Ciência da Informação). 161p. Orientadora: Professora Marta Araújo Tavares Ferreira Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação à distância (EAD) nas organizações. Procura-se abordar o aproveitamento do potencial interativo das novas tecnologias tanto no desenvolvimento das novas competências profissionais requeridas no trabalho, quanto na disseminação do conhecimento nas empresas. Foi realizada uma revisão de literatura, que permitiu identificar, em um estudo do Lotus Institute (1996), uma classificação das tecnologias disponíveis para a educação à distância (EAD), que foi, posteriormente, empregada na análise de dois estudos de caso em empresas brasileiras. A avaliação dessa experiência apresentou as seguintes conclusões: embora a educação à distância, com o suporte das novas tecnologias computacionais e de comunicação, seja uma das aplicações com maiores perspectivas de desenvolvimento, o emprego da mesma pela área de educação empresarial configura-se ainda como um fenômeno recente, não tendo sido conclusivos os resultados de sua implementação; a EAD evolui no sentido de permitir ao aluno uma proximidade cada vez maior com a informação, ampliando a possibilidade de um processo educativo que tenha o sujeito como centro da aprendizagem. Portanto, a tecnologia não é neutra em matéria de construção do conhecimento, podendo influenciar, quantitativa e qualitativamente, esse processo imprimindo-lhe novas características. Concluiu-se que a estreita relação entre as demandas de capacitação profissional e as novas tecnologias interativas, têm a competência como alvo. Constatou-se que essas tecnologias são poderosos instrumentos na formação de comunidades de conhecimento, servindo de suporte à Gestão do conhecimento das empresas.: 0
hasIDoai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/572
hasIDoai:periodicos.ufmg.br:article/23270
hasRegisterIdhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/572: 0
hasRegisterIdhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23270: 0
hasSource19815344
hasSource1981-5344
hasTitleAprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiras: 0
prefLabeloai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/572#00029: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23270
Classe: Article