Bibliotecas públicas e escolares do Brasil: a visibilidade como meta | Ciência da Informação em Revista, v. 1, n. 3, 2014 | 2014 - Brapci
Ciência da Informação em Revista, v. 1, n. 3, 2014

Bibliotecas públicas e escolares do Brasil: a visibilidade como meta

Resumo: Biblioteca é sinônimo de conhecimento e poder. Ter uma sociedade bem instruída é um desafio que o Brasil pode superar com a ajuda das Bibliotecas, mas é preciso mais envolvimento da sociedade para que juntas desenvolvam atividades positivas. O presente artigo expõe acerca da relevância e atuação das Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil. Para isso, são apresentadas as principais características das mesmas e a importância que cada uma delas representa para suas comunidades específicas. É proposta uma reflexão sobre a temática em questão, por isso é mostrada a situação em que elas se encontravam na década de 1990 pelo olhar de alguns autores, assim como algumas evoluções que estas instituições sofreram nas últimas duas décadas. Aborda ainda sobre o fundamental papel do bibliotecário diante de tal condição vivenciada. Conclui acerca das necessidades de se debater sobre o tema, visando a novas ideias, e do desafio em tornar esses tipos de bibliotecas mais presentes no cotidiano da sociedade.
Palavras-chave: Biblioteconomia Biblioteca pública Biblioteca escolar Bibliotecario Hábito de leitura
Mots clés:


ALBUQUERQUE, M. T. S. Bibliotecas públicas e escolares do brasil: a visibilidade como meta. Ciência da Informação em Revista, v. 1, n. 3, 2014.
ALBUQUERQUE MTSA. Bibliotecas públicas e escolares do brasil: a visibilidade como meta. Ciência da informação em revista. 2014;1(3).
ALBUQUERQUE, M. T. S. (2014). Bibliotecas públicas e escolares do brasil: a visibilidade como meta. Ciência da informação em revista; 1(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2014-12-31: 14777
hasAuthorMárcio Thiago dos Santos Albuquerque: (27148)
hasFileStorage_repository/00/03/58/95/work_00035895#00000.pdf: (47389)
hasPageEnd18: 1507
hasPageStart11: 8524
hasSectionOfPonto de Vista: 159
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectBiblioteca pública: 200269
hasSubjectBiblioteca escolar: 232760
hasSubjectBibliotecario: 235088
hasSubjectHábito de leitura: 317681
wasPublicationInDate2014-12-31: (233881)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseHTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0: (232768)
isPartOfSourceCiência da informação em revista: 535
hasIssueOfISSUE:JNL:33:2014-1-3: (301870)
hasAbstractBiblioteca é sinônimo de conhecimento e poder. Ter uma sociedade bem instruída é um desafio que o Brasil pode superar com a ajuda das Bibliotecas, mas é preciso mais envolvimento da sociedade para que juntas desenvolvam atividades positivas. O presente artigo expõe acerca da relevância e atuação das Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil. Para isso, são apresentadas as principais características das mesmas e a importância que cada uma delas representa para suas comunidades específicas. É proposta uma reflexão sobre a temática em questão, por isso é mostrada a situação em que elas se encontravam na década de 1990 pelo olhar de alguns autores, assim como algumas evoluções que estas instituições sofreram nas últimas duas décadas. Aborda ainda sobre o fundamental papel do bibliotecário diante de tal condição vivenciada. Conclui acerca das necessidades de se debater sobre o tema, visando a novas ideias, e do desafio em tornar esses tipos de bibliotecas mais presentes no cotidiano da sociedade.: 0
hasIDoai:www.seer.ufal.br:article/1604
hasRegisterIdhttp://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1604: 0
hasRegisterIdhttps://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1604: 0
hasSourceCiência da Informação em Revista; v. 1, n. 3 (2014); 11-18: 0
hasSource2358-0763: 0
hasTitleBibliotecas públicas e escolares do Brasil: a visibilidade como meta: 0
hasUrlhttps://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1604
hasUrlhttps://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1604/1082
prefLabelOai:www.seer.ufal.br:article/1604#00033: 0
hasDOI10.28998/cirev.2014v1n3b
hasDOI10.28998/cirev.
Classe: Article