Informação e movimentos sociais sob a perspectiva do campo social da Ciência da Informação: uma análise a partir da marcha das vadias | Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 4, 2015 | 2015 - Brapci
Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 4, 2015

Informação e movimentos sociais sob a perspectiva do campo social da Ciência da Informação: uma análise a partir da marcha das vadias

Resumo: Partindo do entendimento de que um traço distintivo da intervenção social protagonizada pelos movimentos sociais na contemporaneidade é a centralidade atribuída à informação e à comunicação nas lutas destinadas à transformação da sociedade, esta pesquisa, que se alinha à epistemologia social da Ciência da Informação, tem como objeto a informação produzida pelos “novos movimentos sociais”, cuja ação excedeu o escopo das relações de produção e se encaminhou para o universo da cultura. Voltando nosso olhar para o movimento feminista contemporâneo que objetiva uma alteração na ordem simbólica da realidade, a pesquisa buscou apreender a informação apresentada pela “Marcha das Vadias”, expressão brasileira do movimento global Slut Walk, em sete capitais do país, tendo em vista o “confronto simbólico” que ela opera, onde o que está em jogo são as significações conferidas ao real. A partir de uma perspectiva simbólica e dialética da informação, que se sustenta teoricamente na concepção estrutural da cultura (THOMPSON, 1995) e considera os processos históricos de valorização da informação (BOLAÑO, 2000), aliada à teoria do “poder simbólico” (BOURDIEU, 2000), e às teorias sobre os novos movimentos sociais (TOURAINE, 1995, 2006; MELUCCI, 1996, 2000; CASTELLS, 2013), dentre os quais os feministas (GOHN, 2000, 2012; SCOTT, 1995; BUTLER, 2007) busca-se apreender os aspectos que perpassam as informações divulgadas pelas Marchas das Vadias em suas páginas da Internet. A partir de um corpus de análise, formado por 250 unidades amostrais, dentre publicações nos blogs e Facebook, composto a partir dos critérios de homogeneidade, representatividade e relevância, foi possível evidenciar a narrativa, o vocabulário e a performance como importantes elementos presentes nos sentidos que se articulam discursivamente em informação e que têm em vista conferir, aos sujeitos conflituais, a posse do “poder simbólico”, o poder de significar e nomear, de outros modos, a realidade.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


MARTINS, A. A. L. Informação e movimentos sociais sob a perspectiva do campo social da ciência da informação: uma análise a partir da marcha das vadias. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 4, 2015.
MARTINS AALM. Informação e movimentos sociais sob a perspectiva do campo social da ciência da informação: uma análise a partir da marcha das vadias. Perspectivas em ciencia da informacao. 2015;20(4).
MARTINS, A. A. L. (2015). Informação e movimentos sociais sob a perspectiva do campo social da ciência da informação: uma análise a partir da marcha das vadias. Perspectivas em ciencia da informacao; 20(4).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-02-09: 32774
hasAuthorAna Amélia Lage Martins: (26122)
hasFileStorage_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_3409#00029.pdf: (48264)
hasPageEnd:em branco:: (332)
hasPageStart218: 3392
hasSectionOfTese e dissertação: 338
hasSectionOfTeses e dissertações: 232712
wasPublicationInDate2018-02-09: (280106)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourcePerspectivas em ciencia da informacao: 477
hasIssueOfISSUE:JNL:29:2015-20-4: (319190)
hasAbstractPartindo do entendimento de que um traço distintivo da intervenção social protagonizada pelos movimentos sociais na contemporaneidade é a centralidade atribuída à informação e à comunicação nas lutas destinadas à transformação da sociedade, esta pesquisa, que se alinha à epistemologia social da Ciência da Informação, tem como objeto a informação produzida pelos “novos movimentos sociais”, cuja ação excedeu o escopo das relações de produção e se encaminhou para o universo da cultura. Voltando nosso olhar para o movimento feminista contemporâneo que objetiva uma alteração na ordem simbólica da realidade, a pesquisa buscou apreender a informação apresentada pela “Marcha das Vadias”, expressão brasileira do movimento global Slut Walk, em sete capitais do país, tendo em vista o “confronto simbólico” que ela opera, onde o que está em jogo são as significações conferidas ao real. A partir de uma perspectiva simbólica e dialética da informação, que se sustenta teoricamente na concepção estrutural da cultura (THOMPSON, 1995) e considera os processos históricos de valorização da informação (BOLAÑO, 2000), aliada à teoria do “poder simbólico” (BOURDIEU, 2000), e às teorias sobre os novos movimentos sociais (TOURAINE, 1995, 2006; MELUCCI, 1996, 2000; CASTELLS, 2013), dentre os quais os feministas (GOHN, 2000, 2012; SCOTT, 1995; BUTLER, 2007) busca-se apreender os aspectos que perpassam as informações divulgadas pelas Marchas das Vadias em suas páginas da Internet. A partir de um corpus de análise, formado por 250 unidades amostrais, dentre publicações nos blogs e Facebook, composto a partir dos critérios de homogeneidade, representatividade e relevância, foi possível evidenciar a narrativa, o vocabulário e a performance como importantes elementos presentes nos sentidos que se articulam discursivamente em informação e que têm em vista conferir, aos sujeitos conflituais, a posse do “poder simbólico”, o poder de significar e nomear, de outros modos, a realidade.: 0
hasIDoai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/3409
hasRegisterIdhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3409: 0
hasSource19815344
hasTitleInformação e movimentos sociais sob a perspectiva do campo social da Ciência da Informação: uma análise a partir da marcha das vadias: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23029
hasUrlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23029/18612
prefLabeloai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/3409#00029: 0
Classe: Article