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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2018-02-07: 33387 |
hasAuthor | Marcos Aurelio Gomes: (11803) |
hasPageEnd | :em branco:: (332) |
hasPageStart | 276: 1174 |
hasSectionOf | Tese e dissertação: 338 |
hasSectionOf | Teses e dissertações: 232712 |
wasPublicationInDate | 2018-02-07: (272083) |
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hasLicense | RESERVERD: (234643) |
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isPartOfSource | Perspectivas em ciencia da informacao: 477 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:29:2017-22-2: (319159) |
hasAbstract | Na busca de maior compreensão sobre o desenvolvimento de competências em informação no contexto das bibliotecas universitárias no Brasil é que se insere a pesquisa. O objetivo principal foi analisar a contribuição das ações e/ou atividades de educação de usuários — presenciais e/ou online — promovidas pelas bibliotecas universitárias brasileiras vinculadas às instituições federais de ensino superior, para o processo de formação de competências em informação de seus estudantes/usuários, visando à construção de sujeitos autônomos e conscientes na condução do processo de busca e uso da informação. A pesquisa se justificou por sua inserção nas abordagens conceituais da Biblioteconomia e Ciência da Informação, pois pesquisar a temática educação de usuários em bibliotecas universitárias na perspectiva da construção para a competência em informação é investigar as inter-relações de acesso, uso e necessidades de informação associadas ao estudante/usuário na sociedade. Pesquisa classificada como exploratória, estabeleceu em seu desenho o survey como método; instituiu como recorte duas universidades: Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal de Minas Gerais. A análise dos dados empíricos foi realizada com enfoque quantitativo e qualitativo. Adotou-se como instrumentos o questionário e a análise de conteúdo (Web). O questionário foi aplicado a 2.133 estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e com 31 bibliotecários/gestores das bibliotecas estudadas. Com os estudantes verificaram-se as percepções quanto aos conhecimentos ou habilidades em informação adquiridos por meio das ações/atividades de educação de usuários direcionadas aos mesmos. Com os bibliotecários/gestores o questionário apreendeu aspectos relacionados ao entendimento acerca dos serviços de educação de usuários disponíveis e dos mecanismos de estudo de usuários adotados para a proposição de tais serviços. A análise de conteúdo (Web) possibilitou a elaboração de um quadro sinóptico que embasou a categorização dos dados dos serviços disponíveis online e offline nos websites das bibliotecas universitárias investigadas, bem como permitiu a identificação de potenciais serviços no processo de educação de usuários e, assim, a obtenção de informações quanto à existência ou não de tutoriais, procedimentos de busca de informação e treinamentos. Conclui-se que a educação de usuários, desenvolvida no âmbito das bibliotecas universitárias, necessita de uma nova (re)significação para contribuir com a competência em informação dos estudantes dos cursos de graduação presenciais.: 0 |
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hasSource | 19815344 |
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hasTitle | Da educação de usuários à construção de competência em informação no contexto das bibliotecas das universidades federais: um estudo a partir da universidade federal de alagoas e ufmg: 0 |
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