O método do caso aplicado ao ensino da biblioteconomia: histórico e perspectivas | Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 19, n. 39, 2014 | 2014 - Brapci
Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 19, n. 39, 2014

O método do caso aplicado ao ensino da biblioteconomia: histórico e perspectivas

The case method applied to librarianship education: history and perspectives

Resumo: Trata do método do caso como metodologia de ensino. Explica a origem do método do caso e sua aplicação através da revisão de literatura reunindo casos e analisando-os. Descreve os agentes principais do processo: aluno, professor e autor de casos e as características inerentes aos respectivos estatutos. Apresenta a tipologia dos casos e sua aplicação. Aborda a situação do método no Brasil. Descreve como se dá sua aplicação, e as conseqüências positivas para o ensino da disciplina que o utiliza, através do desenvolvimento de competências e habilidades. Revela a importância do método na formação do futuro bibliotecário, desenvolvendo competências que o novo contexto dinâmico da sociedade da informação passa a exigir deste profissional. Enumera fontes de casos na área biblioteconômica existente, trazendo uma visão geral das publicações, exemplo de casos e referências de bancos de casos. Conclui que o método do caso é uma solução coerente e eficaz diante do perfil dinâmico e atualizado solicitado pelo mercado de trabalho atualmente e que pode contribuir para a educação da área, além de comprovadamente ser habilitado e prescritivo a desenvolver as competências do profissional que o mercado tem exigido dentro do novo paradigma da sociedade da informação.
Palavras-chave: Ciência da informação Biblioteconomia Método do caso Metodologia de ensino Competencia Competencias Ciência da infomação
Abstract: This study presents the case method as a teaching methodology in Librarianship, from the origin of the case method to its application. The goal is to explain how the case method can be applied on building management skills in professional librarians. It describes the main actors of the process: student, teacher and author of cases and inherent features in their statutes. Presents a typology of cases and their application. Addresses the scenario of the method in Brazil. Describes how is its application, and the positive consequences for teaching the subject, through the development of skills and abilities. Reveals the importance of the method in the education of future librarians, developing skills that the new dynamic context of the information society now requires. Through literature review on the topic, it brings theoretical constructs and analyzes actual cases in librarianship selected through a survey of cases in the literature and in online databases cases. Concludes that the case method can eventually be used in the university as a coherent and effective solution vis-à-vis the dynamic and updated profile requested by the job market nowadays.
Keywords: Information science Library science Case method Librarianship Teaching methodology Competences Biblioteconomia
Mots clés:


MIGLIOLI, S. O método do caso aplicado ao ensino da biblioteconomia: histórico e perspectivas. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 19, n. 39, 2014.
MIGLIOLI SM. O método do caso aplicado ao ensino da biblioteconomia: histórico e perspectivas. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. 2014;19(39).
MIGLIOLI, S. (2014). O método do caso aplicado ao ensino da biblioteconomia: histórico e perspectivas. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; 19(39).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2014-04-20: 37995
hasAuthorSarah Miglioli: (25309)
hasFileStorage_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_28481#00016.pdf: (48988)
hasPageEnd18: 1507
hasPageStart1: 696
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectMétodo do caso: 37994
hasSubjectMetodologia de ensino: 286703
hasSubjectCompetencia: 181864
hasSubjectCompetencias: 173549
hasSubjectCiência da infomação: 174
wasPublicationInDate2014-04-20: (262859)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
isPartOfSourceEncontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação: 271
hasIssueOfISSUE:JNL:00016-2014-19-39: 31663
hasAbstractTrata do método do caso como metodologia de ensino. Explica a origem do método do caso e sua aplicação através da revisão de literatura reunindo casos e analisando-os. Descreve os agentes principais do processo: aluno, professor e autor de casos e as características inerentes aos respectivos estatutos. Apresenta a tipologia dos casos e sua aplicação. Aborda a situação do método no Brasil. Descreve como se dá sua aplicação, e as conseqüências positivas para o ensino da disciplina que o utiliza, através do desenvolvimento de competências e habilidades. Revela a importância do método na formação do futuro bibliotecário, desenvolvendo competências que o novo contexto dinâmico da sociedade da informação passa a exigir deste profissional. Enumera fontes de casos na área biblioteconômica existente, trazendo uma visão geral das publicações, exemplo de casos e referências de bancos de casos. Conclui que o método do caso é uma solução coerente e eficaz diante do perfil dinâmico e atualizado solicitado pelo mercado de trabalho atualmente e que pode contribuir para a educação da área, além de comprovadamente ser habilitado e prescritivo a desenvolver as competências do profissional que o mercado tem exigido dentro do novo paradigma da sociedade da informação.: 0
hasIDoai:periodicos.ufsc.br:article/28481
hasRegisterIdhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p1: 0
hasRegisterId10.5007/1518-2924.2014v19n39p1: 0
hasSourceEncontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 19, n. 39 (2014); 1-18: 0
hasSource1518-2924: 0
hasTitleO método do caso aplicado ao ensino da biblioteconomia: histórico e perspectivas: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p1
hasUrlhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p1/26575
prefLabelOai:periodicos.ufsc.br:article/28481#00016: 0
hasDOI10.5007/1518-2924.2014v19n39p1
Classe: Article