Biblioteca Escolar e Mediação da Leitura: estudo sobre a importância da contação de história para a formação do leitor
[Folha de Rosto; v. 3 (2017): Número Especial - IX SEABI; 36-44]
Artigo
Biblioteca Escolar e Mediação da Leitura: estudo sobre a importância da contação de história para a formação do leitor

Resumo: Apresenta a importância e benefícios da contação de história, como uma das atividades de mediação da leitura, no contexto da biblioteca escolar. Tem com objetivo geral: averiguar a importância da contação de história para a formação de leitores, e o papel do bibliotecário como mediador da leitura. Entre os objetivos específicos encontram-se: discorrer sobre mediação da leitura, contação de história e a importância da biblioteca escolar; investigar a importância da contação de história para o incentivo à leitura; descrever atividades de contação de história em bibliotecas escolares e suas contribuições para a formação de leitores. Este trabalho é de cunho bibliográfico, quanto aos fins, caracteriza-se como descritivo, com abordagem qualitativa, visto que busca responder questões específicas, trabalhando com significados. A partir da análise dos dados foi possível perceber e comprovar a partir de práticas e depoimentos reais, a importância da contação de história para o incentivo à leitura, com diversos benefícios, como o desenvolvimento cognitivo, formação crítica do leitor, aumento da criatividade, dentre outros.

Palavras-chave:



Como citar
SILVA, A. J. M.; ALENCAR, A. Q.; BERNARDINO, M. C. R. Biblioteca escolar e mediação da leitura: estudo sobre a importância da contação de história para a formação do leitor. Revista Folha de Rosto, v. 3, p. 36-44, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/39231. Acesso em: 17 out. 2021.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorBiblioteca Escolar e Mediação da Leitura: estudo sobre a importância da contação de história para a formação do leitor
SILVA, Antonia Janiele Moreira da; ALENCAR, Aline Quesado; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues
Revista Folha de Rosto, v. 3, p. 36-44, 2017. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/247 (pt-BR) 3
TitleBiblioteca Escolar e Mediação da Leitura: estudo sobre a importância da contação de história para a formação do leitor (pt-BR) 3
AuthorSILVA, Antonia Janiele Moreira da (pt-BR) 1
AuthorALENCAR, Aline Quesado (pt-BR) 1
AuthorBERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues (pt-BR) 1
Access Linkhttps://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/247/172 (pt-BR) 3
IssueRevista Folha de Rosto, v. 3, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Folha de Rosto (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-12-22 (pt-BR) 1
hasAbstractApresenta a importância e benefícios da contação de história, como uma das atividades de mediação da leitura, no contexto da biblioteca escolar. Tem com objetivo geral: averiguar a importância da contação de história para a formação de leitores, e o papel do bibliotecário como mediador da leitura. Entre os objetivos específicos encontram-se: discorrer sobre mediação da leitura, contação de história e a importância da biblioteca escolar; investigar a importância da contação de história para o incentivo à leitura; descrever atividades de contação de história em bibliotecas escolares e suas contribuições para a formação de leitores. Este trabalho é de cunho bibliográfico, quanto aos fins, caracteriza-se como descritivo, com abordagem qualitativa, visto que busca responder questões específicas, trabalhando com significados. A partir da análise dos dados foi possível perceber e comprovar a partir de práticas e depoimentos reais, a importância da contação de história para o incentivo à leitura, com diversos benefícios, como o desenvolvimento cognitivo, formação crítica do leitor, aumento da criatividade, dentre outros. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/554/2018/09/oai_ojs_periodicos_ufca_edu_br_article_247#00035.pdf () 1
hasIdBiblioteca Escolar e Mediação da Leitura: estudo sobre a importância da contação de história para a formação do leitor
SILVA, Antonia Janiele Moreira da; ALENCAR, Aline Quesado; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues
Revista Folha de Rosto, v. 3, p. 36-44, 2017. (Artigo) () 3
hasPageEnd44 (pt-BR) 1
hasPageStart36 (pt-BR) 1
SourceFolha de Rosto; v. 3 (2017): Número Especial - IX SEABI; 36-44 (pt-BR) 3
Source2447-0120 (pt-BR) 3