Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2 n. 1, n. 1, 2011 | 2011 - Brapci
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2 n. 1, n. 1, 2011

Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças

Biblon: platform to incentive literary reading to children

Resumo: Com o avanço vertiginoso das tic, e ultimamente com a web 2.0, presencia-se um novo fenômeno com relação à leitura e a literatura, têm-se uma nova geração de leitores-escritores, com características e necessidades contemporâneas e as instituições educacionais, em especial a biblioteca, devem repensar suas estratégias na formação de leitores na sociedade da informação. o presente artigo descreve pesquisa sobre a biblioteca escolar e o uso dos social media (redes sociais), no incentivo à prática da leitura-escrita, tendo como objetivo principal propor um modelo de construção de rede social de leitores e escritores, para a comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico. na fase empírica está sendo trabalhada a plataforma biblon, pela comunidade do agrupamento das escolas de aveiro, portugal. como resultado espera-se melhorar a qualidade e motivação para leitura-escrita; ampliar a presença de conteúdos na língua portuguesa no ambiente da web; potencializar o uso do computador magalhães; contribuir para integração das tic com as bibliotecas escolares, nas atividades com a literatura infantil e oportunizar espaço para criação e interação em torno do texto literário.
Palavras-chave: Leitura-escrita Redes sociais Literatura infantil Biblon Leitura
Abstract: With the breathtaking advance of TIC, and ultimately with web 2.0, there is very new phenomenon in relation to reading and literature, have a new generation of readers-writers, with features and contemporary needs and educational institutions, especially the library, must rethink their strategies in training readers in the Information Society. This paper describes research on the school library and the use of social media (social networking), in encouraging the practice of reading, writing, having as main objective to propose a model for constructing social network of readers and writers for the school community 1st cycle of basic education. In the empirical phase is being worked the platform Biblon, the community of the Agrupamento de Escolas de Aveiro, Portugal. As result it is expected to improve the quality and motivation for read-write, expand the presence of content in Portuguese in the web environment, enhance use computer Magalhães; contribute to the integration of TIC in school libraries, activities with child literature and creating an space of creation and interaction around the literary text.
Keywords: Reading Writing Social networking Children´s literature Biblon School library
Mots clés:


FURTADO, C. C.; SILVA, L. O. Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2 n. 1, n. 1, 2011.
FURTADO CCF; SILVA LOS. Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças. Incid: revista de ciência da informação e documentação. 2011;2 n. 1(1).
FURTADO, C. C., & SILVA, L. O. (2011). Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças. Incid: revista de ciência da informação e documentação; 2 n. 1(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2011-06-07: 12972
hasAuthorCassia Cordeiro Furtado: (1358)
hasAuthorLídia Oliveira Silva: (3833)
hasFileStorage_repository/361/2018/09/oai_revistas_usp_br_article_42335#00022.pdf: (52364)
hasPageEnd85: 120
hasPageStart68: 624
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectLeitura-escrita: 63684
hasSubjectRedes sociais: 236020
hasSubjectLiteratura infantil: 178042
hasSubjectBiblon: 267398
hasSubjectLeitura: 278610
wasPublicationInDate2011-06-07: (232960)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
isPartOfSourceInCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação: 361
hasIssueOfISSUE:JNL:22:2011-2-1: (232176)
hasAbstractCom o avanço vertiginoso das tic, e ultimamente com a web 2.0, presencia-se um novo fenômeno com relação à leitura e a literatura, têm-se uma nova geração de leitores-escritores, com características e necessidades contemporâneas e as instituições educacionais, em especial a biblioteca, devem repensar suas estratégias na formação de leitores na sociedade da informação. o presente artigo descreve pesquisa sobre a biblioteca escolar e o uso dos social media (redes sociais), no incentivo à prática da leitura-escrita, tendo como objetivo principal propor um modelo de construção de rede social de leitores e escritores, para a comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico. na fase empírica está sendo trabalhada a plataforma biblon, pela comunidade do agrupamento das escolas de aveiro, portugal. como resultado espera-se melhorar a qualidade e motivação para leitura-escrita; ampliar a presença de conteúdos na língua portuguesa no ambiente da web; potencializar o uso do computador magalhães; contribuir para integração das tic com as bibliotecas escolares, nas atividades com a literatura infantil e oportunizar espaço para criação e interação em torno do texto literário.: 0
hasIDoai:revistas.usp.br:article/42335
hasRegisterIdhttp://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42335: 0
hasRegisterId10.11606/issn.2178-2075.v2i1p68-85: 0
hasSourceInCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 2 n. 1 (2011); 68-85: 0
hasSource2178-2075: 0
hasTitleBiblon: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças: 0
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42335
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42335/46006
prefLabeloai:revistas.usp.br:article/42335#00022: 0
hasDOI10.11606/issn.2178-2075.v2i1p68-85
Classe: Article