A importância do programa de monitoria no ensino de biblioteconomia da universidade do estado de Santa Catarina (udesc) | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 7 n. 1, n. 1, 2016 | 2016 - Brapci
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 7 n. 1, n. 1, 2016

A importância do programa de monitoria no ensino de biblioteconomia da universidade do estado de Santa Catarina (udesc)

The importance of monitoring program in teaching librarianship from the universidade do estado de Santa Catarina (udesc)

Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a importância do Programa de Monitoria no ensino do curso de Biblioteconomia da UDESC. A revisão bibliográfica aborda temas como: o ensino de Biblioteconomia na referida universidade, bem como aspectos pertinentes à monitoria. A metodologia apresenta característica exploratória com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista e para a organização dos dados elegeu-se a categorização. Os resultados mostraram que o Programa de Monitoria é importante para o ensino no curso de Biblioteconomia da UDESC e que é mais uma forma de reforçar o ensino e aprendizagem dos alunos. Mostrou também que em alguns aspectos, como comunicação, capacitação e avaliação, o programa requer melhorias.
Palavras-chave: Curso de biblioteconomia Programa de monitoria Monitoria Udesc
Abstract: This paper presents a study on the importance of the tutoring program at UDESC’s Library Science program. The literature review covers topics such as: relevant aspects of monitoring and teaching at UDESC’s Library Science program. The methodology employed is exploratory with a qualitative approach. In order to collect data, interviews were conducted, and to organize data the method selected was categorization. The study has shown that the tutoring program is important to teaching and learning at UDESC’s Library Science program, and that it is a way of enhancing students’ learning. The study has also shown that certain aspects of the tutoring program need to be improved, such as communication, training, and evaluation.
Keywords: Library science Monitoring program Librarianship Universidade do estado de santa catarina Information literacy
Mots clés:


SILVEIRA, E.; SALES, F.; SALES, F. A importância do programa de monitoria no ensino de biblioteconomia da universidade do estado de santa catarina (udesc). InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 7 n. 1, n. 1, 2016.
SILVEIRA ES; SALES FS; SALES FS. A importância do programa de monitoria no ensino de biblioteconomia da universidade do estado de santa catarina (udesc). Incid: revista de ciência da informação e documentação. 2016;7 n. 1(1).
SILVEIRA, E., SALES, F., & SALES, F. (2016). A importância do programa de monitoria no ensino de biblioteconomia da universidade do estado de santa catarina (udesc). Incid: revista de ciência da informação e documentação; 7 n. 1(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2016-04-05: 40668
hasAuthorEduardo Silveira: (2143)
hasAuthorFernanda Sales: (25586)
hasAuthorFernanda de Sales: (25787)
hasFileStorage_repository/00/04/07/96/work_00040796#00000.pdf: (53569)
hasPageEnd149: 1166
hasPageStart131: 411
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
hasSubjectPrograma de monitoria: 281955
hasSubjectMonitoria: 286853
hasSubjectUdesc: 24304
wasPublicationInDate2016-04-05: (274803)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceInCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação: 361
hasIssueOfISSUE:JNL:22:2016-7-1: (232185)
hasAbstractEste artigo apresenta um estudo sobre a importância do Programa de Monitoria no ensino do curso de Biblioteconomia da UDESC. A revisão bibliográfica aborda temas como: o ensino de Biblioteconomia na referida universidade, bem como aspectos pertinentes à monitoria. A metodologia apresenta característica exploratória com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista e para a organização dos dados elegeu-se a categorização. Os resultados mostraram que o Programa de Monitoria é importante para o ensino no curso de Biblioteconomia da UDESC e que é mais uma forma de reforçar o ensino e aprendizagem dos alunos. Mostrou também que em alguns aspectos, como comunicação, capacitação e avaliação, o programa requer melhorias.: 0
hasIDoai:revistas.usp.br:article/89337
hasRegisterIdhttp://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89337: 0
hasRegisterId10.11606/issn.2178-2075.v7i1p131-149: 0
hasSourceInCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 7 n. 1 (2016); 131-149: 0
hasSource2178-2075: 0
hasTitleA importância do programa de monitoria no ensino de biblioteconomia da universidade do estado de Santa Catarina (udesc): 0
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89337
hasUrlhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89337/111652
prefLabelOai:revistas.usp.br:article/89337#00022: 0
hasDOI10.11606/issn.2178-2075.v7i1p131-149
Classe: Article